domingo, 14 de novembro de 2010

Balanço dos times até a 35ª rodada

Hoje foi concluída a 35ª rodada de um campeonato, até aqui, imprevisível. Essa imprevisibilidade fez com que grandes favoritos no início do Brasileirão, não passassem de meros coadjuvantes e fez todo mundo perceber que não há favorito, por mais um time seja tecnicamente melhor que o outro. A seguir, os comentários sobre as trajetórias até aqui de cada um deles até a presente rodada.
1º - Corinthians: até aqui, o líder. Ganhou a liderança de uma forma bem polêmica. Não um futebol de encher o os olhos, mas bem ou mal, vem fazendo a parte deles. Ronaldo foi decisivo nestas últimas partidas e o título começa a se desenhar. Não ligo para a matemática, mesmo porque por muitas vezes ela erra, mas o título está bem próximo do Parque São Jorge. A vitória sobre o Cruzeiro foi crucial, por isso a grande comemoração. Lembram de 2005? Pois então, 5 anos depois a história começa a se repetir!
2º - Fluminense: a foto bem mostra o sentimento dos tricolores após um empate frustrante contra o Goiás hoje. Não era mesmo o que a torcida esperava. Empatar duas vezes com o Prudente e essa com o Goiás pode ser o diferêncial para o Corinthians nesta reta final. A diferença é somente de 1 ponto e o título ainda é real. Basta somente parar de dar mole e, claro, secar o Corinthians!
3º - Cruzeiro: matematicamente não deram adeus ao título, mas o sentimento de derrota que ficou depois desta última rodada foi triste. Não daria o pênalti que o Thiago Ribeiro pediu, mas também concordo que não foi pênalti no Ronaldo. Enfim, a partida terminou com a derrota do Cruzeiro e um sentimento de perda. Isso pode atrapalhar no final, mas não acredito que o time de Cuca fique sem a vaga na Libertadores. Ai seria azar demais!
4º - Atlético-PR: ouvi muita gente falar que o Furacão não tem time para estar aonde está. Não é bem assim. Não acreditei em hora nenhuma que o Atlético iria ser campeão e muito menos rebaixado, mas tinha um time que poderia surpreender. E até agora vem surpreendendo. No ritmo do veterano Paulo Baier o Furacão tem o sonho real de conseguir essa quarta vaga. Se vai conseguir, já é outra história, mas a campanha é muito boa!
5º - Botafogo: com o mesmo número de pontos do Atlético-PR, porém com incansáveis empates, o Botafogo ainda está na briga por essa 4ª vaga. Sem jogadores importantes como Maicosuel, Fábio Ferreira e Herrera, o alvinegro carioca foi, aos poucos, dando adeus ao sonho do título. A realidade é outra agora. Foram mais dois péssimos empates contra Avaí e Ceará, que deixaram Grêmio e Furacão chegarem. Essas últimas três rodadas serão como três finais. Se conseguir a tão sonhada classificação coroará o ano. Se não conseguir, o ano não deixará de ser bom. Essa já é a melhor campanha do Botafogo na era dos pontos corridos, vale lembrar!
6º - Grêmio: a situação do Grêmio neste Brasileirão nunca esteve tão bem. Depois de um início complicado chegando a estar na zona de rebaixamento, trocou o técnico e a motivação veio junto com Renato Gaúcho, que obtem apoio da maior parte da torcida. Agora, o time briga, juntamente com Atlético-PR e Botafogo por uma vaga na Libertadores. O empate com o Santos não foi o melhor resultado, mas Jonas e cia tem capacidade de sobra de lutar até o fim. A próxima rodada, porém, será decisiva para isso!
7º - Santos: não briga mais por título. Libertadores já está, devido a conquista da Copa do Brasil. Está brigando para acabar bem colocado o Brasileirão e dar condições para que o time tenha uma boa base para a disputa da competição internacional o ano que vem. Depois da perda de Paulo Henrique Ganso o time caiu de produção. Neymar é um bom garoto, mas como tal, deu problemas que não podem se repetir o ano que vem, para o bem do Santos. Então, feliz 2011 para o pessoal da Vila Belmiro!
8º - Internacional: mais ou menos a mesma situação que o Santos. Mas com um detelhe: a competição que eles querem não é em 2011 e sim no fim de 2010. Já está classificado também para a Libertadores e não briga mais pelo título nacional. Está totalmente focado no Mundial, que será disputado em dezembro. Nestas últimas 3 rodadas, acho difícil até de Celso Roth escalar o time titular. Então, boa sorte ao Colorado no Mundial!
9º - São Paulo: se ainda quisesse brigar por Libertadores, teria que ter ganho do Vasco. Não conseguiu vencer e também está dando adeus à disputa desta vaga. Pela primeira vez em muito tempo não veremos o tricolor paulista brigando lá em cima. Tem jogos importantes nesta reta final, que podem decidir o campeonato a favor ou de Corinthians ou de Fluminense. A rivalidade, dizem, que pode contar a favor do Flu, mas não acredito. Pelo bem do futebol!
10º - Palmeiras: nem Felipão conseguiu impulsionar o time no Brasileirão. Nesta reta final, está com todas as suas forças na Sul-Americana, que se tornou o caminho mais fácil para salvar o ano alviverde. Valdívia, a contratação mais comemorada, não rendeu o esperado e provavelmente não voltará este ano mais. Felipão errou muito. Foi muita polêmica e pouco futebol neste Palmeiras versão 2010. É concentrar as forças na competição sul-americana e projetar um 2011 muito melhor!
11º - Vasco: depois de voltar muito bem da segunda divisão o ano passado, a torcida esperava um ano melhor. Não veio até agora e não será agora que virá. As contratações não foram ruins, mas não renderam o esperado. A ordem no time de PC Gusmão tem que ser renovação. Carlos Alberto pode até ter se identificado com o clube, mas não jogou uma partida direito esse ano. É o principal nome e não conseguiu ter nenhuma boa sequencia. Isso prejudicou demais. Não acredito que o técnico seja o culpado. Muito pelo contrário, se o Vasco não está brigando lá embaixo, boa parcela de culpa é do técnico, que chegou e tirou o time de uma situação complicadíssima. Renovação e já na Colina. Feliz 2011, Vasco!
12º - Ceará: o Vozão cumpriu o que queria para 2010: permanecer na Série A. Agora, vai buscar uma vaga na Sul-Americana, o que deve ser conquistado. Começou bem o campeonato e teve uma brusca queda de rendimento, o que é normal. Voltou a ter equilíbrio e conseguiu chegar aos 45 pontos, o que, matematicamente, garante um time na Série A. Ano de recuperação da história do Ceará. A torcida encheu os estádios e deu show. Agora é preparar melhor o time para brigar por algo mais em 2011. Feliz ano novo, Vozão!
13º - Atlético-GO: o desequilibrado time da primeira metade do campeonato deu lugar a um time bem montado no segundo turno. Chegou aos 40 pontos e está perto de conseguir a pernanência na Série A. Não acredito que vá cair e essa é a meta. Serão três jogos, três decisões e o time de René Simões parece estar preparado para não cair, o que será uma grande vitória!
14º - Flamengo: é o time que mais se complicou no Brasileirão. Foram muitos problemas e um time conturbado. Marcelo Lomba não é um goleiro que dê segurança. O ataque é complicado de contar e contratações muito caras não renderam nada. Luxemburgo veio para tentar evitar o pior, mas vai ter ainda muito trabalho para isso. Os três últimos jogos do time são muito complicados e o rubro-negro carioca terá que pontuar em praticamente todos eles para poder se livrar. Ainda precisa somente de suas forças para se livrar da degola, mas como o time gosta de se complicar é melhor não facilitar né?
15º - Atlético-MG: tenho firmeza em afirmar que o Galo não vai cair. Dorival Júnior conseguiu dar uma consistência animadora à equipe e a última vitória, diante do Flamengo, foi de animar qualquer torcedor. Há ainda chances, mas o Galo não deve mesmo cair. O problema era o Luxemburgo? Acho que o time não se adaptou bem ao trabalho do ex-técnico e por isso o trabalho deu errado. A diretoria agiu certo em trocar de técnico a tempo. Agora é reprogramar o time para o ano que vem. A torcida espera menos sufoco e mais alegria!
16º - Vitória: o ano poderia ter sido outro para o rubro-negro baiano. Mas depois da perda do título da Copa do Brasil para o Santos, o time se desequilibrou e não conseguiu mais boas sequencias. É um dos melhores elencos dos que estão brigando lá embaixo, mas como o Flamengo, está gostando de se complicar. A tabela ainda lhe é favorável. É só fazer a parte deles, mas todo cuidado é pouco. O risco ainda é bem real!
17º - Avaí: outro time que teve uma brusca queda de rendimento ao longo do campeonato. Até agora luta para tentar se recuperar, mas ainda está complicado. Não depende só de suas forças e torcerá contra seus rivais para poder escapar. Ainda é possível, mas o time terá que provar que ainda possui equilíbrio. Situação que não foi constatada neste Brasileirão!
18º - Guarani: tinha tudo para ter um ano tranquilo, apesar de um time limitado. Passou o Brasileirão quase todo no meio da tabela, mas conseguiu perder partidas bobas em sua casa. Assim, foi parar na zona de rebaixamento e com muitas chances de cair. Não por conta da pontuação, que ainda é aceitável, mas pelo que o time está jogando. Vágner Mancini não conseguiu colocar o time pra jogar. Está difícil de acreditar em algo. Próxima partida, contra o Flamengo, será decisiva!
19º - Goiás: matecamaticamente ainda tem chances de não ser rebaixado, mas depois desse empate ficou muito difícil para o esmeraldino. A diretoria pode começar a planejar o time que irá disputar a Série B em 2011. Ainda tem chances de vencer a Sul-Americana, mas para isso terá que vencer o Palmeiras, o que eu acho bem mais difícil. A torcida espera um 2011 menos turbulento e bem melhor!
20º - Prudente: como Barueri teve sorte melhor no Brasileirão. Esse ano, fez uma campanha sofrível e já está rebaixado. Time de empresários e que não deve voltar tão fácil!
Na 36ª rodada teremos os seguintes jogos: Grêmio x Atlético-PR, Prudente x Ceará, Flamengo x Guarani, São Paulo x Fluminense, Botafogo x Internacional, Palmeiras x Atlético-MG, Vitória x Corinthians, Avaí x Atlético-GO, Goiás x Santos e Cruzeiro x Vasco!

Saudações alvinegras a todoos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário