quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Penúltima lista


Nesta semana, Dunga convocou a seleção brasileira pela penultima vez. Isso quer realmente dizer que o grupo está praticamente fechado para a Copa do Mundo, e isso não é motivo de alívio para ninguém. Jogadores contestados foram chamados e muitos que podem ter a capacidade de resulver quando precisar não foram chamados.
Para o gol foram chamados: Júlio César, incontestável na posição, é um dos grandes goleiros do mundo e Doni, que joga no Roma, mas não me encanta como goleiro. O Vítor acredito que seja o terceiro goleiro a ir à Copa, mas que seja ele o reserva imediato do Júlio César, está em grande fase.
Para as laterais foram chamados: Maicon, titular na posição e sem maiores problemas; Daniel Alves, que quando acionado também tem dado conta do recado; Gilberto, a maior surpresa da convocação, mas foi acionado por conta da carência de laterais na seleção e Michel Bastos, que está no Lyon e foi convocado anteriormente e segundo Dunga, foi bem. Nossa maior dúvida está na lateral-esquerda, Dunga ainda não parece ter encontrado um substituto para o Roberto Carlos e que por falar nele está de volta aos campos, agora no Corinthians.
Os zagueiros foram: Juan, que ninguém também tem dúvida de que vá junto com o Lúcio para a Copa do Mundo, os dois fazem uma bela dupla na defesa. Para a reserva foram convocados Luisão, que vem aparecendo com frequencia nas convocações mas também não me agrada muito e o Thiago Silva, que merecidamente foi chamado, é um zagueiro com muito potêncial.
Os volantes: Gilberto Silva, homem de confiança do Dunga, vai com toda certeza ao Mundial; Josué, que não me inspira confiança nenhuma, é umas insistências de Dunga e Felipe Melo, que está em uma fase ruim na Juventus, mas ainda é melhor que o Josué.
Os meias: o incontestál Kaká; Ramires, que ganhou a vaga merecida por sua qualidade, mas confesso que tem muito tempo que não o vejo jogar, vamos confiar; Elano, dispensa comentários, está ainda na seleção pelo Dunga, é um bom jogador sim, mas está alternando bons e mals momentos; e os dois maiores erros para mim foram Júlio Baptista e Kléberson. Tudo bem que o Júlio ainda não decepcionou quando chamado, mas vamos para o Mundial e não Copa América. E o Kléberson foi importantíssimo em 2002, mas estamos em 2010 e ele mal consegue se firmar no Flamengo.
Os atacantes também não são novidades: Robinho, que veio para o Santos para tentar recuperar o bom futebol, espero que consiga; Luís Fabiano, nosso camisa 9 se mais palavras; Nilmar, merecido ele ir à África, está numa fase boa e consegue dar a resposta desejada quando joga e o Adriano, bom jogador ninguém duvida, mas tem jogadores em melhores fases.
O que mais me preocupa nesse time é o seguinte, se o Kaká se machucar ou não puder jogar, quem vai substituí-lo? Júlio Baptista não tem condições. Se isso acontecer, teremos um meio campo formado por volantes de origem e o time vai ficar recuado. Ainda prefiro o Ronaldinho Gaúcho nesta seleção, porque pelo menos com ele temos a esperança que em um lampejo na partida ele consiga resolver. E no ataque eu prefiro o Ronaldo ao Adriano, mas é claro, se até lá o Fenômeno não se machucar mais.
Agora sobre a questão de levar ou não o Neymar eu acho que ele é muito novo ainda, nem pela base direito passou, porém levando em conta que isso contaria muito para dar mais experiência ao garoto como aconteceu com o Ronaldo em 1994 pode ser que seja uma ótima ideia. Mas essa hipótese já foi devidamente descartada pelo Dunga.
Mas praticamente é esse o time que vai ao Mundial da África do Sul. Não esperem muitas mudanças não, mesmo que elas sejam indispensáveis!

Saudações alvinegras a todoos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário