quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Tu és o Glorioso!


É com esse título que terminarei o ano de 2009. Pode deixar, eu explico. Não é que esse tenha sido o melhor ano do nosso Botafogo não, muito pelo contrário, nesses últimos 10 anos, 2009 só não foi pior que 2002 para o nosso Fogão. Porém, mesmo que o ano e o time não seja um dos melhores, nada tira deste querido clube brasileiro o rótulo de Glorioso.
Farei uma breve explicação do ano do Botafogo. Uma montagem de time de dar arrepios, porém no Campeonato Carioca o time mostrou uma força surpreendente, principalmente com o trio de ataque Reinaldo, Victor Simões e Maicossuel. Chegamos a todas as finais do Carioca, e num lançe de pura fatalidade perdemos para a grande final os nossos dois melhores atacantes: Reinaldo e Mago. Com isso, o tri campeonato do nosso maior rival foi consumado, de novo nos pênaltis.
Na Copa do Brasil, perdemos logo nas oitavas de final para o Figueirense, também nos pênaltis, e fomos eliminados. E ai começava a derrocada de um time que, como já disse surpreendeu até o presidente do clube. A verdade é que com a saída do Mago, o time não conseguiu ser o mesmo. A dupla Reinaldo e Victor Simões já não dava resultado. Reinaldo com sua contusão mal superada o ano todo. Victor Simões caiu de rendimento juntamente com o time. Resultado: segundo semestre de sufoco e decepção.
Na Sul-Americana fomos mais uma vez eliminados nas quartas de final, e dessa vez em casa contra o Cerro Porteño, que nem de longe é um time competitivo. E no Brasileirão nem se fala, foi sufoco até o fim. Com direito aos 3 minutos finais do jogo contra o Palmeiras serem de pura tensão. Eu sei que ser botafoguense é viver superando os limites, mas esse ano foi dimais. Parabéns à torcida que fez a sua parte, já que em campo o time não produzia o que se esperava.
Agora é 2010. Que pelo que parece nada vai mudar, isso é realmente preocupante. Até agora somente três jogadores anunciados. Novamente jogadores que ou estavam encostados em seus times, ou vieram da Série B. Somália, Renato Cajá e agora Marcelo Cordeiro. Preocupante, já que a pré-temporada começa já dia 4 de janeiro e não temos nem um esboço de time montado.
Mas por outro lado algumas amebas que vestiram a camisa do Glorioso esse ano estão se despedindo hoje, e se Deus ajudar não vão mais renovar. Victor Simões, Renato, Ricardinho, Jônatas, Léo Silva, Bastista, Marquinho, Castillo, Michael, Flávio e Rodrigo Fuska. Outros dois ainda tentaram a renovação: André Lima e Diego. Agora minha única trsiteza é o Fahel não estar nesta lista. Mais um ano com ele parece até brincadeira dessa diretoria.
Porém eu espero que esse que vão agora, deixem lugar para jogadores mais qualificados que eles. A torcida botafoguense espera mesmo um 2010 bem melhor do que foi esse ano, a gloriosa história do Botafogo merece.
O ano que vem escreverei um post dedicado ao Ronaldinho Gaúcho e essa história dele vir a vestir o manto glorioso. Mas por enquanto é aguardar que o Fogão começe a pré-temporada com um time, porque até agora nada. E quando hoje der 00:00 vamos pedir e muito saúde, paz e ao nosso Botafogo também!

Feliz ano novo!

Saudações botafoguenses a todoos ;*

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

E as promessas continuam...


Já estamos no final de dezembro e nada de contratações decentes para um clube do porte do Botafogo. Pior que isso, não estou vendo nenhum tipo de contratação, o que cada dia mais me tira o sono.
Não adianta perguntar para o nosso presidente o que está acontecendo, porque ele falará sempre a mesma coisa, dizendo sempre que está tudo bem encaminhado. Agora me falem, se está tão bem encaminhado assim porque não anunciam de vez? Muito estranho.
Se 2009 foi um ano pra se jogar no lixo, 2010 está encaminhando para ser mais terrível ainda. Pois se continuarmos não contratando ninguém, várias amebas do terrível time deste ano terão que continuar ( e querem coisa mais trágica do que isso? ). Bom, então vamos analisar o que dá para analisar né, é complicado dimais falar somente de promessas.
O primeiro nome confirmado é o de Renato Cajá, que estava no Grêmio. Bom, vou ser bem sincera, nunca vi ele jogar, nem quando estava na Ponte Preta, porém pelo que me parece não é uma má contratação, vamos ver se ele rende o esperado. Essa é a hora garoto!
Somália do América-RN. É complicado, mas pode ser que ele renda mais do que no último ano. Foi o destaque do América, porém o time lutou para não ser rebaixado, e isso é muito preocupante.
Marquinhos e Willians do Palmeiras. Tá ai, não é um Ronaldinho Gaúcho e Elano, mas são belos jogadores. O Marquinhos para tentar acelerar um pouco o Lúcio Flávio e o Willians para dar a segurança necessária juntamente com o Leandro Guerreiro. Seria uma boa.
Zé Carlos, atacante da Portuguesa. Me deu até um arrepio só de escrever isso. Claro que pode ser que dê certo, porém acho bem difícil. Esse ano queremos ATACANTE entende diretoria? E por falar em atacante, só de me lembrar da notícia da aprensentação do Dodô ao Vasco me dá é muita raiva. Raiva dele por ter aceitado a proposta, porém mais raiva ainda da diretoria. Faça-me o favor né, tiveram mais de uma semana com o Vasco praticamente entregue e não fizeram proposta nenhuma? Estamso feitos mesmo!
Continuando.. Evando da Ponte Preta. Atacante também. Sei não, está me parecendo aquelas contratações que resultarão em dispensa após campeonato carioca.
Marcio Azevedo do Atlético-PR, lateral de origem. Com a carência de laterais no Brasil até que seria uma boa sim, pelo menos ele sabe cruzar a bola, não é Alessandro, Thiaguinho e Diego?
E por último a nova novela do Botafogo, Ewerton meia do Barueri. Acreditem, estava tudo acertado para o cara mudar-se para General Severiano, porém mais uma vez houve um contratempo. Não é por nada não mais eu já vi novelas com jogadores bem melhores e mais conhecidos. Haja paciência viu?
Bom, por enquanto essas são as promessas que rondam por General Severiano. Ou seja, preparem os seus coraçõezinhos bem judiados já, porque só algum milagre fará com que alguma coisa ainda possa mudar. E como estamos em época de natal e ano novo, quem sabe esse milagre não chega? Eu irei até o final, sempre!
Um feliz natal a todos vocês, e que Papai Noel passe e deixe presentes muito condizendes com a grandeza do Botafogo!

Saudações alvinegras a todoos ;*

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Onde está a tal reformulação?


Agora é dada a largada para a reformulação do Botafogo de Futebol e Regatas para o ano de 2010. Bom, assim todos nós esperamos. A primeira notícia que nos veio de "renovação", foi a do contrato com o Estevam Soares. Muitos são contra, porém vou colocar minha opinião.
O Estevam pegou esse time que convenhamos é horroroso e conseguiu coloca-lo para ganhar partidas consecutivas, porque até então com o tio Ney, o nosso time não tinha emplacado vitórias consecutivas. Além disso, colocou algumas amebas para frente, e não é que foram brilhantes, mas também não atrapalharam. A campanha dele com esse time não fui ruim, e dar uma chance para ele manter o trabalho é uma boa. Também frente aos técnicos disponíveis, é a melhor solução, concerteza. Só se o Cuca aceitasse voltar, ai seria outra história. Portanto, não é um Felipão, mas é um dos melhores técnicos disponíveis no mercado.
Agora o que realmente é muito preocupante é o discurso da diretoria em relação às possíveis contratações. "Não vamos fazer loucuras". Ok, eu concordo. Mas o que ocorreu até agora? Nada. E com que time iremos para o ano que vem? Emerson, Fahel, Léo Silva e as outras pessoas que pensam que são jogadores de futebol, não foram mandados embora porque? Impressionante a lentidão.
O que me resta então é falar sobre os jogadores que "talvez" vestirão a camisa alvinegra o ano que vem ( e ai vem mais preocupação ). O primeiro nome foi de um tal de Léo Guerreiro, e sinceramente não faço a mínima ideia de quem seja, mas foi indicado pelo nosso querido Túlio Maravilha, então vamos ver se dá certo.
Andrade, aquele mesmo que jogou no Vasco a um tempo atrás, e que esse ano era reserva do Sport ( rebaixado para a Série B ). É no MÍNIMO preocupante. Durval, zagueiro do mesmo Sport, não falo que seria a solução, porém é um bom começo para a zaga, juntamente com o Antônio Carlos, que estava no Atlético-PR.
Comentaram o nome do Morais, que jogou no Vasco e hoje é reserva do Corinthians. Precisa ver como está o jogador. Ele é bom sim, e seria uma boa para se juntar ao Lúcio Flávio no meio, mas a muito tempo não vejo jogar, é uma contratação de risco.
No ataque os nomes mais comentados são de Nunes e Dodô. O primeiro eu pouco sei, mas fez bastante gol esse ano, se for assim sempre está ótimo. Já o Dodô, ao contrário de muitos, sou a favor da volta dele. Só ele em uma temporada fez mais gols que esse ataque atual. Impressionante a falta que eu sinto de um artilheiro mesmo. A diretoria poderia aproveitar que o Vasco recuou um pouco para poder fazer uma proposta decente. É a hora!
Mas fica a minha dúvida quanto o time que jogará o ano que vem. Agora, renovar com muitos do atual elenco seria uma falta de vergonha na cara. Os únicos que salvam e têm o aval de muitos torcedores são Jefferson e Leandro Guerreiro. Porém acrecendo a esta lista André Lima, que merece uma outra chance, ele é mais jogador do que mostrou nesse ano.
Será que não avisaram a essa diretoria que o ano que vem a temporada começa mais cedo? E que quanto mais tempos os jogadores tiverem para treinar, melhor entrosados estaram? Nós torcedores, esperamos que as "dúvidas" logo virem certezas, e que sejam bem melhores do que foram em 2009, porque nada justificaria cometerem o mesmo erro passado.
Estarei aqui, ligada sempre nas novidades que pintaram por ai! E espero que antes do Natal, o nosso Papai Noel já dê as caras e que os presentes possam condizer com a grandeza deste clube. Eu ficarei de olho, façam o mesmo!

Saudações alvinegras a todoos ;*

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Alívio e Cobrança


Alívio. É o sentimento que descreveu cada botafoguense espalhado pelo Brasil e pelo mundo. Parece que tiramos 12312121 kg das costas. E de pensar que foi sofrimento até o último minuto de jogo. É verdade, tem coisas que só acontecem com o Botafogo.
O jogo foi tenso, eu diria, MUITO tenso. A torcida, os jogadores, a comissão técnica, a diretoria, enfim, todo mundo estava apreensivo para saber do desfecho desse time, que até hoje busco palavras para descrevê-lo.
A torcida compareceu em grande número e conseguiu fazer um linda festa, e apoiar um time que o ano todo só deu sofrimento. É um orgulho para mim saber que faço parte, mesmo que de longe, dessa torcida maravilhosa. Parabéns!
Voltando ao jogo, o Palmeiras começou bem melhor, o Muricy conseguiu surpreender o Estevam, e no início anulou quase todas as jogadas do Botafogo. O que fazia a torcida tremer de tanta pressão palmeirense. Confesso que aqui em casa, temi pelo pior. Mas o alvinegro começou a equilibrar a partida e perdeu chances incríveis com Lúcio Flávio e o Reinaldo. E foi assim que acabou o primeiro tempo, 0 x 0, e naquele momento o Botafogo estava sendo rebaixado, já que o Coritiba havia empatado o jogo com o Fluminense.
Veio o segundo tempo, mas a calma não veio. Mas aos 11 minutos, em uma jogada despretenciosa, Alessandro sofre a falta, Lúcio Flávio cobra na cabeça de Wellington, que não desperdiçou e teve a tranquilidade que os nossos atacantes não estavam tendo. A torcida explodiu no Engenhão. E diferentemente da maioria do campeonato, o Botafogo continuou melhor e aos 20 minutos, em uma jogada de sorte e raça de Renato, ele conseguiu ganhar a bola e cruzar na medida para Jobson fazer o segundo. Impressionante o que este garoto joga.
No finzinho ainda, para aumentar meu sofrimento, aos 46 minutos o Palmeiras diminui com Robert. Restou 3 minutos de pura ansiedade e nervosismo. Porém, valeu a regularidade no jogo. Botafogo 2 x 1 Palmeiras e vaga assegurada na Série A. Aliás, de onde nunca um time do porte do Glorioso deverá está.
Depois do alívio a mudança. Agora é ficar em cima da diretoria para que não se repita em 2010 o que aconteceu em 2009. E não acontecerá, todos nós, apaixonados por essa estrela solitária, esperamos.
Com o fim do campeonato, o Botafogo terminou na 15ª posição com 47 pontos, enquanto que o Palmeiras continuou com 62 pontos na 5ª posição, a uma vitória do G-4. O que aconteceu com o Palmeiras na reta final? Se nem os jogadores foram capazes de explicar, não sou eu que vou tentar adivinhar, mas que foi estranho foi.
Continuarei com vocês, acompanhando cada passo do nosso Fogão na montagem de grupo. Que 2010 seja bem melhor que foi 2009, nós, torcedores botafoguenses merecemos, e muito!

Saudações alvinegras a todoos ;*

Flamengo campeão, Inter vice e Coritiba rebaixado


Falar bem do Flamengo. Tarefa complicada, mas necessária. Campeão Brasileiro de 2009. Quem no início do campeonato apontaria o rubro-negro carioca? Eu sinceramente não, nem nos meus piores pesadelos imaginei. Mas aconteceu.
Maracanã lotado. Tarde de domingo. A semana todinha especulações de que o Grêmio iria entregar o jogo ( e não entregou? ), várias declarações polêmicas. Ambiente perfeito para acabar com o jejum de 17 anos sem o título brasileiro.
Mas não é que o Grêmio resolveu aprontar ainda no primeiro tempo? Fez 1 x 0 com Roberson, após bobeira da zaga do Flamengo, em uma cobrança de escanteio. E o Maracanã ficou apreensivo, porque curiosamente o time não jogava bem. Mas, ainda no primeiro tempo, David empatou, reascendendo a torcida.
Veio o intervalo, e o Flamengo voltou não jogando bem. E quem foi que fez o gol do título? Ronaldo Angelim. Ele mesmo, que quase aposentou no início do ano. Pronto. O Grêmio já nem atacava mais. 2 x 1 e campeões brasileiros pela quinta vez. Isso mesmo é Penta e não Hexa.
O Flamengo chegou aos 67 pontos, enquanto que o Grêmio ficou na 8ª colocação com 55 pontos. Mas para todos os efeitos, Parabéns ao Flamengo!

Inter x Santo André. Os dois times ainda tinham esperança de alguma coisa no campeonato. O Inter dependia de um tropeço do Flamengo. Enquanto que o Santo André precisava de um milagre para poder ficar na primeirona.
Mas Alecsandro, Índio, Andrezinho e Giuliano, terminaram com qualquer chance de recuperação do time visitante. Mas nem se conseguisse ganhar o time conseguiria escapar, graças aos outros resultados. Nunes ainda descontou para o time do interior paulista.
Ao Inter, restou conviver com mais um vice-campeonato, a dois pontos do líder. Mas se serve de consolo, a última vez que conseguiu ser vice, em 2005, o time conseguiu conquistar no ano seguinte a Libertadores e o Mundial. Que essa sorte volte ao Inter, o time está merecendo.
O Santo André terminou na 18ª posição com 41 pontos e foi rebaixado para a Série B. Boa sorte ao Ramalhão, que ele não se abale como muitos times novos que subiram à Série A e caíram logo depois!

Briga para não cair é sempre complicado. Briga direta na última rodada é pior ainda. De um lado estava o Coxa, que conseguiu a proeza de se complicar no campeonato, mas estava jogando em casa. De outro lado estava o Fluminense, em uma arrancada espetacular, que não queria que toda aquela arrancada acabasse ainda em rebaixamento.
Com todo o nervosismo do Coxa, o Fluminense abriu o placar com Marquinho. A aflição da torcida do Coritiba continuava. Mas Pereira tratou de colocar em igualdade o placar. 1 x 1 e nada resolvido ainda. Mesmo esse resultado sendo muito complicado para os dois foi o que prevaleceu também durante o segundo tempo.
O jogo do Botafogo foi que decidiu quem seria rebaixado. Com o resultado positivo do time carioca, o Coritiba foi rebaixado com 44 pontos e o Fluminense com 45, conseguiu escapar, em uma arrancada de emocionar.
É muito complicado porém, falar em rebaixamento para um time que não estava entre os piores do campeonato. Mas nada justifica o que fez uma parte da torcida do Coritiba. Foi um ato de estrema inconsequencia, que pode prejudicar o time na segundona o ano que vem. Foi lastimável, muito mesmo.
Boa sorte ao Coritiba o ano que vem na Série B. E ao Fluminense meus parabéns! É uma arrancada para entrar para a história do futebol mundial, mostrando que quando quer, tudo é possível. Mas que também sirva de lição do tricolor carioca.

Saudações alvinegras a todoos ;*

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

São Paulo e Cruzeiro na Libertadores e Barueri na Sul-Americana


O primeiro 0 x 0 que eu tenho que descrever aqui. E não foi nada emocionante, foi daqueles típicos empates sem gols de dar sono. É inacreditável, mas nada aconteceu. O time do Barueri parecia conformado com o resultado, que lhe garantia na Sul-Americana, mas eu realmente esperava muito mais do Furacão, simplesmente porque o empate não lhe serviria de nada. Nada mesmo.
Mas parecia que o pessoal do Atlético-PR estava é ligado no jogo do Coritiba. E se esqueceram do jogo deles, só pode ser, não tem outra explicação. Lances de perigo? Teve sim, mas foram muito raros. Final 0 x 0, a quanto tempo eu não via esse placar!
Com isso, o Furacão não foi à Sul-Americana, ficando na 14ª posição com 48 pontos, já o Barueri, conseguiu a inédita classificação para a competição internacional ficando na 11ª colocação com 49 pontos.

A briga por alguma coisa na tabela começou com este jogo. Tudo bem, o Santos já não brigava por nada, porém o Cruzeiro jogava todas as fichas dele em um resultado positivo para ainda poder sonhar com Libertadores. Mas não é que deu certo?
O primeiro gol do time mineiro saiu com Wellington Paulista, logo no início do jogo, para a alegria dos torcedores cruzeirenses. Só que, para dar uma sacudida no jogo, Neymar, no segundo tempo, fez o gol de empate, que tiraria o Cruzeiro do G-4, mesmo com o Botafogo ganhando do Palmeiras.
Porém, em um jogo que tinha tudo para terminar em 1 x 1, um reestreiante conseguiu fazer a diferença. Kléber, o Gladiador, fez o segundo gol que recolocava o Cruzeiro na Pré-Libertadores e, por ironia do destino, retirava o Palmeiras, que durante algum tempo foi o pivô de brigas entre a torcida mineira contra o jogador.
Com esse resultado, o Cruzeiro terminou o campeonato em 4º lugar, com 62 pontos, enquanto que o Santos terminou na modesta 12ª colocação com 49 pontos, tendo que reformular o elenco se não quiser ficar na turma do meio da tabela. Mas saída de treinador nem sempre é o ideal.

É, e o Jason não voltou. Pareceu que ia engrenar e ser hexa, mas não foi desta vez. Pecou e muito nestas últimas rodadas, perdendo jogos-chave, como contra o Botafogo e principalmente, Goiás.
Mas na última rodada, fez a torcida até vibrar com um time animador em campo. Tudo bem que o Sport já estava rebaixado, e que o fator casa possa ter colaborado. Mas foi bonito o placar. São Paulo 4 x 0 Sport.
Um jogo completamente dominado pelo time paulista e também perfeito para um jogador: Washington. Marcou três gols e com isso garantiu a camisa 9 para o ano que vem. Não é brincadeira, foram 3 gols merecedores da musiquinha no Fantástico. O outro gol foi marcado pelo nada menos importante, Rogério Ceni, de falta, que como de costume, deixou o goleiro sem reação.
Esse resultado deixou o tricolor paulista na 3ª colocação com 65 pontos e o Sport, continuou com na lanterna, com 31. Ao São Paulo, parabéns pela reação no campeonato e a conquista da vaga no melhor campeonato sul-americano. Já ao rubro-negro, é repensar muitas decisões tomadas durante o ano, caiu? Sim. Mas nada que não possa ser revertido.

Saudações alvinegras a todoos ;*

A Turminha do Meio da Tabela


É verdade, não tem como, quando a situação está difícil não há nada que mude. Impressionante! Exemplo vivo disso foi o Galo nesta reta final do Brasileirão. Ok, essa partida não valia muita coisa no campeonato, mas nada melhor do que terminar com uma vitória em casa para se despedir da torcida em 2009. Porém, nada disso aconteceu.
Perdeu a última partida do Brasileirão para o Corinthians em casa e acabou o ano na modesta 7ª posição do campeonato, com 56 pontos. Triste fim. Mas se formos olhar o início do ano, ninguém imaginaria esse time do Atlético-MG indo tão longe como foi. Já o Corinthians resolveu dar um "stop" nas férias antecipadas e ficou na 10ª colocação com 52 pontos. Ambos classificados para a Sul-Americana.
O jogo foi marcado pela forte chuva que inundou o Mineirão, os protestos da torcida do Galo e também a marcante atuação do contestado Souza. Sim, o mesmo Souza que esteve no Flamengo a um tempo atrás, marcou os dois primeiros gols da partida, sendo que um foi um golaço. O terceiro foi marcado pelo atacante Bill. E o Atlético? Nada pode fazer. Só olhava o Timão jogar.
Resultado? Celso Roth demitido. Mas será que foi somente ele o responsável por essa queda monstruosa de rendimento? O Palmeiras também teve uma queda muito grande e não demitiram o técnico! Vamos ver se a diretoria do Galo fez certo ou não de acabar com o trabalho dele.

O Náutico foi outro que teve a chance de terminar o campeonato com uma vitória em casa, mas também não conseguiu passar pelo bom time do Avaí, em que o técnico Silas não põde comparecer e mandou o irmão, que cumpriu direitinho o papel.
O gol da equipe visitante saiu com Eltinho, ainda no primeiro tempo. O Náutico não foi tão apático quanto o Galo, porém, não conseguiu ser eficiente igual ao time mineiro.
Com esse resultado, que não alterou quase nada na competição, o Náutico continuou com os 38 pontos e na 19º colocação, sendo oficialmente levado à segunda divisão. Já o Avaí conseguiu chegar aos 57 pontos e terminou a competição na 6ª posição, e é o time catarinense que conseguiu a melhor colocação no Campeonato Brasileiro da Sèrie A. De pensar que no início todo mundo achava que este time iria cair! Parabéns Avaí, mereceu muito por tudo o que fez no decorrer do ano.
Que juntamente com o Avaí, renasça o futebol de Santa Catarina. Já ao futebol Pernambucano, nada a festejar, Náutico e Sport rebaixados, por planejamentos completamente equivocados, o Náutico desde o início do ano, o Sport depois da eliminação da Libertadores. Triste.

Vitória e Goiás. Dois times que estavam no meio da tabela, nada a disputar. Os dois times classificados para a Sul-Americana, mesmo com um empate em 2 x 2 lá no barradão.
No Vitória, era ganhar para coroar a vinda de Mancini e sua precoce despedida. Para o Goiás era a hora de terminar o campeonato bem depois de várias rodadas sem vencer, mas o adversário era duro e jogava em casa, ai complicou.
O primeiro gol do Vitória foi feito pelo atacante Roger, que sem dúvida foi o destaque do rubro-negro este ano. Só que o Goiás resolveu aprontar e virou a partida com dois gols de Felipe, artilheiro do time com 13 gols. E o Goiás tomou conta da partida, até que no fim, resolveu diminuir o ritmo e "ajudar" o rubro-negro. Leandro Domingues no rebote empatou o jogo.
Com esse resultado, o time da Bahia ficou com 48 pontos, na 13ª posição e contou com esse resultado para participar da competição internacional. Já o Goiás termiou o campeonato na 9ª posição com 55 pontos, e fechou o ano que tinha tudo para ter sido bem melhor. Paciência.

