quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Penúltima lista


Nesta semana, Dunga convocou a seleção brasileira pela penultima vez. Isso quer realmente dizer que o grupo está praticamente fechado para a Copa do Mundo, e isso não é motivo de alívio para ninguém. Jogadores contestados foram chamados e muitos que podem ter a capacidade de resulver quando precisar não foram chamados.
Para o gol foram chamados: Júlio César, incontestável na posição, é um dos grandes goleiros do mundo e Doni, que joga no Roma, mas não me encanta como goleiro. O Vítor acredito que seja o terceiro goleiro a ir à Copa, mas que seja ele o reserva imediato do Júlio César, está em grande fase.
Para as laterais foram chamados: Maicon, titular na posição e sem maiores problemas; Daniel Alves, que quando acionado também tem dado conta do recado; Gilberto, a maior surpresa da convocação, mas foi acionado por conta da carência de laterais na seleção e Michel Bastos, que está no Lyon e foi convocado anteriormente e segundo Dunga, foi bem. Nossa maior dúvida está na lateral-esquerda, Dunga ainda não parece ter encontrado um substituto para o Roberto Carlos e que por falar nele está de volta aos campos, agora no Corinthians.
Os zagueiros foram: Juan, que ninguém também tem dúvida de que vá junto com o Lúcio para a Copa do Mundo, os dois fazem uma bela dupla na defesa. Para a reserva foram convocados Luisão, que vem aparecendo com frequencia nas convocações mas também não me agrada muito e o Thiago Silva, que merecidamente foi chamado, é um zagueiro com muito potêncial.
Os volantes: Gilberto Silva, homem de confiança do Dunga, vai com toda certeza ao Mundial; Josué, que não me inspira confiança nenhuma, é umas insistências de Dunga e Felipe Melo, que está em uma fase ruim na Juventus, mas ainda é melhor que o Josué.
Os meias: o incontestál Kaká; Ramires, que ganhou a vaga merecida por sua qualidade, mas confesso que tem muito tempo que não o vejo jogar, vamos confiar; Elano, dispensa comentários, está ainda na seleção pelo Dunga, é um bom jogador sim, mas está alternando bons e mals momentos; e os dois maiores erros para mim foram Júlio Baptista e Kléberson. Tudo bem que o Júlio ainda não decepcionou quando chamado, mas vamos para o Mundial e não Copa América. E o Kléberson foi importantíssimo em 2002, mas estamos em 2010 e ele mal consegue se firmar no Flamengo.
Os atacantes também não são novidades: Robinho, que veio para o Santos para tentar recuperar o bom futebol, espero que consiga; Luís Fabiano, nosso camisa 9 se mais palavras; Nilmar, merecido ele ir à África, está numa fase boa e consegue dar a resposta desejada quando joga e o Adriano, bom jogador ninguém duvida, mas tem jogadores em melhores fases.
O que mais me preocupa nesse time é o seguinte, se o Kaká se machucar ou não puder jogar, quem vai substituí-lo? Júlio Baptista não tem condições. Se isso acontecer, teremos um meio campo formado por volantes de origem e o time vai ficar recuado. Ainda prefiro o Ronaldinho Gaúcho nesta seleção, porque pelo menos com ele temos a esperança que em um lampejo na partida ele consiga resolver. E no ataque eu prefiro o Ronaldo ao Adriano, mas é claro, se até lá o Fenômeno não se machucar mais.
Agora sobre a questão de levar ou não o Neymar eu acho que ele é muito novo ainda, nem pela base direito passou, porém levando em conta que isso contaria muito para dar mais experiência ao garoto como aconteceu com o Ronaldo em 1994 pode ser que seja uma ótima ideia. Mas essa hipótese já foi devidamente descartada pelo Dunga.
Mas praticamente é esse o time que vai ao Mundial da África do Sul. Não esperem muitas mudanças não, mesmo que elas sejam indispensáveis!

Saudações alvinegras a todoos ;*

Resumo das rodadas anteriores


Depois de várias rodadas sem aparecer cá estou eu novamente. Devido ao grande número de trabalho, este blog ficou um pouco parado. Mas vamos tentar relatar o que de melhor aconteceu nos campeonatos estaduais.
No Paulista, já estamos indo para a oitava rodada com o seguinte panorama. Santos, Botafogo-SP, Corinthians e Ponte Preta integram o G-4, enquanto que Rio Branco-SP, Rio Claro, Monte Azul e Sertãozinho estão na parte de baixo da tabela. Dos grandes, a maior surpresa está sendo o Santos, que além de ter contratado o badalado Robinho, está conseguindo jogar um futebol bonito e envolvente. Já Robinho, em sua primeira partida, entrou no segundo tempo do clássico contra o São Paulo na última rodada e fez o gol da vitória. Nada mal não é?
O Corinthians ainda está com dificuldades no início deste ano. Com partidas irregulares, conseguiu até agora 14 pontos no campeonato estando na terceira colocação. Grande parte desses pontos pode ser destinado a apenas um jogador: Jorge Henrique. Um dos poucos que mantem a regularidade no campeonato. Mas ninguém lá no Parque São Jorge esconde que a prioridade é a Libertadores.
O Palmeiras ocupa apenas a sexta posição do campeonato com 12 pontos. É o time que mais vem enfrentando dificuldades para levantar a cabeça no campeonato. Depois da perda do clássico contra o Corinthians, o futebol do Verdão já desgastado piorou. Ontem foi a estréia do time na Copa do Brasil, e suou para ganhar de 1 x 0 do Flamengo-PI, gol de Diego Souza. Abre o olho Palmeiras!
O São Paulo também ainda não encontrou o seu melhor futebol. A irregularidade marca o time comandado por Ricardo Gomes. Na sétima posição com apenas 11 pontos ganhos o time colecionou tropeços. Mas ontem a estréia na Libertadores deu uma animada. 2 x 0 no Monterrey-MEX, com dois gols do contestado Washington e a estréia de Cicinho, que acabou de voltar ao futebol brasileiro. Vamos ver se agora engrena!
Agora, no Campeonato Carioca alguém duvidava que os grandes iam conseguir a classificação? Flamengo, Botafogo, Vasco e Fluminense estão nas semi-finais da Taça Guanabara. O Botafogo foi o único que sofreu pra se classificar. A perda para o Vasco abalou tanto a torcida quanto o time. Mas depois das vitórias consecutivas, conseguimos enfim a classificação e enfretaremos o Flamengo na semi-final, em que tudo pode acontecer. Nossa estreia na Copa do Brasil ontem, foi desastrosa. São Raimundo 1 x 0 Botafogo. Mas vamos nos concentrar no Flamengo agora!
O nosso adversário da semi-final conseguiu a classificação antecipada como Vasco e Fluminense. Vive uma lua-de-mel com a torcida e daqui a algumas semanas estreia na Libertadores. O ponto fraco tem sido a defesa, uma das mais vazadas na competição. É esperar e ver até onde vai esse time.
O Fluminense protagonizou um classico eletrizante com o Flamengo na primeira fase. Mas depois de estar ganhando de 3 x 1, acabou cedendo a virada e perdendo por 3 x 5. Grande baque no time de Cuca, que vinha sendo um dos melhores times da competição. Pega o Vasco na semi-final.
O Vasco também começou bem e está mantendo uma base. Phillipe Coutinho e Dodô são os destaques do time que tem tudo para ser um dos finalistas. Ontem, pela Copa do Brasil, venceu o Sousa por 2 x 1 de virada e vai descidir a vaga no Rio de Janeiro. Reta final da Taça Guanabara com tudo para pegar fogo!
No Campeonato Mineiro, surpresas. O G-4 está formado por Democrata, Tupi, América-MG e Atlético-MG. E estariam caindo Villa Nova e Ituiutaba. O Atlético-MG ainda não conseguiu se firmar no campeonato. Coleciona muitos empates e o mais novo xodó da torcida, Obina ( é sério isso ), ainda não conseguiu se firmar. Uma amarga quarta colocação com apenas 5 pontos.
Já o Cruzeiro, perdeu esta semana 3 pontos por ter escalado de forma irregular Wellington Paulista no primeiro jogo. Com isso o time que estava na vice-liderança caiu para a sétima colocação com apenas 3 pontos ganhos. Adílson Batista claramente está poupando para Libertadores. Mas a estreia ontem não foi nada legal. Perdeu na Argentina para o Velez, time arrumadinho. Até agora a decepção fica por conta de Gilberto que nas últimas 5 partidas foi expulso em 3 delas. Vamos ver como vai se comportar agora o time celeste!
No Campeonato Gaúcho, Grêmio e Inter aos poucos estão arrumando o time. Na chave 1 estariam hoje classificados Grêmio e Novo Hamburgo. E na Chave 2 Internacional e São José de Porto Alegre.
A tranquilidade agora toma conta da convivência do tricolor gaúcho. Mas isso aconteceu só agora. Silas foi muito contestado, mas a diretoria o manteve no cargo e o técnico vai mantendo seu trabalho. Ontem pela Copa do Brasil, o time despachou o Araguaia-MT de virada por 3 x 1 e está na próxima fase.
O Inter no campeonato gaúcho está jogando com um time misto e está conseguindo fazer a parte dele na maioria dos jogos. É um time entrosado e com belos talentos. Está poupando também para a Libertadores e teve a prova do seu time no único GreNal até agora, ganhou por 1 x 0. Tem muito a crescer ainda!

Saudações alvinegras a todoos ;*