sexta-feira, 26 de março de 2010

Primeiro time do interior campeão

Em 1978, o Guarani conseguiu levar o título. Ano de Copa do Mundo significava ao menos mais estabilidade no Campeonato nacional não é? Negativo. Foram 74 clubes participantes. O que uma política autoristarista não faz com o Brasil.
Paticiparam os seguintes times: Nacional, Sergipe, Brasil de Pelotas, Rio Branco-ES, Confiança, Ríver, América-MG, Itabuna, Flamengo-PI, Anapolina, Uberlândia, Sampaio Corrêa, Atlético-PR, XV de Piracicaba, América-RN, Uberaba, Desportiva, Fast Clube, Campinense, Figueirense, Moto Club, CSA, Paysandu, Chapecoense, Vila Nova, Bangu, Comercial-MT, Colorado-PR, Fortaleza, ABC, CRB, Brasília, Comercial-SP, Joinville, Juventude, Mixto-MT, América-SP, Villa Nova-MG, Ceará, Remo, Atlético-MG, Náutico, Volta Redonda, Dom Bosco, Goytacaz, Vitória, Noroeste, Americano, Maringá, Botafogo-PB, Londrina, Santos, Fluminense, América-RJ, Operário-MT, São Paulo, Coritiba, Ponte Preta, Flamengo, Caxias, Goiás, Botafogo-SP, Corinthians, Portuguesa, Cruzeiro, Botafogo, Sport, Bahia, Grêmio, Santa Cruz, Vasco, Internacional, Palmeiras e Guarani.
As 74 equipes foram divididas em 4 grupos de 12, mais 2 grupos com 13. Jogos dentro dos grupos, só de ida, classificando-se os 6 primeiros de cada chave. Os outros clubes foram formar a repescagem. Foram classificados: Internacional, Grêmio, Coritiba, Caxias, Juventude, Joinville, Santa Cruz, Cruzeiro, Náutico, Atlético-MG, Villa Nova-MG, Sport, Corinthians, Goiás, Mixto-MT, Operário-MT, Santos, Brasília, Vasco, Botafogo, Bahia, Ponte Preta, Guarani, Vitória, Palmeiras, São Paulo, Botafogo-SP, Ceará, América-SP, Comercial-SP, Flamengo, Portuguesa, Remo, Fluminense e Goytacaz.
Na segunda fase, os 36 clubes foram divididos em 4 chaves com 9 clubes em cada. Já a repescagem conta com 6 grupos, sendo que 4 deles com 6 equipes e 2 com 7 clubes. Passam para a terceira fase os 6 primeiros dos grupos principais, mais o clube de melhor campanha somando a 1ª e a 2ª fase dentre os desclassificados. Pela repescagem, apenas os campeões de cada chave seguem adiante, além do clube de melhor campanha, também na soma da 1ª e 2ª fase, dentre todos os desclassificados.
Internacional, Cruzeiro, Palmeiras, Ponte Preta, Goytacaz, Vitória, Santa Cruz, Goiás, Bahia, Grêmio, Fluminense, Santos, Botafogo, Sport, Botafogo-SP, Corinthians, América-RJ, Operário-MT, Flamengo, Vasco, São Paulo, Portuguesa, Guarani, Caxias, Coritiba, Londrina, Maringá, Botafogo-PB, Dom Bosco, Volta Redonda, Noroeste e Americano, se classificaram para a terceira fase deste campeonato.
Os 32 clubes foram divididos em 4 grupos de 8, classificando-se para as quartas de final os 2 primeiros de cada grupo. Guarani, Internacional, Santa Cruz, Sport, Grêmio, Palmeiras, Bahia e Vasco foram levados às quartas de final deste campeonato, que seria disputada em jogos de ida e volta, bem como a semi-final e a final.
Nos jogos de Ida, o Internacional jogou com o Santa Cruz e venceu por 1 x 0, gol de Jair. O Palmeiras venceu o Bahia por 2 x 1, com dois gols de Toninho para o Verdão e Beijoca descontou para o Bahia. Vasco e Grêmio empataram em 1 x 1, gols de Guina para o Vasco e André para o Grêmio. E o Sport perdeu em casa por 2 x 0 para o Guarani, com gols de Zenon e Capitão.
Nos jogos de volta, poucas surpresas. Santa Cruz 1 x 2 Internacional, dois gols de Bill para o Inter e Nunes descontou para o Santa, mas nada adiantou. Internacional estava classificado. Bahia 1 x 1 Palmeiras. Toninho abriu o placar para o Palmeiras e Douglas empatou. Mas o Palmeiras se classificou. Vasco 1 x 1 Grêmio, gols de Roberto Dinamite e Tarcísio. Vasco classificado. E o Guarani passeou em cima do Sport. 4 x 0, 2 gols de Capitão, 1 de Renato e outro de Miranda e classificação garantida.
Nas semi-finais, o Guarani ganhou do Vasco nos dois jogos. 2 x 0 no primeiro, gols de Orlando Lelé contra e Renato. No segundo jogo 2 x 1, dois de Zenon e Dirceu descontou para o Vasco, porém nada adiantou. O Bugre estava na final. No outro jogo, o Palmeiras enfrentou o Internacional. Na primeira partida venceu por 2 x 0, dois de Toninho. Na segunda empatou no Beira-Rio com o Inter, 1 x 1, gols de Chico Spina para o Colorado e Jorge Mendonça empatou. Palmeiras classificado para uma final paulista.
Na grande final, o Guarani conseguiu também vitória nos dois jogos. 1 x 0 em ambos e conquistou o Campeonato Brasileiro daquele ano. No primeiro jogo, Zenon de pênalti ( em que o goleiro do Palmeiras, Leão, foi expulso, e como o Verdão já tinha feito as três alterações, Escurinho teve que ser improvisado como goleiro, sofrendo "apenas" o gol do pênalti )deu a vitória para o Bugre. No segundo, o craque do time, Careca, garantiu o título para o primeiro time do interior.
Time base do campeão: Neneca, Edson, Mauro, Gomes, Miranda; Zé Carlos, Manguinha e Renato; Capitão, Careca e Bozó. Técnico: Carlos Alberto Silva.
O melhor ataque foi do Vasco, com 61 gols marcados. A melhor defesa foi do Atlético-MG, com 12 gols sofridos. O pior ataque foi do Nacional, com apenas 5 gols marcados. A pior defesa foi do Botafogo-PB, com 38 gols sofridos. A maior goleada foi no dia 30 de abril daquele ano, Guarani 7 x 0 Itabuna. O artilheiro da competição foi Paulinho, do Vasco, com 19 gols marcados.
O ano seguinte, o Campeonato se encheria ainda mais, depois, principalmente, de mais uma Copa do Mundo perdida!

Saudações alvinegras a todoos ;*

quinta-feira, 25 de março de 2010

A noite das zebras

De fato é explicável alguns dos resultados de ontem a noite? Flamengo, Fluminense e Cruzeiro foram os únicos que conseguiram se salvar na noite desta quarta-feira. Vamos lá aos principais jogos.
O Flamengo recebeu o Tigres no Engenhão, e não precisou de muito esforço para conseguir a vitória. Apesar de muito sonolento, o time dirigido por Andrade, venceu por 3 x 1 de virada. Dois gols de Adriano e outro de Vagner Love. Gilcimar tinha feito o gol do Tigres no primeiro tempo. Nada de extraordinário. Mas os três pontos foram garantidos, e praticamente também, a classificação.
O Fluminense conseguiu vencer em apenas um tempo. O Madureira não ofereceu quase resistência alguma. O golaço de Bruno no segundo tempo, só serviu para descontar os três que o Madureira havia tomado no primeiro. Alan, André Lima e Conca marcaram, para a tranquilidade do torcedor. Fred realmente não está fazendo tanta falta assim. Juntamente com o Flamengo, o time também está praticamente classificado.
O Cruzeiro, pela Libertadores, venceu, mas de novo não convenceu. Quase se complica diante do fraco e chato time do Deportivo Itália. 2 x 0, gols de Fabrício e Pedro Ken. Realmente o Roger fez falta. O Kléber, quando não é expulso, também ajuda e muito na movimentação do ataque. Thiago Ribeiro, Wellington Paulista, Jonathan e Diego Renan, foram bem marcados e não fizeram uma boa partida. Gilberto então, nem se fala. Mas o que vale na Libertadores é a eficiência, e esse time teve. Mas a partida de semana que vem contra o Velez não poderá ser tão morna como foi agora no Mineirão.
Com o Corinthians começa a rodada dos tropeços. Priorizar a Libertadores é compreensível. Mas jogar com o time praticamente titular e perder para o Paulista é preocupante. 0 x 1, gol de Mazola. Time fora do G-4, torcida pegando no pé de Ronaldo, Mano Menezes tentando entender o que há com o time. Não acredito que esse time ficará de fora das semi-finais, mas se conseguir essa proeza, será obrigação a Libertadores, que repito, pode até ser conquistada, mas o futebol terá que melhorar muito.
E o Palmeiras hein? Não emplaca de maneira alguma. É incrível. Quando achamos que vai, vem uma atuação mediana e o "pé atrás" volta. O empate contra o fraco time do Rio Branco foi praticamente o fim do sonho de uma arrancada, que culminaria em uma possível classificação para a semi-final. Diego Souza e Ewerton marcaram para o Verdão e Alex Terra e Romário para o Rio Branco. Esses altos e baixos são normais em um início de trabalho, Zago terá que convencer porém a torcida é na Copa do Brasil e no Brasileirão, já que o Paulistão fica cada vez mais complicado.
O São Paulo, depois de várias partidas jogando bem, fez uma pífia ontem. É complicado até para muitos na torcida admitirem, porém o Washington fez falta. É o único homem de referência no ataque do tricolor. Resultado? Bragantino 1 x 0 São Paulo. Gol marcado por Maurício. E a sequencia de bons recultados quebrada, mas nada de muito grave. Logo, logo emplaca novamente.
Confesso que não vi a partida do Internacional pelo Gauchão, e quando vi o resultado até pensei que o Colorado tinha entrado com time reserva. Mas não. Derrota para o São José de Porto Alegre por 3 x 0 e a crise se instala também no Beira-Rio. Dadá, Jeferson e Guilherme marcaram para o time do São José. Com o resultado, o Inter amarga o terceiro lugar do segundo turno no Gauchão, e tem uma partida decisiva contra o Cerro em Porto Alegre, na semana que vem. Fossati está cada vez mais contestado e pode ser demitido a qualquer momento ( não acho que será, ainda ), mais uma derrota e será inevitável. E o Murici está assistindo isso tudo de camarote.
Sem dúvida alguma, a partida mais melancólica foi a disputada em São Januário. Permita-me a indignação, mas como perder para um dos piores times do campeonato? Eu era uma das que apostava que essa partida poderia significar uma possível redenção do Vasco, mas agora está cada vez mais complicado. A derrota por 3 x 2, gols de Elton e Léo Gago ( um golaço diga-se de passagem ) para o Vasco e Leandro Melina duas vezes e Nilton contra para o Americano, fizeram não só o ambiente piorar, como também o técnico Vagner Mancini cair.
Nada de surpreendente. Mas apesar de ser contra a demissão de somente o técnico, por entender que na maioria das vezes ele não tem culpa sozinho, era inevitável após tropeços consistentes, contra Sousa, Asa, Flamengo, Olaria e Americano. Apesar de tudo, seu retrospecto no comando na Colina não era de todo ruim. Foram 10 vitórias, 4 empates e 4 derrotas. Mas o momento era péssimo e é hora de renovar mesmo. Celso Roth, Emerson Leão e Tite são os mais cotados e a diretoria já anunciou que hoje ainda sairá o nome do técnico que, provavelmete, irá comandar o time no clássico contra o Fluminense domingo. E que fique bem claro para a torcida, por mais que o novo técnico venha, os resultados dificilmente aparecerão de imediato. É complicado pedir paciência a uma torcida que está a anos sem ganhar um título de expressão, mas agora não adianta desesperar. Conseguiram o que queriam. Um novo trabalho começará. Agora, se vai mesmo resolver, só o tempo dirá!
Que as zebras tenham pegado férias nesta quinta-feira, depois de uma quarta cheia de trabalho. Vale lembrar, Volta Redonda x Botafogo hoje. A vitória será um grande passo para a classificação!

Saudações alvinegras a todoos ;*

terça-feira, 23 de março de 2010

Primeiro título do São Paulo

A continuidade de inchaço no número de times parecia não ter fim. Em 1977, foram 62 clubes disputando uma única divisão. Estavam incluídos: São Paulo, Operário-MT, Botafogo-RJ, Ponte Preta, Flamengo, Bahia, Grêmio, Botafogo-SP, América-RN, Desportiva, Santos, Caxias, Internacional, Confiança, Portuguesa, Goytacaz, Joinville, Brasília, Ceará, Goiás, Vitória, Vitória-ES, Sampaio Corrêa, CRB, América-MG, Náutico, Fortaleza, Treze, Botafogo-PB, Vila Nova, Sergipe, Dom Bosco-MT, Fluminense-BA, Goiânia, Flamengo-PI, Nacional, Paysandu, Coritiba, Atlético-PR, Avaí, River, Juventude, Volta Redonda, Uberaba, Americano, CSA, ABC, Maringá, Guarani, Fluminense, Fast, XV-Piracicaba, Sport, América-RJ, Cruzeiro, Remo, Vasco, Santa Cruz, Corinthians, Palmeiras, Londrina e Atlético-MG.
Na primeira fase, os clubes foram divididos em 6 grupos, sendo que 4 eram de 10 e 2 de 11 componentes. Jogaram contra os adversários de seu respectivo grupo em turno único. Na segunda fase, os mesmo 62 clubes foram divididos em 10 grupos com 5 componentes, mais 2 com 6. Na soma da primeira com a segunda fase, os 24 primeiros colocados se classificaram para a terceira fase.
Foram eles: São Paulo, Atlético-MG, Operário-MT, Londrina, Botafogo, Palmeiras, Ponte Preta, Corinthians, Flamengo, Santa Cruz, Bahia, Vasco, Grêmio, Remo, Botafogo-SP, Cruzeiro, América-RN, América-RJ, Desportiva, Sport, Santos, XV-Piracicaba, Caxias e Fast.
Na terceira fase, os 24 clubes foram dividos em 4 grupos com 6 times em cada. Classificariam para as semi-finais os campeões de cada grupo. São Paulo, Atlético-MG, Operário-MT e Londrina foram os classificados.
As semi-finais foram disputadas em jogos de ida e volta, com o time de melhor campanha tendo o empate a seu favor. Na primeira semi-final, o Atlético-MG empatou com o Londrina em 2 x 2, mas liquidou a sua classificação na segunda, vencendo por 4 x 2. Na outra, o São Paulo ganhou o primeiro jogo do Operário por 3 x 0, e mesmo perdendo a segunda partida por 1 x 0 conseguiu a outra vaga para a final.
Dia 5 de março de 1978, no Mineirão, foi disputado a tão aguardada final. Com um público de 102.974 presentes e com Arnaldo César Coelho apitando, a partida foi iniciada. O equilíbrio foi tão grande que, o 0 x 0 persistiu até após a prorrogação, resultando então em pênaltis. Foi o primeiro campeonato a ser decidido desta maneira.
Do lado do Galo os batedores foram: Toninho Cerezo, Ziza, Alves, Joãozinho Paulista e Márcio. Já no São Paulo foram colocados para bater: Getúlio, Chicão, Peres, Antenor e Bezerra. O Galo até conseguiu uma vantagem de 2 x 1, porém errou os dois últimos pênaltis, resultando em uma derrota por 3 x 2 em pleno Mineirão. Ziza e Alves marcaram para o Atlético, enquanto que, Peres, Antenor e Bezerra fizeram para o tricolor paulista.
Time base do São Paulo daquele ano: Waldir Peres; Getúlio, Tecão, Bezerra e Antenor; Chicão, Teodoro e Darío Pereyra; Zé Sérgio, Mirandinha e Viana. Técnico: Rubens Minelli.
O melhor ataque foi o do Atlético-MG com 55 gols marcados. A melhor defesa foi a do Corinthians, com apenas 7 gols sofridos. O pior ataque foi do Fluminense-BA, com 6 gols marcados. A pior defesa foi a do Fest, com 41 gols sofridos. O artilheiro deste campeonato foi Reinaldo, do Atlético-MG, com 28 gols marcados.
O Atlético-MG, apesar de não perder nenhuma partida, não conseguiu ser campeão. O Botafogo também foi o outro clube a não perder nenhuma partida no campeonato, porém não se classificou nem para as semi-finais, ficando em 5º lugar. O técnico Rubens Minelli, se tornou o primeiro técnico a ser tricampeão. Em 1975-76 ele comandava o Internacional!

Saudações alvinegras a todoos ;*

domingo, 21 de março de 2010

O novo Bicampeão: Internacional

E o merecido Bicampeonato do Inter veio no ano seguinte. Mantendo a base do time que havia ganhando em 1975, os torcedores colorados comemoraram mais um título.
A influência da política militarista continuava mais forte do que nunca e o campeonato daquele ano chegou a marca de 54 equipes, que acreditem, ainda seria superada.
Os times que participaram foram: Internacional, Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras, Coritiba, Santa Cruz, Botafogo-SP, Caxias, CRB, Cruzeiro, Santos, Fortaleza, Botafogo-PB, Mixto-MT, Atlético-PR, Paysandu, Volta Redonda, Sport, Nacional, Americano, Uberaba, CSA, Figueirense, Goiânia, Londrina, ABC, Treze-PB, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Bahia, Guarani, Vasco, Ponte Preta, Náutico, Portuguesa, Botafogo-RJ, América-RJ, Operário-MT, Vitória, São Paulo, Goiás, Remo, América-RN, Avaí, Flamengo-PI, Rio Negro, Confiança-SE, Sampaio Corrêa, Fluminense-BA, América-MG, Rio Branco-ES, Ceará e Desportiva-ES.
Na primeira fase os clubes foram divididos em 6 grupos com 9 times em cada. Classificava para a segunda fase os quatro primeiros colocados de cada grupo. Os outros times foram para a repescagem, que foi divido em 6 chaves com 5 clubes em cada um. Classificava também para a segunda fase o campeão de cada chave.
A segunda fase foi composta então por: Internacional, Corinthians, Atlético-MG, Fluminense, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Bahia, Coritiba, Guarani, Santa Cruz, Vasco, Botafogo-SP, Ponte Preta, Caxias, Náutico, CRB, Portuguesa, Botafogo-RJ, Santos, América-RJ, Fortaleza, Operário, Vitória, São Paulo, Atlético-PR, Goiás, Remo, América-RN e Sport.
A segunda fase foi divida em 6 grupos com 5 times em cada. Classificaram para a terceira fase os três primeiros de cada gurpo. Internacional, Corinthians, Atlético-MG, Fluminense, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Bahia, Coritiba, Guarani, Santa Cruz, Vasco, Botaogo-SP, Ponte Preta, Caxias, Náutico, CRB e Portuguesa foram os consaagrados.
Na terceira fase foram duas chaves com nove clubes em cada. E classificava para a semi-final os dois primeiros de cada um. Internacional, Atlético-MG, Fluminense e Corinthians se deram melhor.
Na primeira semi-final o Fluminense enfrentou o Corinthians no Maracanã. Naquela época o time tricolor tera muito superior do que o timão, sendo favorito. O então presidente do Flu Francisco Horta, provocando os paulistas, setenciou que a torcida do Corinthians não viria ao Rio de Janeiro nem que ele colocasse metade dos ingressos a disponibilidade. E para contrariar, aconteceu no Maracanã a "Invasão corintiana", onde a torcida do time paulista dividiu o maior do mundo com o Fluminense. A partida terminou 1 x 1 e, nos pênaltis, o Corinthians eliminou o time carioca em casa.
Na outra semi-final, o Atlético-MG foi a Porto Alegre enfrentar o Inter. Em uma partida emocionante, estava 1 x 1 até o último minuto do jogo, até que Dario levantou a bola na área para que Escurinho e Falcão trocassem três passes de cabeças até que este último marcou o gol da vitória e classificação do Inter pela segunda vez consecutiva.
No dia 12 de dezembro de 1976, Internacional x Corinthians se enfrentaram no Beira-Rio, porque o Inter conseguiu melhor campanha no decorrer do campeonato. Com 84.000 pessoas no estádio o time colorado conseguiu o bicampeonato em cima do Timão, ganhando por 2 x 0, gols de Dario e Valdomiro.
O time base do Inter era: Manga, Cláudio, Figueroa, Marinho Peres e Vacaria; Caçapava, Falcão e Batista; Valdomiro, Dario e Lula. Técnico: Rubens Minelli.
O melhor ataque foi do Internacional com 59 gols marcados. A melhor defesa foi do Cruzeiro, com apenas 7 gols sofridos. Os piores ataques foram de Ceará e Rio Branco com 5 gols marcados. E a pior defesa foi do CRB e Santa Cruz, com 32 gols sofridos. A maior goleada foi no dia 16 de setembro de 1976, Flamengo 8 x 1 Sampaio Corrêa. O artilheiro da competição foi Dario, do Internacional, com 16 gols marcados.
E a rotina de acrescentar clubes ao campeonato nacional continuará o ano seguinte...

Saudações alvinegras a todoos ;*

sexta-feira, 19 de março de 2010

Inter e sua primeira conquista

Em 1975, novamente houve aumento dos times que disputaram a competição. Foram 42 clubes. Foram contemplados com essa oportunidade: Internacional, Fluminense, São Paulo, Flamengo, Palmeiras, Sport, Náutico, Botafogo, Goiás, Vasco, Figueirense, Tiradentes, Bahia, Fortaleza, Atlético-PR, Vitória, CSA, Desportiva Capixaba, Paysandu, Rio Negro, Moto Clube, Cruzeiro, Santa Cruz, Corinthians, América-RJ, Guarani, Portuguesa, Grêmio, Nacional, Remo, Atlético-MG, Coritiba, América-RN, Santos, Goiânia, Comercial, CEUB, Ceará, América-MG, Americano, Sergipe e Campinense.
Na primeira fase, os 42 clubes foram divididos em 4 grupos, sendo que em dois deles ficaram 10 clubes e nos outros dois 11. Jogaram em turno único e classificaram para a segunda fase os 5 primeiros colocados de cada grupo. Os outros foram classificados para a repescagem.
Da segunda fase participaram: Fluminense, Cruzeiro, Corinthians, América-RJ, Palmeiras, Guarani, Remo, Atlético-MG, Coritiba, Tiradentes, Internacional, Santa Cruz, São Paulo, Flamengo, Grêmio, Sport, Figueirense, Goiás, América-RN e Vasco. Esses clubes foram divididos em dois grupos, com 10 times em cada, onde se classificaram para a terceira fase apenas os seis primeiros colocados de cada um. Foram eles: Fluminense, Cruzeiro, Corinthians, América-RJ, Palmeiras, Guarani, Internacional, Santa Cruz, São Paulo, Flamengo, Grêmio e Sport.
Já na repescagem, os outros 22 times foram dividos em 4 grupos, dois com 5 e os outros dois com 6 times. Eram classificados para a terceira fase somente os campeões de cada grupo. Botafogo, Nacional, Portuguesa e Náutico foram os consagrados.
Na terceira fase, os 16 clubes classificados, foram divididos em dois grupos com 8 times em cada. Classificava para a fase final somente os dois primeiros colocados de cada grupo. Fluminense, Cruzeiro, Santa Cruz e Internacional foram os melhores de cada chave.
A fase final foi dividida em semi-final e final. Fluminense x Internacional e Santa Cruz x Cruzeiro foram os primeiros confrontos. O primeiro jogo foi disputado no Maracanã, e o Inter conseguiu uma vitória de impor respeito em cima do Flu. 0 x 2, gols de Lula e Paulo César Carpegiani. Com a eliminação do Fluminense, pela primeira vez um Campeonato Brasileiro não teria uma final com times de São Paulo ou Rio.
No outro confronto da noite do dia 7 de dezembro de 1975, o Cruzeiro foi ao Arruda disputar a outra semi-final contra o Santa Cruz, até então a grande surpresa do campeonato. Era o time do nordeste que tinha ido mais longe em uma competição nacional. Porém não conseguiu chegar a final. Em uma partida movimentadíssima, o Cruzeiro venceu por 2 x 3, gols de Zé Carlos e dois de Palhinha; Fumanchu, por duas vezes, de pênalti, descontou para o Santa, mas não houve jeito.
A final estava marcada. Internacional x Cruzeiro, dia 14 de dezembro daquele ano, no estádio Beira-Rio. 82.568 pessoas assistiram a um emocionante jogo, que foi vencido pelo time da casa em apenas um lance de descuido da zaga mineira. O zagueiro Figueroa marcou o gol da vitória no início do segundo tempo e o Internacional enfim comemorava seu primeiro título brasileiro.
Time base do campeão foi: Manga, Valdir, Figueroa, Hermínio e Chico Fraga; Caçapava, Falcão e Paulo César; Valdomiro, Flávio e Lula. Técnico: Rubens Minelli.
Os melhores ataques ficaram com Internacional e Fluminense, com 51 gols marcados. A melhor defesa foi do Fortaleza com apenas 11 gols sofridos. O pior ataque foi do Ceará, com 8 gols marcados e a pior defesa foi do Campinense, com 44 gols sofridos. As duas maiores goleadas foram aplicadas pelo campeão. A primeira no dia 23 de agosto, Vitória 0 x 5 Internacional e a outra no dia 17 de setembro, Internacional 5 x 0 Sergipe. Flávio, do Inter, foi o artilheiro da competição com 16 gols marcados. Ainda não havia rebaixamento!
Mal sabia a torcida colorada que um ano depois, o Inter iria repetir a dose!

Saudações alvinegras a todoos ;*

quarta-feira, 17 de março de 2010

Vasco campeão brasileiro de 1974

Semanas após ter terminado a terceira edição do Campeonato Brasileiro, a quarta temporada foi iniciada, no dia 9 de março de 1974, e com término no dia 1 de agosto do mesmo ano.
Como era ano de Copa do Mundo, a pressão da Ditadura Militar para aumentar o número de clubes no campeonato foi menor, assim continuando então com 40 clubes. Porém, incluíram um critério inédito , que previa a classificação para a segunda fase de dois clubes que tivessem maiores rendas.
Participaram dessa edição: Vasco, Santos, Grêmio, Atlético-MG, Atlético-PR, Palmeiras, América-MG, Corinthians, Operário, Coritiba, Goiás, Nacional, Tiradentes, Sport, Olaria, Ceará, Botafogo, Santa Cruz, CEUB, Avaí, CSA, Itabaiana, Sampaio Corrêa, Desportiva Capixaba, América-RN, América-MG, Remo, Rio Negro, Fluminense, Paysandu, Bahia, Portuguesa, Fortaleza, Náutico, Guarani, São Paulo, Vitória, Flamengo, Internacional e Cruzeiro.
Na primeira fase, os 40 clubes foram divididos em dois grupos, que contavam com 20 times em cada um. Cada qual se enfrentava e passava para a próxima fase os 22 melhores classificados, mais dois de maiores rendas. Foram classificados: Vasco, Cruzeiro, Santos, Internacional, Grêmio, Flamengo, Atlético-MG, Vitória, Atlético-PR, São Paulo, Palmeiras, Guarani, América-RJ, Náutico, Corinthians, Fortaleza, Operário, Portuguesa, Coritiba, Bahia, Goiás, Paysandu, Nacional e Fluminense. Os dois últimos foram os classificados pelo inédito critério criado naquele campeonato.
Na segunda fase, os classificados foram divididos em quatro grupos com seis clubes cada. Passaria para a fase final somente o campeão de cada chave. Internacional, Cruzeiro, Vasco e Santos foram os times campeões de cada chave e classificados para o quadrangular final.
Os jogos foram: Vasco 2 x 1 Santos, gols de Luís Carlos e Roberto Dinamite para o time carioca e Pelé descontou para os paulistas. Internacional 1 x 1 Cruzeiro, gols de Valdomiro para o Inter e Roberto Batata para o Cruzeiro. Cruzeiro 1 x 1 Vasco, gols de Zé Carlos para o time celeste e Alfinete para o Vasco. Santos 2 x 1 Internacional, gols de Brecha e Fernandinho para o Peixe e Claudiomiro descontando para o Colorado. Santos 1 x 3 Cruzeiro, com Palhinha, Nelinho e Dirceu Lopes marcando para o Cruzeiro e Nenê para o Santos. E, Vasco 2 x 2 Internacional, Roberto Dinamite e Zanata para o time cruzmaltino e Lula e Escurinho para o Inter.
Ao final desta fase, Vasco e Cruzeiro ficaram com 4 pontos cada, o que determinaria um jogo extra para a definição do campeão daquele ano. A partida seria disputada no Mineirão por conta da melhor campanha do time mineiro. Porém, uma confusão que aconteceu na partida disputada na fase final entre os clubes no Mineirão ( em que o Vice-presidente do Cruzeiro, Carmine Furletti, invadiu o campo de jogo e tentou agredir o árbitro Sebastião Rufino após um lance envolvendo Palhinha do Cruzeiro e Joel do Vasco na área do clube carioca ), o Cruzeiro acabou perdendo o mando de campo e a partida transfirida para o Maracanã.
E depois de várias boas campanhas do Botafogo e péssimas de Fluminense e Flamengo, o Vasco, que até então vinha fazendo campanhas médias conseguiu se sagrar campeão. Maracanã com 112.933 pessoas viram Vasco 2 x 1 Cruzeiro. Gols de Ademir e Jorginho Carvoeiro para o Vasco e Nelinho para o Cruzeiro. A partida ainda teve dois gols anulados, um para cada lado, que complicou a vida do juíz Armando Marques e também de Arnaldo César Coelho.
Time base do Campeão Brasileiro de 1974: Andrada, Fidelis, Miguel, Moisés e Alfinete; Alcir, Zanata e Ademir; Jorginho Carvoeiro, Roberto Dinamite e Luís Carlos. Técnico: Mário Travaglini.
Os melhores ataques foram de Atlético-MG, Flamengo e Santos com 41 gols marcados. Melhor defesa foi do Grêmio, com apenas 11 gols sofridos. Pior ataque e pior defesa foram do CSA, com 6 gols marcados e 35 sofridos. A maior goleada foi Flamengo 6 x 0 Paysandu, no dia 17 de julho de 1974. Roberto Dinamite, do Vasco, foi o artilheiro com 16 gols marcados!
O Vasco foi o primeiro time carioca a ser Campeão Brasileiro. E a competição voltaria a campo no ano seguinte com mais alterações, típicas de uma época conturbada da história brasileira!

Saudações alvinegras a toodos ;*

segunda-feira, 15 de março de 2010

O Bicampeonato do Verdão

O Bicampeonato o Palmeiras viria no ano seguinte. Ainda sob forte opressão do regime militar, o Campeonato Brasileiro daquele ano contou com a participação de 40 clubes. Foi disputado dos dias 25 de agosto de 1973 até o dia 28 de fevereiro de 1974.
Os 40 times que disputaram esta competição foram: Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio, América-MG, Botafogo, Atlético-MG, Goiás, Guarani, Bahia, Tiradentes, Nacional, Fluminense, América-RN, Desportiva Capixaba, Portuguesa, Olaria, CEUB, Figueirense, América, Moto Clube, Sergipe, Paysandu, CRB, Náutico, Sport, Rio Negro, Atlético-PR, Central, Flamengo, Remo, Ceará, Fortaleza, Santa Cruz, Vasco, Corinthians, Vitória, Coritiba, Santos, Internacional e São Paulo.
A primeira fase foi divida em dois turnos. No primeiro, os clubes foram dividos em duas chaves com 20 equipes em cada. No segundo turno, os times foram dividos em quatro chaves com 10 clubes cada uma. Se classificava para a próxima fase, os 20 clubes que conseguissem as maiores pontuações. Foram eles: Palmeiras, São Paulo, Cruzeiro, Internacional, Grêmio, Santos, América-MG, Coritiba, Botafogo, Vitória, Atlético-MG, Corinthians, Goiás, Vasco, Guarani, Santa Cruz, Bahia, Fortaleza, Tiradentes e Ceará.
A segunda fase foi disputada em turno único, com 10 times divididos em 2 chaves. Classificariam para a final o primeiro e segundo colocado de cada chave. Palmeiras, São Paulo, Cruzeiro e Internacional foram os classificados.
A fase final foi disputada em turno único. Os quatro clubes se enfrentando no quadrangular final e aquele que obtivesse a melhor pontuação seria o campeão. O primeiro jogo desta fase foi São Paulo 4 x 1 Internacional, no Morumbi, A vitória paulista veio com dois gols de Mirandinha e um de Pedro Rocha e Piau. O gol do Inter foi marcado por Claudiomiro.
O segundo jogo foi no Mineirão. Cruzeiro 0 x 1 Palmeiras. Gol maracado por Edu Bala no segundo tempo da partida. Quatro dias depois o Palmeiras recebeu o Internacional no Morumbi e venceu por 2 x 1 de virada. Os gols do Verdão foram marcados por Ronaldo e Luís Pereira. Figueroa descontou para o time gaúcho.
Neste mesmo dia, o Cruzeiro venceu o São Paulo por 1 x 0 no Mineirão, gol de Palhinha, o que deixava o título praticamente nas mãos do Palmeiras pela segunda vez consecutiva. Mas ainda tiveram mais dois jogos. Internacional 1 x 0 Cruzeiro, em partida disputada no Beira-Rio, gol de Escurinho. Enquanto que, no Morumbi, estava sendo disputado um clássico do futebol paulista e que valia o título brasileiro. Palmeiras 0 x 0 São Paulo e o título mais uma vez indo em direção ao Palestra Itália.
O time base do Bicampeão brasileiro era: Leão, Eurico, Luís Pereira, Alfredo e Zeca; Dudu e Ademir da Guia; Ronaldo, Leivinha, César e Nei. Técnico: Osvaldo Brandão.
O melhor ataque desta competição foi do Santos, com 46 gols, e a melhor defesa foi a do Palmeiras, com apenas 13 gols sofridos. O pior ataque ficou com Moto Clube e Sergipe, com apenas 11 gols marcados. E a pior defesa foi a do Sergipe, com 48 gols sofridos.
Três goleadas marcaram este campeonato. A primeira foi no dia 26 de setembro de 1973, América-RN 1 x 6 Santos. A segunda foi no dia 26 de janeiro de 1974, Cruzeiro 6 x 1 Vitória. E a terceira foi no dia 06 de fevereiro de 1974, Botafogo 6 x 1 Fortaleza.
Foi neste campeonato que o primeiro caso de doping no futebol brasileiro apareceu. O centroavante Campos que defendia o Atlético-MG foi flagrado em uma partida contra o Vasco. O artilheiro da competição foi Ramón, do Santa Cruz, com 21 gols.
A Série B do Campeonato Brasileiro só voltaria a ser disputada em 1980, quando houve a necessidade de se diminuir os times que disputavam a Série A!

Saudações alvinegras a todoos ;*

domingo, 14 de março de 2010

Palmeiras conquista seu primeiro título


A segunda edição do Campeonato Brasileiro foi disputado um ano depois, mais exatamente no dia 9 de setembro de 1972. Com seis representantes a mais do que o ano anterior, por conta da política interna do país, o Palmeiras acabou sagrando-se campeão. O regulamento também havia sido modificado.
Os times que participaram deste segundo campeonato foram: Palmeiras, Internacional, Botafogo, Coritiba, Vasco, São Paulo, Atlético-MG, Ceará, América-RJ, Remo, Náutico, Corinthians, Cruzeiro, Santos, Grêmio, Flamengo, Fluminense, Santa Cruz, Bahia, Vitória, América-MG, ABC, Nacional, Portuguesa, CRB e Sergipe.
A forma de disputa tinha o seguinte andamento. Eram quatro chaves disputadas em turno único, sendo que duas tinham seis clubes e duas sete. Passavam para a segunda fase os quatro melhores classificados de cada chave. Os 16 clubes que passaram para a segunda fase foram: Palmeiras, Botafogo, Internacional, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Vasco, Santos, São Paulo, Grêmio, Atlético-MG, Flamengo, Ceará, Fluminense, América-RJ e Santa Cruz.
Na segunda fase eles eram dividos em quatro chaves, com quatro clubes em cada. Classificavam o campeão de cada grupo. Palmeiras, Botafogo, Internacional e Corinthians classificaram para a disputa da semi-final.
A semi-final foi disputada entre Palmeiras x Internacional e Botafogo x Corinthians. No primeiro jogo o Verdão empatou com o Inter em 1 x 1, gols de Tovar para o Colorado e Nei para o Palmeiras. Como no regulamento previa que o empate seria a favor do time de melhor campanha, o Palmeiras se classificou.
Já na partida disputada no Maracanã o Botafogo derrotou o Corinthians por 2 x 1 de virada, gols de Nelson Lopes para o Timão e Jairzinho e Nei para o Fogão. E a final já estava decidida. Palmeiras x Botafogo!
O Palmeiras veio com Leão, Eurico, Luís Pereira, Alfredo Mostarda e Zeca;
Dudu e Ademir da Guia; Edu Bala, Leivinha, Madurga e Nei. Técnico: Oswaldo Brandão. Zé Carlos e Ronaldo também entraram nesta final. Já o Botafogo estava com a seguinte formação: Cao, Valtencir, Brito, Osmar Guarnelli e Marinho Chagas; Carlos Roberto e Nei Conceição; Zequinha, Jairzinho, Fischer e Ademir Vicente. Técnico: Sebastião Leônidas. Ferreti entrou no lugar do Ademir durante a partida.
O Morumbi com pouco mais de 58.000 presentes, assistiu a um jogo difícil. Tão complicado que acabou 0 x 0 e o Palmeiras campeão por conta da melhor campanha conquistada no campeonato.
Os artilheiros foram Dario ( Atlético-MG ) e Pedro Rocha ( São Paulo ), ambos com 17 gols. O melhor ataque da competição foi o do São Paulo com 49 gols marcados e a melhor defesa foi a do Grêmio e Vasco, com apenas 18 gols sofridos. O pior ataque foi o do Vitória, com 13 gols marcados e a pior defesa foi do CRB, com 45 gols sofridos. Houveram duas grandes goleadas neste campeonato. A primeira dia 05 de novembro de 1972, Náutico 0 x 6 São Paulo. Dez dias depois, o Botafogo goleou o Flamengo pelos mesmos 0 x 6, no Maracanã.
Este foi o primeiro Campeonato Brasileiro que deu uma final São Paulo x Rio de Janeiro. De 1972 a 2002 houveram semi-finais e finais. A partir de 2003 ficou sacramentado o campeonato por pontos corridos.
Pela segunda divisão do Brasileirão, que ainda não tinha previsão de acesso e descenso, o Sampaio Corrêa foi o campeão.
Estavamos entrando na época em que o Campeonato Brasileiro iria cada vez mais ter participantes, sendo por muitos, a única diversão em anos tumultuados como foram até se reestabelecerem a República. Época complicada até para a Seleção Brasileira, que depois de 1970 foi conquistar o tetra somente em 1994.
Parabéns ao Palmeiras, pela conquista deste título. Um time constante e que jogava no coletivo!

Saudações alvinegras a todoos ;*

quinta-feira, 11 de março de 2010

O início

O melhor campeonato do Brasil começará somente no dia 8 de maio, e até lá farei uma homenagem a esse campeonato, tentando, brevemente, relatar o que aconteceu em cada ano, começando no ano em que ele começou a ser denominado de Campeonato Brasileiro.
Essa disputa surgiu a partir do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que contava com 17 clubes brasileiros, em 1971. O novo torneio contou com a participação de 20 clubes, são eles: Atlético-MG, São Paulo, Botafogo, Corinthians, Internacional, Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro, Santos, Coritiba, América-RJ, Vasco, Bahia, Flamengo, Santa Cruz, Fluminense, Portuguesa, América-MG, Sport e Ceará.
O regulamento inicial da competição previa que haveria uma fase classificatória mais curta, com jogos apenas dentro de cada grupo, e com duas vagas sendo reservadas para os clubes que tivessem a melhor renda. Porém, a CBD teve que recuar diante de várias denúncias de que os clubes estariam comprando os ingressos e o campeonato foi estendido por mais tempo e modificado.
A nova regulamentação dividia os 20 clubes em duas chaves com 10 e todos jogam contra todos, primeiramente com os times do grupo e depois com a outra chave, classificando os seis primeiros colocados de cada chave. Os 12 clubes que passaram foram: Atlético-MG, Santos, Internacional, Botafogo, São Paulo, Corinthians, Grêmio, Cruzeiro, Coritiba, América-RJ, Vasco e Palmeiras.
Esses 12 clubes foram divididos em três grupos, com quatro componentes cada e classificariam para a fase final apenas os três primeiros de cada fase, que participariam do triangular decisivo em apenas um turno. Atlético-MG, São Paulo e Botafogo conseguiram a classificação.
O primeiro jogo desse triangular foi disputado no dia 12 de dezembro de 1971. Atlético-MG x São Paulo, no Mineirão. Uma partida disputadíssima foi resolvida com o gol de Oldair aos 30 minutos do segundo tempo e o Galo vencia sua primeira partida.
A segunda partida foi entre São Paulo x Botafogo em um Morumbi com mais de 76.000 pessoas. O Botafogo até saiu na frente com Nei Oliveira, mas logo depois levou a virada e praticamente dava adeus a disputa pelo título. Os gols do São Paulo foram marcados por Forlan, dois de Terto e Toninho Guerreiro. São Paulo 4 x 1 Botafogo!
A última partida então foi disputada, no dia 17 de dezembro de 1971. Botafogo x Atlético-MG. O time carioca queria a sua pimeira vitória no quadrangular final, o que o credênciaria a disputar ainda o título, com poucas chances. E ao Galo restava ganhar ou empatar para ficar com o título. Em um jogo onde o Botafogo teve Carlos Roberto e Mura expulsos depois de já estarem perdendo por 1 x 0, gol marcado pelo Dario, no início do segundo tempo, o Atlético-MG acabou sagrando-se o primeiro Campeão Brasileiro.
O time base do Galo era de respeito e o técnico mais ainda. Renato; Humberto, Grapete, Vantuir e Oldair; Vanderlei e Humberto Ramos; Ronaldo, Lola, Dario e Tião. E o técnico era ninguém menos que Telê Santana. Dario foi o artilheiro da competição, marcando 20 gols.
A série B também foi disputada e vencida pelo Villa Nova-MG, mas ainda naquela época não havia previsões de acesso e descenso entre as respectivas divisões.
A maior curiosidade sobre esse campeonato foi que o primeiro jogador a marcar o primeiro gol dessa nova disputa foi um argentino, Héctor Scotta, no dia 7 de agosto daquele ano, ele era jogador do Grêmio. E um dos campeonatos mais competitivos do mundo estava nascendo. Parabéns ao Galo por essa primeira conquista!

