quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Amistoso amargo

Era apenas um amistoso, mas não deixava de ser Brasil x Argentina. Um clássico Sul-Americano e mundial. E como a maioria dos clássicos, equilibradíssimo.
No início dos treinamentos na semana e durante o jogo, os holofotes estavam dois jogadores que poderiam ser os personagens principais da partida. Messi, melhor jogador do mundo, pelo lado da Argentina e Ronaldinho Gaúcho, pelo lado brasileiro. O último faria a sua reestreia com a camisa da Seleção após muito tempo. Em certos momentos, a partida em si foi deixada de lado, de tanto que se falava nas estrelas do jogo.
Quando a bola rolou, cada um dos dois teve a sua chance. A diferença foi que Messi aproveitou. Ronaldinho não. O toque de calcanhar, depois de uma cobrança de escanteio foi bonito, mas não entrou. Se entrasse iria ser daqueles gols que encantariam o mundo, como seu futebol fez por muito tempo. Mas o goleiro argentino segurou e bem firme.
Messi jogou discretamente. Mas não precisou de muito. Na última jogada da partida ele mostrou que pode fazer a diferença em apenas um lance. Ele andava muito sumido no segundo tempo, mas após a bobeada de Douglas, deram espaço para ele. Fez um golaço e resolveu a partida. Brasil 0 x 1 Argentina!
Mas para mim, o principal nome do jogo não foi nenhum dos dois. Apesar de uma atuação um pouco afobada muitas vezes, Neymar não se escondeu em momento algum. Quando ele saiu para dar lugar a André, o Brasil sentiu a falta de movimentação no ataque. Precisa melhorar sim. Neymar não é um garoto pronto ainda. Falta bastante coisa. Mas provou num primeiro momento que, mesmo sendo um clássico de grande importância, por omissão ninguém poderá cobra-lo.
As substituições feitas por Mano não foram boas. Douglas é um bom jogador, mas não é de Seleção. Entrou no lugar do Ronaldinho e pouco fez. André, se isolou lá na frente quando entrou e só conseguiu tocar na bola quando percebeu que teria que voltar para buscar o jogo e a saída do Ramires para a entrada de Jucilei também mudou muito pouco.
A Seleção sentiu falta de um camisa 9. Alexandre Pato, machucado, foi cortado e ninguém foi chamado para o seu lugar. Neymar não é centroavante. Robinho desaparecido da partida quase toda pouco encostava no garoto e sobrava para o Ronaldinho se adiantar para tentar tabelar com o jogador santista.
Lucas, Ramires e Elias foram muito bem, mas senti falta das subidas do último. A zaga formada por David Luiz e Thiago Silva é muito boa. André Santos fez uma ótima partida e Daniel Alves foi regular, como sempre. Victor, foi bem seguro no gol.
Perder da Argentina nunca é bom, mas o resultado importou muito pouco. Ver a Seleção jogando bem e com jogadores rápidos e habilidosos é gratificante. Não podemos desmerecer um início de trabalho por conta de um jogo. Além do mais, jogamos bem, de igual para igual. O que faltou para vencer? Talvez a maestria de um Paulo Henrique Ganso.
A Argentina quebrou um grande tabu. Não vencia a Seleção Brasileira a muito tempo. Uma hora a derrota iria vir. E veio. Sem maiores dores e traumas. Dá pra recuperar e a Seleção que temos em mãos nos dá essa esperança!

Saudações alvinegras a todoos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário