sexta-feira, 30 de abril de 2010

Minhas impressões sobre a Copa do Brasil

A Copa do Brasil já está em sua fase de quartas de final, com um quadro bem interessante. Os confrontos entre os times que tem possibilidades de ganhar esse título estão ficando cada vez mais emocionantes.
O primeiro deles, foi disputado no Mineirão, quarta. Atlético-MG x Santos reproduziram um futebol envolvente, cada hora para um lado. Para quem achava que iria ser fácil para o time de Dorival Júnior se enganou e muito. A derrota do time paulista mostrou muito bem que o Santos não é imbatível, mas que todos os jogadores tem que se esforçar ao máximo nos 90 minutos de jogo.
Mas os dois gols tomados pelo time do Galo poderão lhe fazer falta na Vila. Destaque para a grande partida feita por Diego Tardelli, que marcou os três gols do Atlético. Robinho e Edu Dracena diminuiram a vantagem do time mineiro, que pode empatar que se classifica. Ao Santos basta acertar o setor defensivo e deixar os garotos resolverem lá na frente. O Galo, do calibrado Luxemburgo, terá que jogar com inteligência e sem rucuar muito, porque contra os "meninos" isso pode não dá muito certo!
A outra partida disputada na quarta-feira, colocou frente a frente Vitória x Vasco. E com merecimento, o time baiano venceu por 2 x 0, no Barradão e terá um folga maior para a partida em São Januário. Não é um resultado impossível de ser revertido, porém, do jeito que o time da Colina está jogando, não confio muito em sua classificação não. Até porque, perderam para um time que não era nem o principal do Vitória ( estava sem 4 titulares ). Gaúcho errou gritantemente nas substituições e terá muito trabalho para poder arrumar o time. Mas, se eu fosse o Vasco, começaria a pensar é no Campeonato Brasileiro, que se continuar assim poderá ser desastroso. No Vitória, só alegria ainda. O tetra do Campeonato Baiano está próximo e a classificação para a próxima fase também ( será? ).
No Palestra Itália ontem mais uma partida. Palmeiras x Atlético-GO se enfrentaram. O primeiro precisando urgentemente de uma atuação convincente. O segundo, que está só alegria com as constantes goleadas e com o título do Goiano próximo. Partida polêmica principalmente para Diego Souza, que se desentendeu com uma parte da torcida. E o gol de pênalti no último minuto de jogo, feito por Cleiton Xavier, aninou um pouco os palmeirenses. Mas nada de comemorações. O time do Verdão está longe de ser o ideal e o Zago não trabalhou um dia sem pressão ali. Vamos ver no que vai dar. Mas o Atlético-GO, no momento, está conseguindo ser "mais time".
No Maracanã, mais um clássico. Fluminense x Grêmio. No lado do tricolor carioca, era estreia de Muricy Ramalho e a chance do time superar a saída de Cuca e a eliminação da Taça Rio. No lado do tricolor gaúcho, o clima era bem mais tranquilo. A vitória no primeiro jogo da final do Gauchão sobre o Inter deu tranquilidade ao ainda contestado Silas. Venceu a "tranquilidade" do Grêmio. De virada, 2 x 3 e mais incertezas nas Laranjeiras. André Lima e Equi Gonzales marcaram para o Flu. E com dois de Douglas e um de Jonas, o Grêmio deu um salto importante, mesmo porque o time estava com um a menos em campo por conta da expulsão de Rodrigo. A próxima partida será no Olímpico, onde é muito complicado qualquer time vencer o Grêmio lá.
A torcida do Fluminense terá que ter paciência. Muricy nunca treinou um time Carioca e a diferença é real. Mas continuo não entendendo qual foi o motivo verdadeiro da demissão de Cuca, que bem ou mal tinha o time nas mãos. Acredito que a Copa do Brasil já era, e é pensar no Brasileirão, porque lá sim o Muricy sabe trabalhar como ninguém!

Saudações alvinegras a todoos ;*

Primeiros jogos das oitavas da Libertadores

Os primeiros jogos pelas oitavas da Libertadores começaram a serem disputados quarta-feira. O tão aguardado jogo entre Flamengo x Corinthians foi disputado no Maracanã e o que vimos foi mais um polo aquático do que futebol. A chuva prejudicou absurdamente o andamento da partida e nenhum dos dois times puderam mostrar a qualidade desse clássico tão esperado. O Flamengo venceu por 1 x 0, gol de Adriano de pênalti e precisa apenas segurar um empate no jogo de volta. Já o Corinthians vai precisar de muito mais do que isso. Precisará mostrar que exite uma qualidade bem melhor do que a demostrada quarta-feira e vencer por dois gols de diferença. Como a torcida rubro-negra fez a diferença no Maraca, a Fiel torcida do Timão terá que fazer em São Paulo semana que vem.
O Universidad de Chile confirmou ontem a sua superioridade sobre o Alianza Lima e está a poucos passos da classificação. O resultado de 0 x 1, fora de casa, lhe dará uma melhor tranquilidade para o jogo de volta, onde já não haveria assim tanta dificuldade, imagine agora.
A partida que mais me impressionou quanto ao rescultado foi a Chivas 3 x 0 Velez. O time argentino foi o melhor do grupo do Cruzeiro, e logo no primeiro jogo do mata-mata cai dessa forma para um time mexicano. Isso que é surpresa! Mas o fato é que ficou muito complicado e vão ter que se superar na Argentina para conseguirem a classificação, mas superação argentina não é nada anormal, vamos aguardar. Ainda aposto no Velez.
Na partida entre Once Caldas x Libertad, o que mais impressionou nas duas equipes foi a forte marcação. O 0 x 0 foi então o retrato perfeito de dois times que apostam no erro um do outro para passarem à próxima fase. Não acredito que vão muito longe, como já disse. Mas como o segundo jogo é no Paraguai, eu continuo apostando no Libertad.
O atual campeão da Libertadores também deverá ter uma vida mais tranquila nessa classificação. Pelo menos trouxe uma boa vantagem para a decisão na Argentina, ao contrário do Velez. O time do San Luiz é bem franquinho e não deve resistir muito tempo, como não conseguiu em sua própria casa, perdendo por 0 x 1.
O São Paulo não teve vida fácil. Como eu já esperava a retranca do Universitário foi forte e contou com um descontrole de Richarlyson para que a vida do tricolor se complicasse mais. Um 0 x 0 que não deve deixar o São Paulo de fora não. O tricolor é muito mais time e continuo apostando nisso. Mas tem que conter além da fúria de seus jogadores, a pressão que vão receber da torcida se o gol não sair ainda no primeiro tempo e a ansiedade. Se não conseguirem passar, complica para Ricardo Gomes, que não é unanimidade.
Sinceramente achei que o Nacional-URU fosse mais perigoso. O Cruzeiro vai conseguir mais fácil a classificação do que eu imaginei. Só se um milagre acontecer no segundo jogo que o time uruguaio vai conseguir superar o, hoje, bem montado time celeste. Se o Thiago Ribeiro continuar do jeito que está não tem para ninguém mesmo não. Mais confiante ainda aposto que o Cruzeiro passa.
Juntamente com o Velez, o Internacional foi minha surpresa negativa. Conseguir a proeza de levar três gols do Banfield não é para qualquer um não. Ok, colorados. O fraquíssimo trio de arbitragem não ajudou muito, mas o time do Inter deixou muitos espaços na defesa por querer resolver a partida rápido. A expulsão de Kléber foi exagerada e complicou de vez. Mas o golzinho marcado fora de casa pode ser o diferêncial. Fossati errou na escalação do time, tanto no GreNal quanto neste jogo. Abre o olho Fossati!

Saudações alvinegras a todoos ;*

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Herrera neles

É impossível não se emocionar e comentar as atuações desse atacante. Depois de uma contestada temporada no Grêmio, chegou ao Botafogo com desconfiança. Que ele era um bom atacante ninguém duvidava, mas daria certo aqui? Ninguém poderia ter certeza. Foi uma aposta da diretoria. E que bela aposta!
Os números do atacante são muito bons. Foram 12 gols marcados com a camisa do Botafogo até agora. No primeiro jogo do ano, contra o Macaé, lá em Campos, ele fez o nosso primeiro gol do ano, no maior estilo Loco Abreu, Macaé 2 x 3 Botafogo.
Logo depois, na partida contra o Vasco, foi um dos poucos jogadores que sairam sem serem vaiados de campo. Motivo? Mesmo estando 6 x 0 pro time lá da colina, ele disputava cada bola como se o time pudesse reverter o placar a qualquer momento. Deu gosto de ver, apesar do fatídico placar.
Na partida contra o Tigres, marcou um gol importantíssimo na nossa vitória por 2 x 1, enquanto o Botafogo estava pressionado pela torcida. Contra o Duque de Caxias, fez os dois gols do alvinegro, na vitória por 2 x 1, de pênalti ambos. Contra o Fluminense, na Taça Rio, fez o gol que abriu o placar da partida, que seria vencida pelo tricolor. Contra o Santinha, fora de casa, fez o nosso gol da vitória por 0 x 1.
No insistente empate 2 x 2 contra o Flamengo, fez os dois gols do time. Na vergonhosa derrota para o Santa Cruz no Engenhão ( 2 x 3 ), fez os dois gols do time, sendo que o segundo foi belíssimo. Na final contra o Flamengo, abriu o caminho para a nossa conquista ( 2 x 1 ) e no amistoso contra o Corinthians, fez o terceiro gol da vitória por 3 x 1.
Ok. Perdeu muitos dos gols também, mas a sua entrega dentro de campo faz dele muito querido pela torcida. A prova disso foi o amistoso de domingo contra o Timão. Era um amistoso, que servia para entregar as faixas de Campeão Carioca, e lá estava o Herrera conrrendo para todo lado, como se aquele jogo valesse mesmo algum campeonato. Com ele em campo, não há bola perdida!
Sua importância tática no time é incontestável. Na formação natural com Loco Abreu, ele abre para todos os lados do campo, para dar mais opções ao ataque e confundir ainda mais a defesa adversária. Porém, quando entra o Caio, ele é centralizado, quase como meia, fazendo muitas vezes a função que pertenceria ao Lucio Flavio. Consegue ir muito bem. Basta ver que, muitos gols, principalmente do garoto Caio, saem de jogadas começadas por ele, ou passes do próprio.
Todas as vezes que o time fica com um jogador a menos, ele fica solitário lá na frente ( já que sempre Loco Abreu que sai ), e ainda volta para marcar. Aliás, esse tem sido o grande trunfo de Joel Santana, já que o time mais se defende do que ataca. Não é só o Herrera que sempre volta para marcar. Todos os jogadores lá da frente voltam e saem em velocidade.
Os gols são fruto, muitas vezes, de sua insistência em campo. E isso todos podem ter certeza que contagiou o time. A notícia de sua possível saída para o futebol da Coreia do Sul tem que ser tratada pela diretoria com delicadeza. Tirar uma das grandes personalidades do time pode não ser uma boa ideia. E não é. Ele não sente um momento de pressão, como acontece também com Abreu, e parece que foi somando esse ataque a um excelente goleiro, que foi criado o diferencial do Botafogo esse ano.
Sobre a bandeira argentina que estava na arquibancada na final do Carioca ele disse: "Fiquei muito emocionado quando vi uma bandeira da Argentina no meio da torcida. Quase fui às lágrimas. Essa homenagem prova que qualquer coisa pode ficar além desta rivalidade". E fica mesmo.
Como já disse, ele conseguiu em pouco tempo, o que muitos dentro do grupo ainda não conseguiram: respeito e admiração da torcida. Sem status algum de ídolo, chegou e vai conquistando seu espaço timidamente. Seu desejo de continuar o trabalho aqui em General Severiano é aberto. E certamente não só dele...

Saudações alvinegras a todoos ;*

terça-feira, 27 de abril de 2010

Parabéns Campeão!

Todos já sabem o que aconteceu naquele dia 18 de abril de 2010, no Maracanã, não precisarei entrar em mais detalhes sobre aquele jogo, que teve como personagens principais Jefferson, Herrera e Loco Abreu pelo lado alvinegro e Bruno e Adriano pelo rubro-negro.
Foi memorável o que o Botafogo conseguiu neste Campeonato Carioca. Venceu quem deveria mesmo vencer. Quem respeitou e respeita o Campeonato Estadual não é de hoje. Mas, acima de tudo, venceu quem queria vencer.
É chato assistir-mos a maioria dos jogos entre Grandes x Pequenos? Claro que é. Só é considerado uma boa partida quando existem clássicos e olhe lá. Esse ano não foi diferente. Mas menosprezar para que? O Campeonato ainda existe e vai existir. A supremacia do Botafogo é impressionante. É melhor até que a do Flamengo, que tinha vencido 2007, 2008 e 2009. Chegar a todas as finais desde 2006 não é para qualquer um. Por mais que não tenha ganhado, oras por próprio descuido, mas na maioria das vezes por erros cruciais de arbitragem, ele foi o time que pouco decepcionou.
Enquanto tinhamos um Fluminense, por muito tempo considerado um time imbatível e um Vasco em situação um pouco complicada, um confronto Botafogo x Flamengo parecia ganhar corpo no Rio de Janeiro. Muitos se perguntam o porque do time do Botafogo ser considerado então a quarta força do Rio. Pela quatidade de títulos? Pode até ser. Mas nestes últimos 5 anos não podemos colocar desta maneira. Seria injusto.
Em 2006 a supremacia do Botafogo ficou estampada. Na Taça Guanabara foi o único grande do Rio a chegar, superando o América na final. Na Taça Rio, tiraram o pé, e ela foi vencida pelo Madureira, em mais um quadrangular em que não havia nenhum grande disputando. Na final, o Botafogo superou o time do Madureira nos dois jogos ( 2 x 0 e 1 x 3 ).
Em 2007, mais uma vez o Botafogo estava presente nas finais. Na Taça Guanabara não chegaram nem no quadrangular final, que foi vencido pelo Flamengo, derrotando o Madureira. Na Taça Rio, o Botafogo superou o Cabofriense em dois jogos ( 2 x 2 e 3 x 1 ). Na final do Carioca foram dois jogos, ambos acabaram em 2 x 2, e na loteria chamada pênalti, o Flamengo acabou vencendo por 4 x 2. O árbitro Djalma Beltrami foi muito criticado, principalmente pela expulsão de Dodô no fim da partida, quando ele iria marcar um gol legítimo.
Em 2008, o Botafogo chegou à final da Taça Guanabara contra o Flamengo, depois de superar o Fluminense por 2 x 0, mas acabou derrotado por 2 x 1. Não se dando por vencido, ganhou do próprio Flamengo na semi-final da Taça Rio, e na final superou o Fluminense novamente, com um gol tirado da cartola no fim por Renato Silva. Já estava o Botafogo x Flamengo de novo na final. Dois jogos, o time rubro-negro venceu os dois ( 1 x 0 e 1 x 3 ) e foi campeão.
Em 2009, lá estava o alvinegro de novo nas finais. Incontestáveis. Na Taça Guanabara, o Botafogo superou nas semi-finais, novamente o Fluminense por 1 x 0 e na final a vitória foi em cima do Resende por 3 x 0. Na semi-final da Taça Rio, o Botafogo venceu o Vasco por 4 x 0 e chegou à final, podendo vencer os dois turnos. Perdeu por 1 x 0 e houveram os dois jogos finais. O bendito placar de 2 x 2 foi mantindo em ambos, e mais uma vez, nos pênaltis, o Flamengo conquistou o tri.
Não entrei muito em detalhes sobre erros cruciais de arbitragem, mas o fato é que o Botafogo deixou de ser a quarta força do Rio a muito tempo. Fluminense e Vasco quando chegam em decisões, nos últimos 5 anos, não conseguem nos superar e isso foi comprovado ainda mais este ano. Já o Flamengo, se é que pode ser considerado a primeira força, não conseguiu chegar em tantas finais como o Botafogo.
Este ano ficou mais evidente de como a Estrela brilha mais em jogos decisivos, mesmo não tendo jogadores qualificados. Nos jogos que não valiam muito, perdemos antologicamente para o Vasco. Perdemos para o Fluminense de virada por 2 x 1 e empatamos com o Flamengo em 2 x 2 ( nunca vi um placar se repetir tanto ). Mas quando chegava nas fases decisivas só dava Botafogo. Na semi-final da Taça Guanabara superamos o Flamengo por 2 x 1, gol inesquecível do iluminado Caio no fim. E na final superamos o badalado Vasco, aquele mesmo que havia nos goleado, por 2 x 0.
Já na Taça Rio, o Botafogo superou o Fluminense na semi-final, com um gol do Talismã e chegando a mais uma final onde poderia quebrar duas escritas de uma só vez não decepcionou. A primeira era a de superar o eterno rival Flamengo e a segunda era de conseguir ganhar os dois turnos, situação que não acontecia desde 1998. Com atuações memoráveis de todos os jogadores, Jefferson, Herrera e Loco Abreu se destacaram idividualmente. Herrera por fazer o primeiro dos gols. Loco Abreu por bater um pênalti histórico no Maracanã, deixando o Bruno literalmente no chão, olhando a bola entrar. E Jefferson que além de aparecer salvando nos momentos críticos da partida, ainda segurou um pênalti do tal "Imperador", quando o resultado caminhava para o insistente 2 x 2.
Ou seja, engana-se quem diz que o Botafogo é a quarta força do Rio. Engana-se mais ainda quem consegue menosprezar a grandeza de um clube tão peculiar. E como disse em um belo texto de Nilton Moreira Coutinho, publicado no blog Mundo Botafogo/Estrela Solitária, o Botafogo de Futebol e Regatas não precisa de títulos para provar a sua grandeza e a de sua torcida. Os títulos vêem sim e são muito bem comemorados, mas ninguém precisa provar nada disso contando vantagem. Não somos "a maioria" em quantidade, mas sim em qualidade. Disso ninguém duvida.
Ser botafoguense é uma virtude, que todo ser humano pode ter, mas que poucos conseguem ao longo da vida. Os que são, são mesmo, não ficam em cima do muro. E mais do que isso, tem ORGULHO de serem BOTAFOGUENSES. Parabéns meu Botafogo!

Saudações alvinegras a todoos ;*

sexta-feira, 23 de abril de 2010

E o mata-mata vem ai...

A fase de grupos da Libertadores terminou ontem e com ela foram embora alguns times que até agora não sei como conseguiram estar lá. É impressionante a falta de estrutura destes.
Então, vamos embora que as oitavas de final está ai. E o mais importante, os confrontos já estão definidos.
A partida que vai mais chamar a atenção será essa definida na foto acima. Corinthians x Flamengo. Afirmação x Desconfiança. Melhor campanha x A pior delas. Mas tudo pode acontecer, afinal o futebol não é uma ciência exata. E vai que alguém consegue mesmo arrumar o Flamengo, tudo pode acontecer. Mesmo com isso, aposto no Corinthians.
Universidad de Chile x Alianza Lima. O Universidad foi o primeiro colocado do grupo do Flamengo, já o Alianza perdeu a primeira colocação do seu grupo ao ser vencido pelo Estudiantes na última rodada. São diferentes estilos de jogo. Aposto no Universidad por acha-lo mais consistente.
Velez x Chivas. O Velez se classificou como primeiro colocado do grupo do Cruzeiro. Já o Chivas entrou na competição agora nas oitavas, por conta da gripe suína o ano passado. Mas é claro a superioridade do futebol do Velez em relação ao deles. Por isso aposto no time argentino.
Libertad x Once Caldas. O primeiro saiu da fase de grupos sem perder um jogo sequer. Já o segundo, perdeu o último para o São Paulo e consequentemente a primeira colocação de seu grupo. Não são times excepicionais, e não vão muito longe na competição. Mas neste confonto dá Libertad.
Estudiantes x San Luís. Mais um confronto entre argentinos e mexicanos. A tarefa de San Luís e Chivas não será fácil. Vou mais pela confiança no atual campeão da Libertadores do que qualquer outra coisa. O Estudiantes é um time consitente e que está crescendo na competição. Olho em Veron e Cia. Dá Estudiantes.
Internacional x Banfield. Se a melhora confirmada no jogo de ontem continuar, o Inter dará um passeio neste time, que está longe de ser muito bom. É uma das minhas surpresas ele ter conseguido passar. Que falta faz um Boca e um River na Libertadores hein? Dá Internacional, claro.
São Paulo x Universitário. O time brasileiro ainda busca uma melhor afirmação, mas mesmo assim terminou a fase de grupos com a segunda melhor campanha. Já o Univerisitário não perdeu nenhuma partida até agora, foram duas vitórias e quatro empates. Não vai ser tão fácil assim para o São Paulo não. Ricardo Gomes terá que vencer a retranca certa do outro time. Mas dá São Paulo pela diferença de qualidade no ataque.
Nacional-URU x Cruzeiro. Também não será moleza para o Cruzeiro não. As duas equipes tiveram campanhas parecidas na fase de grupos e como o Flamengo, o Cruzeiro não terá a vantagem de fazer o último jogo em casa. O Nacional é um time injuado. E o Cruzeiro terá que superar o futebol apresentado na primeira fase para vencer. Como boa brasileira, dá Cruzeiro. Mas é bom ficar de olho!
Esses são os meus palpites e minhas análises sobre os times que passaram. Que começe então as melhores fases da Libertadores, mata-mata. Quem serão, para vocês os classificados?