Saudações alvinegras a todoos ;*

segunda-feira, 8 de março de 2010

A beleza dos estaduais em cheque


O "interessante" Campeonato Carioca teve ontem mais uma rodada de públicos quase irrelevantes. Nem o clássico Vovô deste final de semana conseguiu salvar. Foram apenas 17.554 presentes no Maracanã, comprovando ainda mais que os ingressos estão fazendo com que muitos torcedores desistam de assistir a uma partida, mesmo ela sendo clássico de muita tradição.
Imaginem então uma partida entre um time grande e um pequeno? Ontem em São Januário, por exemplo, foram 1.598 presentes para assistir a Vasco 1 x 0 Boavista. De fato os saudosos Campeonatos Estaduais estão perdendo cada vez mais a força que já tiveram.
No Rio de Janeiro, a diferença de qualidade dos times está pensando para esse público ser tão baixo. Os times pequenos não conseguem sequer ameçar a supremacia dos grandes, ao contrário até de outros campeonatos, como o Paulista, que surpresas estão acontecendo. Tirando em clássicos, no Carioca 2010, nenhum dos quatro grandes do Rio conseguiu perder, mesmo em alguns jogos não jogando bem e deixando espaços para os adversários, não conseguem ser batidos. Desanimador!
Mas o fato é que, pela terceira rodada da Taça Rio, o Fluminense mostrou um melhor futebol que o Botafogo e mereceu vencer. Não entrerei em detalhes sobre esta partida, mas está mais do que na hora do Botafogo acordar da ressaca pós Taça Guanabara. Foi sim um título muito importante, mas deixar de jogar por conta de já estar na final seria muita falta de seriedade. Hora de começar a jogar futebol na Taça Rio. Já o Fluminense vive um momento de afirmação. Cuca, pra variar, está conseguindo fazer o time jogar bem e conseguir vitórias importantes para a recuperação da "moral", perdida após a semi-final contra o Vasco. É o candidato melhor arrumado até agora, como também foi na Taça Guanabara.
O Vasco venceu sim, mas novamente não convenceu. Um frustrante 1 x 0 no Boavista, com gol de pênalti de Carlos Alberto. O que ficou claro foi a dependência desse time das jogadas do capitão e também a falta de laterais. Tem muito o que melhorar ainda. O Flamengo jogou no sábado e conseguiu uma boa vitória em cima do Resende fora de casa. 0 x 4, gols de Bruno Mezenga, Léo Moura, Vinícius Pacheco e Vágner Love. Nada de extrordinário, mas o time provou que não depende somente de Adriano, que aliás protagonizou mais um de seus escândalos extra-campo.
Pela lógica, Dunga não o levaria a Copa do Mundo, mas como no futebol não há lógica e ninguém entende cabeça de técnico não me surpreenderia se ele fosse convocado. Que fique bem claro, torço muito pela recuperação do Adriano, é um jogador de muita força e dedicação, só que tenho que ser realista. Seu passado na Seleção é muito bom, mas se for olhar isso o Ronaldo também teria que ser convocado. E hoje, o Imperador mal consegue tocar na bola quando está em campo pela Seleção. Se problemas extra-campos, oscilações em jogos e problemas físicos ( o Adriano está 8 quilos acima de seu peso ideal ) são as desculpas para o Ronaldinho Gaúcho não ser convocado, isso também teria que ser aplicado ao Imperador. Mas nem sempre é assim, vai entender!
Mesmo com a derrota do Botafogo para o Fluminense, os quatro grandes do Rio de Janeiro continuam na zona de classificação para as semi-finais. Enquanto que, no G-4 do Paulistão o Santo André, que foi rebaixado para a Série B do Brasileiro, está entre os quatro primeiros, que é completado por Santos, São Paulo e Corinthians. O Palmeiras está cada vez mais longe da zona de classificação, com o modesto 11º lugar, com um jogo a menos.
Semana que vem teremos mais um clássico na Taça Rio. Flamengo x Vasco. E outras rodadas secundárias. Botafogo x Olaria e América x Fluminense. É mesmo uma beleza esse Estadual. Haja paixão por futebol para conseguir acompanhar todos as partidas!

Saudações alvinegras a todoos ;*

quinta-feira, 4 de março de 2010

Dois times e realidades parecidas


Qual seria a motivação do Vasco para conseguir superar essa crise toda? Fatalmente não será o apoio da torcida. Desde a derrota para o Botafogo ficou claro que o time perdeu a cabeça e a torcida a paciência. Isso tudo é fruto do longo jejum de títulos importantes? De mais um vice campeonato? Ninguém pode precisar o que mais pesou para o Vasco. O certo é que o time não está jogando nada bem.
Nos três últimos jogos a torcida tem deixado o time na mão. Contra o Sousa-PB foram 593 pagantes em São Januário. Na partida seguinte, contra o Volta Redonda, foram 986 pagantes e ontem contra o Bangu, 932. Números considerados irrisórios para um time de tradição como o Vasco.
E o time sente. Mais um má atuação, porém a vitória veio. 2 x 0 contra o Bangu, gols de Dodô e Fernando. Para o time cruzmaltino, o que de bom aconteceu no jogo foi a quebra de jejum do atacante Dodô, que não marcava havia 1 mês. Mas o time realmente não jogou bem e contou com a ineficiência do ataque do Bangu para conseguir os três pontos.
E como desgraça pouca é bobagem, Nilton foi suspenso pelo TJD por 6 partidas e só poderá voltar na última rodada da Taça Rio. Além dele, Vagner Macini pegou 1 jogo de suspensão por invadir o campo na semi-final contra o Fluminense. Titi foi absolvido. Márcio Careca, expulso hoje, não poderá jogar a próxima partida. A vida do Vasco não está nada boa mesmo!

A vida não está nada boa para o Palmeiras também. O time não vinha tendo boas atuações desde o início da competição, e a goleada sofrida por 4 x 0 para o São Caetano foi o que bastou para tentarem mudar alguma coisa. E o que foi mudado? O técnico, como sempre. Murici caiu e por no mesmo dia contrataram o então técnico do Azulão, Antônio Carlos.
Em seu primeiro jogo, o time jogou com disposição e conseguiu uma bela vitória e pela Copa do Brasil conseguiu passar facilmente pelo Flamengo-PI. Robert que não vinha marcando, desencantou com o esquema montado pelo Zago. E quando tudo parecia estar voltando a normalidade no Palestra Itália, um jogo que poderia marcar a volta definitiva do Palmeiras à luta pelo G-4 do Paulista, pode ter acabado com as chances do time passar para as semi-finais.
Ontem no Palestra, vimos um time ser completamente dominado pelo Santo André em campo, com péssima atuais individuais. Armero completamente fora da partida. Diego Souza perdendo a cabeça, sendo expulso por falta infantil e saindo chingado de campo. E o que para mim foi pior, um dos maiores ídolos do Palmeiras, o goleiro Marcos, que não teve um boa apresentação ontem, e já está falando em se aposentar no final do ano.
Essa é a realidade de dois times grandes no Brasil. A maior diferença, sem dúvida alguma, é que o primeiro técnico do Verdão já caiu e Mancini ainda permanece intácto, talvez por conta de um início de ano animador. Mas de resto são realidades bem parecidas e nada legais para os torcedores. E muita coisa ainda vem por ai. A verdade é que nenhum dos dois times conseguiu convencer o torcedor a ir apoiar o time. Tudo bem que campeonatos estaduais não são um grande espetáculo ( tirando os clássicos ), mas a situação é delicada e deixar de apoiar pode acabar gerando piores momentos. E percebam, que no papel, nenhum dos dois times são ruins.
Está mais uma vez provado. O que ganha o jogo é o grupo. Palmeiras depende muito de Diego Souza e Cleiton Xavier e o Vasco de Carlos Alberto e Phelippe Coutinho. Beluzzo e Dinamite que se cuidem, ainda vem muitos protestos por ai!

Saudações alviengras a todoos ;*

terça-feira, 2 de março de 2010

A Seleção de Dunga


Não adianta falar nem criticar mais. Vai ser assim também na Copa do Mundo. O time é praticamente esse e ninguém fará o Dunga mudar de opinião. A Seleção Brasileira que sempre teve como característica principal o envolvimento do time adversário, terá que se contentar em utilizar de bolas aereas e contra-ataques para tentar "sobreviver" na competição mais importante para o futebol.
Mas o que esperar de uma equipe que só tem um meia de armação? O Kaká é sim um dos melhores do mundo, mas não dá só pra ele tentar resolver o problema. Ramires não aproveitou a chance que lhe foi concedida, pouco utilizou de sua qualidade técnica. Gilberto Silva, como sempre, é seguro, mas pouco aparece em um jogo. Felipe Mello é a maior incógnita para mim, mas não mostra muita segurança com a bola, sem contar o excesso de vontade que às vezes ele utiliza.
Kaká mesmo que apagado por alguns minutos conseguiu ser o mais lúcido dos meias. No ataque, Robinho, convivendo com seus altos e baixos, mas correspondendo na maioria das vezes e Adriano, que provou mais uma vez que está mal conseguindo render, mas mesmo assim vai a Copa. Vai entender a cabeça do Dunga!
Agora, a defesa é o que menos se pode contestar neste time. Lúcio e Juan fazem uma dupla de zaga e tanto. E o Júlio César está dispensando comentários. Não acredito até hoje que ele não foi considerado o melhor goleiro do mundo. Maicon, muito bem tanto na defesa, quanto para apoiar o ataque. E o Michel Bastos, não é um primor de lateral-esquerdo, mas conseguiu ser constante e não comprometeu.
A partida estava, no primeiro tempo, mais para a Irlanda do que para a gente. Mas o gol do Robinho, impedido, deu mais tranquilidade à Seleção. No segundo tempo, o time começou a jogar mais solto depois das alterações feitas por Dunga. Grafitte e Daniel Alves, nos lugares de Adriano e Ramires, respectivamente. Em sua primeira bola Daniel levou muito perigo ao gol de Given. Até que Robinho, depois de errar um gol incrível em uma bela jogada do Kaká, conseguiu marcar o segundo. Em bela tabela com Kaká e Grafitte, ele recebeu na frente do gol e não desperdiçou. Brasil 2 x 0 Irlanda!
Logo depois do gol ele foi substituído por Nilmar que também entrou bem na equipe. Bom, Daniel, Grafitte e Nilmar me agradaram muito. Aliás o Grafitte pelo menos conseguiu dominar a bola, chutar para o gol e dar passes decisivos viu Dunga? Mas claro, quem vai é o Adriano. Mesmo não jogando bem ele tem seu lugar garantido.
No fim, Lúcio deu lugar a Luisão que pouco conseguiu jogar, mas não comprometeu. E também tirou Maicon para a entrada de Carlos Eduardo, que não deverá ir para a Copa da África, mas é garoto ainda e tem muito potêncial.
O técnico da Seleção Brasileira só divulgará a lista oficial em maio. Até lá, muita coisa pode acontecer sim. Mas duvido em algo muito extraodinário. E isso incluiria o Ronaldinho Gaúcho. Em sua última entrevista, Dunga praticamente fechou as portas para o meia. Há quem diga que pode ser um blefe dele, mas esse não é o estilo do "professor".
O certo é que sem outro meia de armação a não ser o Kaká, Daniel Alves teria que ocupar a vaga de titular. Ele sai muito mais para o jogo do que o Ramires. No mais, é esse ai o time que vai ( com a volta de Luís Fabiano, claro ), a menos que algo de extraordinário aconteça. Esperamos que o Dunga saiba muito bem o que está fazendo.

Saudações alvinegras a todoos ;*

O chapéu e sua repercursão


"Estão colocando o Neymar como um craque, um fenômeno. Acredito que o Paulo Henrique Ganso seja melhor que ele, muito melhor, pela qualidade. Ele é quem dita o ritmo do jogo do Santos. É difícil encontrar um meia como ele no Brasil. Tanto é que o Neymar pipocou nas finais do Paulista do ano passado, não demonstrou nada. Se você pegar um jogo do Santos, vai ver que o Neymar dá opção apenas na correria e não com dribles. Para ser um grande jogador, o Neymar precisa de títulos. E, pelo que sei, ele não tem nem na base do Santos". Essa foi uma parte da declaração de Chicão após o belo chapéu que levou de Neymar no clássico de domingo.
Não sou santista, mas não poderia deixar escapar uma situação dessas. A "graçinha" de Neymar pode ter sido até abusada, mas isso não justifica tentar desqualificar o garoto simplesmente porque ele ainda não conseguiu algum título.
O "menino da vila" ainda tem 18 anos, e subiu aos profissionais o ano passado. Ele não ter nenhum título nem na base, não pode ser colocado como culpa dele. Um time é composto por 11 jogadores e não somente por 1 ou 2. O ano passado ele entrou em um momento que o Santos já não estava muito bem e conseguiu pontos importantes para o time não ser rebaixado, não só com gols, mas também com passes muitos bons.
A seriedade do Neymar pode ser contestada neste lance em cima do chicão, porém não no jogo inteiro. Ele jogou muito bem, juntamente com o Marquinhos, Paulo Henrique Ganso e André e conseguiu ser o destaque nos melhores momentos do Santos na partida. O Ganso dita sim o ritmo de jogo do time. Porém não é esse o papel dele em campo? Ele não é o meia de armação da equipe? O Neymar foi escalado como segundo atacante, em uma posição parecida com a do Robinho na Seleção Brasileira.
O fato é que, tirando o lance abusado do Neymar ( que até ele admitiu ter exagerado ), o Santos mandou e desmandou na partida e a defesa do Corinthians não conseguia parar os meninos, a não ser com faltas. Um puxão de orelha, eu tenho certeza que ele recebeu e já basta. O que ele fez não pode ter a mesma repercusão de um carrinho violento.
O que esses garotos estão fazendo chama-se FUTEBOL. A essência do esporte mais querido no Brasil é essa, jogar conforme seu talento. Admiro muito o futebol do Chicão, mas um zagueiro do nível dele não pode deixar de admitir que o Neymar joga um belo futebol. Não foi nada legal essa declaração e muito menos o empurrão que ele deu depois. O juíz agiu corretamente dando o amarelo para os dois.
O Santos está sim jogando o futebol mais bonito no Brasil. Percebam, me referi ao mais bonito e não ao mais objetivo. Ganso, Neymar, Robinho e André na frente parecem que jogam como música. Quando querem ser objetivos, conseguem e depois gastam o resto do tempo de jogo mostrando o que todos gostam de ver: um futebol leve e empolgante.
Se será campeão eu não sei. Mas coibir esses jogadores de fazerem o que deveria ser a essência do futebol é a mesma coisa do que impedir que o Garrincha, Pelé e tantos outros também fizessem. Ou ninguém lembra do tanto que os zagueiros tentavam fazer com Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Nilmar, Pato? Então, vamos deixar isso de lado e apreciar o bom futebol exibido por esse time!

Saudações alvinegras a todoos ;*