Saudações alvinegras a todoos ;*

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

As Pedreiras Brasileiras


Saindo um pouco do eletrizante Campeonato Brasileiro, hoje foi realizado na África do Sul o sorteio para os grupos da Copa do Mundo de 2010, realizada neste país.
O resultado foi o seguinte:
No Grupo A ficou África do Sul, México, Uruguai e França. No Grupo B Argentina, Nigéria, Coréia do Sul e Grécia. No Grupo C Inglaterra, EUA, Argélia e Eslovênia. No Grupo D Alemanha, Autrália, Sérvia e Gana. No Grupo E Holanda, Dinamarca, Japão e Camarões. No Grupo F Itália, Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia. No Grupo G Brasil, Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal. E no Grupo H Espanha, Suiça, Honduras e Chile.
O Grupo A para mim é muito forte, tem seleções com jeitos de jogar bem diferentes e pode ter surpresas. Mas minha aposta para passar neste grupo é França e África do Sul ( pelo apoio da torcida ).
Já no Grupo B, a Argentina pegou, se não o mais fácil, um dos. Quem classifica neste grupo são os nossos Hermanos e a Nigéria.
O Grupo C, não chega a ser um grupo da morte, mas também não é fácil como o anterior, tem seleções de tradição e as que podem surpreender. Quem classifica pra mim é Inglaterra e Eslovênia.
O Grupo D é mediano. A maioria das seleções já se enfrentaram e a maioria joga na Europa ou Ásia, se conhecem bem. Quem classifica para mim é Alemanha e Sérvia.
O Grupo E, é o que mais tenho dúvida quanto a classificação. São todos times do mesmo porte e que também podem surpreender. Mas classificaria Holanda e Dinamarca.
No Grupo F também são seleções de muita tradição, que vão duelar de forma imprevisível. Mas como é para arriscar um palpite, crio que Itália e Paraguai conseguem passar para as oitavas de final.
É no Grupo G que o Brasil ficou. E não pegou seleções bobas não. Em 2002 e 2006 o sorteio foi mais generoso com a gente. Porém não tem mais volta. Se tudo ocorrer como previsto, Brasil e Portugal passam, chegando na última rodada somente para decidir quem ficará em primeiro e segundo lugares.
Ao contrário do Brasil, a Espanha deu sorte no Grupo H. Pegará seleções em processo de renovação ou não muito tradicionais. Quem classifica será Espanha e Suiça, porém fiquem de olho no Chile, poderá ser a surpresa da primeira fase.
Agora é só esperar um pouco mais de 6 meses para sabermos se o Hexa enfim virá, ou se alguma "surpresa" tomará conta desta Copa do Mundo. O certo é que, pelo menos na sorte, o Brasil não se deu muito bem, tanto que nenhum jogador entrevistado até agora gostou do grupo. É chato? É. Mas somos Pentacampeões e quem tem que ficar preocupado são eles e não a gente.
É só jogar futebol e pronto. E isso, convenhamos, sabemos fazer muito bem!

Saudações alvinegras a todoos ;*

Quase o Milagre


E o milagre quase se concretizou. Parabéns aos jogadores do Fluminense que proporcionaram ao torcedor um jogão de bola. Mas dessa vez não deu. Quer dizer, de novo contra a LDU não deu, de novo no Maracanã lotado. Foi incrível a coicidência tanto de adversário quanto de resultado.
Só dava Fluminense no jogo, e a LDU fazia o jogo perigoso de somente contra-atacar. Porém com 17 minutos de partida, De La Cruz foi expulso e a situação tricolor ficou mais fácil.
Os de Diguinho e Fred no primeiro tempo indicavam que o terceiro gol era questão de tempo, pois o grande jogador do time deles Mendez não conseguiu aparecer no jogo, graças a forte marcação imposta pelos defensores tricolores. O terceiro gol saiu da cabeça do zagueiro-atilheiro Gum, que escorou bem o cruzamento de Conca em um escanteio.
Com isso, parecia que o quarto gol iria sair naturalmente, e a partida no mínimo seria levada à prorrogação. Porém o lance retratado na foto, para mim, foi determinante para que o Fluminense não conseguisse mais ter a força que tinha durante a partida.´
Ápos um lance bobo, Fred foi expulso por quase agredir o juíz. E perdendo um jogador como ele, que é a base para o ataque, o Flu até que tentou mas não conseguiu fazer o quarto gol. Mas parabéns ao Fluminense pela bela campanha, que começou num tímido 0 x 0 contra o Flamengo, e que terminou com uma bela apresentação diante de um time bem montado como é o da LDU.
Agora é focar no Campeonato Brasileiro, que ainda resta mais um jogo para que o milagre se concretize e não fique no quase como ficou na Sul-Americana. A decisão está marcada para domingo as 17h lá no Couto Pereira.

Saudações alvinegras a todoos ;*

Ainda há esperança Fogão?


É a pergunta que não quer calar. Muitos torcedores acham que sim ( e eu sou um deles ), outros acreditam que esse ano já era. Não vou defender jogador algum, porém não é hora de protestos contra diretoria, técnicos ou jogadores. É apoiar, ou querem ver o barco afundar de vez?
Eu sinceramente não quero isso. E é pro isso que apesar de ter passado muita raiva o ano todo, não desito de apoiar o time. Não é questão de defender um ou outro lá dentro e sim fazer com que a Estrela mais Linda e Apaixonante do Planeta não vá parar na segundona mais uma vez em menos de 10 anos. Seria muito decepcionate.
O jogo contra o Atlético-PR foi complicado, como era de se esperar. A Arena da Baixada lotada para apoiar o Furacão, e deu certo. Foram dois gols, nas duas falhas da zaga alvinegra. Serviu para provar que não dá mesmo para confiar em Emerson na zaga.
Wallyson fez o primeiro gol e Paulo Baier fez o segundo para acabar com as esperanças do Botafogo, que mantinha a posse de bola, mas não tinha um cara que corresse e infernizasse a zaga do Furacão, que foi exatamente o que o Jobson fez no jogo contra o São Paulo. Derrota? Sim. Desistir? Nunca. Principalmente porque ainda precisamos só da gente para conseguir a permanência.
Agora é acreditar e lotar o Engenhão para apoiar esse time contra o Verdão, que também precisará muito da vitória, pois briga pelo título ainda e também pela confirmação da vaga na Libertadores do ano que vem.
A notícia da suspensão de Juninho e Rodrigo Dantas esta tarde não me animou, porém o advogado do Fogão já entrou com um efeito suspensivo e pelo menos o zagueiro poderá jogar. Menos mal, pelo menos não teremos que aguentar o Emerson na zaga. Já o Jobson foi absolvido, sem maiores preocupações. Portanto, é força máxima domingo, e com a ajuda da nossa linda torcida venceremos e deixaremos a decisão da última vaga no Z-4 para a batalha lá no Paraná.
Vamos time, é o último jogo do ano, temos obrigação de ganhar. Eu acreditarei até o fim, e vocês?

Saudações alvinegras a todoos ;*

Milagre Tricolor, Liderança Rubro-Negra e Recuperação Mineira


O Fluminense recebeu o Vitória no Maracanã, e venceu, mais uma vez. Com isso, depois de várias rodadas na zona de rebaixamento o tricolor carioca conseguiu se livrar disso, colocando o Botafogo na degola.
O jogo contra o Vitória começou bem fácil para o Flu, já que o time rubro-negro entrou com uma formação típica de quem quer segurar o empate, enquanto que o Fluminense foi pra cima o tempo todo, e não demorou muito a marcar. O primeiro gol foi marcado pelo jovem Alan, logo no início do jogo. Poucos minutos depois, Fred, sempre ele, marcou um golaço de fora da área e ampliou para o tricolor.
O Vitória não jogava bem, só se defendia e não tinha força nenhuma nos contra-ataques, com isso, o Fluminense aproveitou muito bem as falhas que a defesa do adversário tinha.
Quando acordou na partida, o Vitória levou um pouco de perigo, porém não conseguia transformar os perigos em gols. Então, na segunda etapa, o melhor do tricolor em campo, Conca, marcou dois gols e fechou a goleada.
No finzinho do jogo teve tempo para uma briga infantil entre Diguinho do Fluminense e Leandrão do Vitória. Não sei pra que isso, o resultado não iria mudar aquela altura.
O tricolor carioca subiu para a 15ª posição com 45 pontos e ainda com chances de rebaixamento e o Vitória permaneceu com 47 pontos na 13ª colocação, mas sem chances de ser rebaixado.

O jogo mais polêmico da rodada foi entre Corinthians e Flamengo. Não era de se imaginar que o Timão fosse fazer alguma resistência à vitória do rubro-begro carioca. Porém, para a surpresa de todos, o Corinthians até que tentou, mas não conseguiu segurar o Fla.
O Flamengo disputando tótulo foi para cima, mas no início o time da casa conseguiu resistir bem. Sem Adriano e com Zé Roberto como a "estrela" do ataque, o time carioca ganhou mais em velocidade e agilidade. E foi exatamente dos pés dele que saiu o primeiro gol do Flamengo, ainda no primeiro tempo.
A torcida explodiu pouco tempo depois com o gol do Goiás em cima do São Paulo, o que também animou os jogadores em campo. No finalzinho do jogo, Dodô fez um pênalti no mínimo duvidoso em cima de Léo Moura, e exatamente na hora em que o Corinthians estava melhor em campo e ameaçando empatar o jogo. O mesmo Léo Moura fez o gol e o Felipe nem esboçou a defesa, em protesto contra o árbitro.
Mais tudo bem, 3 pontos para o Flamengo, que agora é líder do campeonato com 64 pontos, 2 a frente de Inter, Palmeiras e São Paulo. Já o Corinthians continua no meio da tabela, em 10º lugar com 49 pontos, e já pensa só em 2010.
O que nós, tocedores alvinegros, mais temíamos aconteceu. Flamengo líder e com belas possibilidades de se sagrar campeão, graças ao Grêmio, que quer entregar o jogo para que o Inter não seja campeão. Lastimável isso. Porém, com ou sem ajuda do árbitro, o fato é que eles estão na frente. Por isso concordo com que falaram, esse campeonato não está normal.

Nunca pensei que fosse falar isso, mas obrigada Cruzeiro. Obrigada por dar mais uma chance ao Botafogo, derrotando o Coritiba. É isso mesmo, temos que agradecer ao Cruzeiro, que conseguiu fazer a sua parte, após sair perdendo o jogo, e de quebra deixou o Coxa com os mesmo 44 pontos do Fogão. É luta até o final, haja coração!
O jogo começou com o Cruzeiro querendo a vitória para seguir sonhando com a Libertadores. Porém quem primeiro marcou foi o Coxa. Jéci fez 1 x 0.
O Cruzeiro sentiu o gol. Só Adilson Batista contou com a sorte e colocou o garoto Eliandro que mudou completamente a partida. No finzinho veio a virada. Primeiro Henrique bateu de fora da área e fez 1 x 1. Três minutos depois Jonathan decretou a virada 2 x 1.
O Coritiba até que tentou voltar mais ofensivo. Mas aos 11 minutos tudo voltou a dar certo para a Rapoza e Wellington Paulista ampliou, de pênalti. O garoto Eliandro fechou o placar em 4 x 1. O Coritiba já não tinha mais forças pra lutar nem por um empate e pelo segundo jogo seguido, tomou quatro gols em uma só partida.
Agora o Coxa pega o Flu, concorrente direto para não cair e dependendo do resultado do jogo no Engenhão, a derrota pode significar a queda. Com os mesmos 44 pontos do Botafogo o Coxa fica na 16ª posição, pois o número de vitórias é maior. Já o Cruzeiro vai 59 pontos e mantém as chances de ir à Libertadores, basta também esperar o resultado do jogo entre Botafogo x Palmeiras. Coicidência não?

Sudações alvinegras a todoos ;*

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Palmeiras, Goiás e Inter vencem


O jogo no Palestra Itália não só valia a vida do Palmeiras na competição como também a do Galo. E foi com essa disposição que ambos entraram em campo. O Palmeiras precionado por problemas internos e várias derrotas consecutivas. O Galo também vinha de muitas derrotas consecutivas. Era fato que quem perdesse dava adeus à chance de disputar uma Libertadores, principalmente o Atlético-MG.
Logo no começo do jogo já dava pra perceber uma melhora significativa no Palmeiras, principalmente pela volta de Cleiton Xavier. E o primeiro gol do Verdão não poderia sair de outra pessoa, ele mesmo fez 1 x 0. Mas depois, o artilheiro e maestro do Galo conseguiu empatar, Diego Tardelli, 1 x 1.
Daí em diante o jogo ficou tenso, até que o maestro do Palmeiras, Diego Souza, fez uma pitura. Ele chutou de primeira no meio de campo e a bola entrou. 2 x 1 com moral.
A segunda etapa deu uma esfriada no jogo, mas mesmo assim o Palmeiras conseguiu marcar mais um, agora com o tão contestado Vagner Love e fechou o placar. Palmeiras 3 x 1 Atlético-MG.
Agora o Verdão está na 3ª posição com 62 pontos e ainda com chances de brigar pelo título. Já o Galo ficou na 6ª posição com 56 pontos, sem qualquer chance de Libertadores, triste para um time que passou a maior parte do campeonato no G-4, mas serve de lição. Time nenhum sobrevive de apenas um só jogador.

Mas não é que o Goiás resolveu complicar a vida do São Paulo mesmo? Esse campeonato está mesmo louco. A mais de dez rodadas o Goiás já não briga por nada e mesmo assim consegue ganhar do então líder. Eu acho que esse negócio de perder para o Botafogo está desestabilizando os times lá da parte de cima. Foi assim com Atlético-MG, Inter, Goiás e agora o São Paulo.
De pensar que o São Paulo estava ganhando de 1 x 0 gol do chamado Coração Valente do tricolor paulista. Tomou uma virada impressionante e não mostrou uma característica que vinha sendo determinante para que ganhasse os campeonatos passados: a sorte de campeão.
Só que Vitor, Rithelly, Fernandão e Léo Lima, resolveram atrapalhar os planos no hepta e marcaram. Mesmo com o segundo gol de Washington, o tricolor não teve mais forças e a sorte necessária para conseguir virar. Resultado ruim? Péssimo.
Com isso o tricolor estaciona na 4ª colocação com 62 pontos, a dois do líder Flamengo, mesmo com chances e com um adversário relativamente fácil pela frente o Flamengo não deve perder a liderança, infelismente. Já o Goiás vai aos 54 pontos e ficou na 9ª colocação. Triste para quem um dia sonhou com título.

Para quem disse que o Sport seria um adversário fácil para o Inter, a resposta a todo esse otimismo está no placar. Sport 1 x 2 Inter. Não foi fácil mesmo. O Inter venceu sim, mas o laterna da competição não deu moleza não.
O Inter não fez quase nada no primeiro tempo, estava completamente perdido em campo e o Sport só não fez mais gols porque não quis. Mas aos 40 minutos, Vandinho fez o gol do time rubro-negro.
Com as substituições certeiras de Mário Sérgio no segundo tempo o Inter melhorou um pouco e conseguiu empatar o jogo no meio do segundo tempo, com Giuliano ( que garoto bom, dá até gosto de ver jogar ). E a virada veio nos pés de Andrezinho, isso mesmo, é aquele que eliminou o Flamengo na semi-final da Copa do Brasil, com aquele golaço de falta. Dessa vez foi outro. Salvou a tarde do Inter e ainda por cima recolocou-o na briga pelo título.
Com os mesmos 62 pontos de Palmeiras e São Paulo, o Inter está em 2º lugar e corre atrás do título com tudo, e dependerá do jogo entre Flamengo x Grêmio. Isso mesmo o maior rival poderá dar o título ao Inter. Já o Sport continua com os 31 pontos e já rebaixado, juntamente com o Náutico.