Saudações alvinegras a todoos ;*

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Vai msm valer a pena?

"O Fluminense não foi nem um pouco correto em decretar a saída de Cuca do Fluminense." Em coro com a maioria dos entendidos do esporte mais praticado no Brasil, eu também disse essa frase.
E realmente não foi. Tirar um técnico por não conseguir ganhar nenhum turno do estadual é dose. Se forem mesmo pensar assim, muitos cairiam. Sendo que, na primeira semi-final, contra o Vasco ( time que vinha sendo apontado como o ganhador daquela Taça Guanabara ) o Fluminense jogou melhor, e perdeu nos pênaltis, que é uma aberta loteria.
Na semi-final da Taça Rio, contra o Botafogo, também jogou bem e foi derrotado em um simples detalhe. Não pensem vocês que esse detalhe foi o gol irregular de Caio, porque não foi somente isso. Não é da personalidade de Cuca mandar o time recuar, mesmo ganhando e foi exatamente o que o tricolor carioca fez. Recuou e perdeu, como Diguinho disse para o Campeão da Taça Guanabara. A frase do treinador ao final desta partida foi: "o Botafogo mereceu" e até ali, a pressão interna no time ainda não havia sido totalmente relatada.
Claro, que já havia especulações sobre uma possível saída do treinador, mas eu como a maioria das pessoas, não imaginaria que haveria tanta ingratidão por parte da diretoria ( pode ter sido exagerada a palavra, mas não há outra qualificação a dar ).
Seu aproveitamento, de quase 70%, no comando da equipe lhe asseguraria no cargo certo? Nada disso. Resolveram ignorar e deixar de lado tudo o que ele fez para tentar contratar um novo técnico ( leia-se Muricy Ramalho ). Só para se ter uma ideia do tamanho do aproveitamento do treinador, a campanha do Flamengo no Campeonato Brasileiro do ano passado não conseguiu atingir esse número, foi 58%.
Desempenho de Cuca: 46 jogos, 28 vitórias, 12 empates e 6 derrotas. Isso mesmo. Ele saiu do comando da equipe carioca com apenas SEIS derrotas. Parece brincadeira. E os jogadores e a maior parte da torcida queria que fosse. Os jogadores mostraram também um apoio incondicional ao técnico. O porta-voz, Fred, declarou inúmeras vezes que não queriam ver Cuca fora dali. De nada adiantou.
Muitos insistem em dizer que o referido técnico é azarado, que não consegue ganhar quando chega e muitos outros clichês do futebol. Mas vamos analizar, que culpa ele teve de, nos jogos decisivos que ele teve a frente do clube, jogadores importantes como o Conca desaparecerem durante a partida? O Fluminense deixou o Maicon( um dos principais jogadores do time ) ir embora no meio da reação tricolor, me respondam, que culpa ele tem?
O pior, e o que mais me impressiou foi, todo mundo saber antes do técnico, que ele havia sido demitido. Nesse caso vou me referir ao que acontece no Flu atualmente, mas que fique bem claro que dirigentes amadores existem em todos os clubes, e nos cariocas então tem aparecido com certa frequencia. É muita falta de seriedade uma notícia importante dessas vazar tão facilmente. É desrespeitoso com o treinador, que fez muito ao Fluminense ( não vou ficar relatando aqui porque todo mundo já sabe de sua trajetória ).
Não vou entrar em discussão se vai dar certo ou não o trabalho de Muricy a frente do Flu, principalmente porque não gosto fazer julgamentos prévios de um trabalho que eu ainda nem vi e nem sei se vai se concretizar, haja vista que ele ainda nem assinou. Mas sinceramente não sei se isso poderá gerar bons frutos. Muricy é um belo técnico, isso ninguém duvida, mas seus três títulos conquistados com o São Paulo foram porque o tricolor paulista tinha estrutura o suficiente para montar um time com a cara dele. E o Fluminense de hoje tem mesmo "a cara dele"? Não. E está longe de estar. Então, se ele vier mesmo, ou ele muda, ou quem terá que mudar é o Fluminense. Caso contrário, a instituição poderá pagar pelo erro dos que tiraram Cuca dali!
Da torcida do Fluminense, tenho certeza que levará uma boa lembrança e não é do perfil dele ficar chateado com isso. A torcida também levará ótimas lembranças dele, porque afinal, não é todo dia que um treinador aceita pegar uma equipe com 98% de ser rebaixada e consegue, além do não decenso, a recuperação da confiança dos tricolores em relação ao futebol. Issisto em dizer, é um dos poucos treinadores que hoje sabem conduzir um time. É uma pena que os dirigentes não tenham levado nada disso em consideração!

Saudações alvinegras a todoos ;*

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Até quando?

É inevitável não tocar nesse assunto. Não que isso seja agradável. Passa muito longe disto. Porém, ontem, a vitória que marca ( quem sabe.. ) uma boa arrancada do time do Palmeiras, foi encoberta por situações que aconteceram durante a partida, envolvendo o zagueiro palmeirense Danilo, e o zagueiro do Atlético-PR, Manuel.
A partida já estava 1 x 0 para o Verdão, um belo gol de Robert diga-se de passagem, quando em um escanteio, Manuel dá uma cabeçada no zagueiro do Palmeiras. Depois disso, Danilo deu-lhe uma cusparada e o chamou de "Macaco". Após esse lance ainda o jogador do Atlético-PR, deu um pisão em Danilo, depois de uma falta.
Após essa sequencia de maus exemplos, fica a pergunta: o que será feito com os dois?
Os dois sim, porque ambos tiveram culpa no que aconteceu. Porém, a ofensa proferida pelo jogador do Palmeiras terá maior repercusão. E sabem por que? É inadimissível hoje, no Brasil, após anos de luta contra esse tipo de crime, em um esporte coletivo e globalizado, um jogador ofender dessa maneira uma outra pessoa.
Mesmo que a justificativa de Danilo seja que estava de cabeça quente, ou mesmo que havia sido agredido antes, nada vai apagar a qualidade do crime que ele tenha cometido. Não que o zagueiro do Furação também não tenha que ser punido, longe disso. Ele também teve sua parcela de culpa nessa história, como já disse antes, porém a sua punição será desportiva, e como é "normal" situações quentes durante o jogo, pode ser que não pegue uma punição tão grande.
Já a situação do bom zagueiro do Palmeiras fica muito mais complicada. Racismo é crime. E além de ter que pagar por esse péssimo exemplo na justiça comum, será para sempre marcado por isso. O seu próprio técnico sabe muito bem o que é conviver com essa marca desastrosa na carreira.
Portanto, digo sempre e repito. É lamentável que esse tipo de situação ainda aconteça no Brasil, e ainda em um esporte tão difundido como o futebol. Mas não se pode também generalizar como muito ainda estão fazendo. São situações a parte que envergonham a qualquer pessoa séria que trabalha com esse esporte.
Mas acreditem, o futebol é muito maior do que situações constrangedoras como essas que aconteceram ontem no Palestra Itália...

Saudações alvinegras a todoos ;*

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Campeão invicto

Neste ano atingimos a incrível marca de 94 clubes disputando o Campeonato Brasileiro. Foram eles: Guará-DF, Chapecoense, Sport, Rio Negro-AM, Avaí, Nacional-AM, Tiradentes-PI, Colatina-ES, Operário-PR, América-RN, Piauí, Ríver-PI, Fast Club, Sampaio Corrêa, Confiança, Fortaleza, Remo, Paysandu, Rio Branco-ES, Potiguar-RN, Goiânia, Brasília, Moto Clube, Tuna Luso-PA, Novo Hamburgo, Ferroviário, Fluminense-BA, CRB, Itabuna, Caxias, Itumbiara, Criciúma, Atlético-GO, Treze-PB, Sergipe, Juventude, Goytacaz, Americano, XV de Jaú, Francana, Internacional-SP, Botafogo, ABC, Fluminense, Bahia, Itabaiana, Gama, Náutico, Figueirense, Ceará, Mixto-MT, Anapolina, São Paulo-RS, Central, Asa-AL, Dom Bosco, Botafogo-PB, Comercial-MS, Leônico-BA, Operário-MT, Santa Cruz, Villa Nova-MG, Brasil de Pelotas, Colorado-PR, Caldense, Joinville, Grêmio Maringá, Campo Grande-RJ, Maranhão, CSA, Campinense, América-RJ, Grêmio, Vila Nova-GO, América-MG, Londrina, Desportiva-ES, Uberaba, Guarani, Comercial-SP, São Bento, XV de Piracicaba, Flamengo, Atlético-PR, Atlético-MG, Uberlândia, Vitória, Goiás, Cruzeiro, Operário-MS, Palmeiras, Coritiba, Vasco e Internacional.
O regulamento oficial previa que os clubes que disputariam o Torneio Rio-São Paulo, que não foi realizado, só entrariam na segunda fase. Porém alguns clubes paulistas pletearam, para tentarem entrar na terceira fase, o que não foi possível, ficando Santos, Corinthians, São Paulo e Portuguesa de fora deste campeonato.
Na primeira fase, 80 times são divididos em 8 grupos. Sendo que, os os grupos G e H são os mais fortes, classificando oito time deles. Os demais grupos (A, B, C, D, E e F), classificam-se somente os 4 primeiros, mais os quatro melhores entre os não classificados em seus grupos. Foram eles: Londrina, Colorado-PR, Anapolina, Joinville, Grêmio Maringá, Desportiva-ES, Brasil de Pelotas, Caldense, São Paulo-RS, Gama, Mixto-MT, Comercial-MS, Operário-MT, América-MG, Campo Grande-RJ, Villa Nova-MG, Campinense, Botafogo-PB, Maranhão, Uberaba, Central-PE, Uberlândia, Náutico, CSA, Asa-AL, Itabaiana, Leônico-BA, ABC, Internacional, América-RJ, Operário-MS, Grêmio, Santa Cruz, Atlético-PR, Figueirense, Coritiba, Cruzeiro, Vila Nova-GO, Goiás, Atlético-MG, Dom Bosco, Ceará, Vitória e Bahia.
Na segunda fase, 6 times do Rio e 6 de São Paulo foram acrescidos, dando um total de 56 times nesta fase. Eles foram divididos em 7 grupos com 8 times em cada. Classificavam-se para a terceira fase os dois primeiros de cada grupo. Coritiba, Atlético-MG, Operário-MS, São Bento, Internacional, Atlético-PR, Flamengo, XV de Piracicaba, Vasco, Goiás, Vitória, Uberlândia, Cruzeiro e Comercial-SP foram os classificados.
Na terceira fase, além dos 14 classificados, Guarani e Palmeiras entraram na competição, por terem sido o primeiro e o segundo colocados no ano anterior. Os 16 clubes foram divididos em 4 grupos com 4 integrantes cada. Classificava o campeão de cada grupo. Coritiba, Palmeiras, Internacional e Vasco foram para as semi-finais.
Na primeira semi-final, Coritiba e Vasco empataram em 1 x 1, no Couto Pereira, gols de Catinha para o Vasco e Luís Freire para o Coxa. E a vaga foi decidida no Maracanã. Vasco 2 x 1 Coritiba, gols de Paulinho e Roberto Dinamite para o Vasco e Gardel para o Coritiba. E o Vasco estava classificado para a final.
Na outra semi-final, no Morumbi, o Palmeiras foi derrotado pelo Inter por 2 x 3. Gols de Jair e dois de Falcão para o Inter e Baroninho e Jorge Mendonça para o Verdão. Com a vaga praticamente garantida, o Internacional recebeu o Palmeiras no Beira-Rio e precisou empatar em 1 x 1 para ficar com a vaga. Gols de Jair para o Inter e Macoca para o Palmeiras!
Nas duas partidas da final o Internacional levou a melhor. Na primeira, no Maracanã, ganhou por 0 x 2, dois gols de Chico Spina. E no Beira-Rio venceu por 2 x 1, gols de Jair e Falcão para o Inter e Wilsinho para o Vasco. E de forma invicta, o Internacional foi campeão daquele ano e o primeiro tricampeão brasileiro!
Time base do campeão: Benitez, João Carlos, Mauro Pastor, Mauro Galvão e Cláudio Mineiro; Batista, Falcão e Jair; Valdomiro, Bira e Mário Sérgio. Técnico: Ênio Andrade.
O melhor ataque foi do Cruzeiro, com 43 gols marcados. A melhor defesa foi do Guarani, com 3 gols sofridos. Os piores ataques foram do Colatina, Guará e Guarani, com apenas 2 gols marcados. E a pior defesa foi do Mixto-MT, com 29 gols sofridos. A maior goleada foi no dia 29 de novembro daquele ano, Fluminense 6 x 0 Maranhão. E o artilheiro deste campeonato foi César, do América-RJ, com 13 gols marcados.
No ano seguinte haveria um começo de reformulação no Campeonato Nacional, e o absurdo número de times será diminuído!

Saudações alvinegras a todoos ;*