terça-feira, 2 de março de 2010

O chapéu e sua repercursão


"Estão colocando o Neymar como um craque, um fenômeno. Acredito que o Paulo Henrique Ganso seja melhor que ele, muito melhor, pela qualidade. Ele é quem dita o ritmo do jogo do Santos. É difícil encontrar um meia como ele no Brasil. Tanto é que o Neymar pipocou nas finais do Paulista do ano passado, não demonstrou nada. Se você pegar um jogo do Santos, vai ver que o Neymar dá opção apenas na correria e não com dribles. Para ser um grande jogador, o Neymar precisa de títulos. E, pelo que sei, ele não tem nem na base do Santos". Essa foi uma parte da declaração de Chicão após o belo chapéu que levou de Neymar no clássico de domingo.
Não sou santista, mas não poderia deixar escapar uma situação dessas. A "graçinha" de Neymar pode ter sido até abusada, mas isso não justifica tentar desqualificar o garoto simplesmente porque ele ainda não conseguiu algum título.
O "menino da vila" ainda tem 18 anos, e subiu aos profissionais o ano passado. Ele não ter nenhum título nem na base, não pode ser colocado como culpa dele. Um time é composto por 11 jogadores e não somente por 1 ou 2. O ano passado ele entrou em um momento que o Santos já não estava muito bem e conseguiu pontos importantes para o time não ser rebaixado, não só com gols, mas também com passes muitos bons.
A seriedade do Neymar pode ser contestada neste lance em cima do chicão, porém não no jogo inteiro. Ele jogou muito bem, juntamente com o Marquinhos, Paulo Henrique Ganso e André e conseguiu ser o destaque nos melhores momentos do Santos na partida. O Ganso dita sim o ritmo de jogo do time. Porém não é esse o papel dele em campo? Ele não é o meia de armação da equipe? O Neymar foi escalado como segundo atacante, em uma posição parecida com a do Robinho na Seleção Brasileira.
O fato é que, tirando o lance abusado do Neymar ( que até ele admitiu ter exagerado ), o Santos mandou e desmandou na partida e a defesa do Corinthians não conseguia parar os meninos, a não ser com faltas. Um puxão de orelha, eu tenho certeza que ele recebeu e já basta. O que ele fez não pode ter a mesma repercusão de um carrinho violento.
O que esses garotos estão fazendo chama-se FUTEBOL. A essência do esporte mais querido no Brasil é essa, jogar conforme seu talento. Admiro muito o futebol do Chicão, mas um zagueiro do nível dele não pode deixar de admitir que o Neymar joga um belo futebol. Não foi nada legal essa declaração e muito menos o empurrão que ele deu depois. O juíz agiu corretamente dando o amarelo para os dois.
O Santos está sim jogando o futebol mais bonito no Brasil. Percebam, me referi ao mais bonito e não ao mais objetivo. Ganso, Neymar, Robinho e André na frente parecem que jogam como música. Quando querem ser objetivos, conseguem e depois gastam o resto do tempo de jogo mostrando o que todos gostam de ver: um futebol leve e empolgante.
Se será campeão eu não sei. Mas coibir esses jogadores de fazerem o que deveria ser a essência do futebol é a mesma coisa do que impedir que o Garrincha, Pelé e tantos outros também fizessem. Ou ninguém lembra do tanto que os zagueiros tentavam fazer com Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Nilmar, Pato? Então, vamos deixar isso de lado e apreciar o bom futebol exibido por esse time!

Saudações alvinegras a todoos ;*

Um comentário:

  1. Além de linda a Julinha é muito inteligente !! O Santos tem que continuar fazendo firulas SIM !! Mas quando pegar o GALO na COPA DO BRASIL quero ver os MENINOS da VILA fazerem GRACINHA !!GALô!

    ResponderExcluir