sexta-feira, 16 de abril de 2010

Até quando?

É inevitável não tocar nesse assunto. Não que isso seja agradável. Passa muito longe disto. Porém, ontem, a vitória que marca ( quem sabe.. ) uma boa arrancada do time do Palmeiras, foi encoberta por situações que aconteceram durante a partida, envolvendo o zagueiro palmeirense Danilo, e o zagueiro do Atlético-PR, Manuel.
A partida já estava 1 x 0 para o Verdão, um belo gol de Robert diga-se de passagem, quando em um escanteio, Manuel dá uma cabeçada no zagueiro do Palmeiras. Depois disso, Danilo deu-lhe uma cusparada e o chamou de "Macaco". Após esse lance ainda o jogador do Atlético-PR, deu um pisão em Danilo, depois de uma falta.
Após essa sequencia de maus exemplos, fica a pergunta: o que será feito com os dois?
Os dois sim, porque ambos tiveram culpa no que aconteceu. Porém, a ofensa proferida pelo jogador do Palmeiras terá maior repercusão. E sabem por que? É inadimissível hoje, no Brasil, após anos de luta contra esse tipo de crime, em um esporte coletivo e globalizado, um jogador ofender dessa maneira uma outra pessoa.
Mesmo que a justificativa de Danilo seja que estava de cabeça quente, ou mesmo que havia sido agredido antes, nada vai apagar a qualidade do crime que ele tenha cometido. Não que o zagueiro do Furação também não tenha que ser punido, longe disso. Ele também teve sua parcela de culpa nessa história, como já disse antes, porém a sua punição será desportiva, e como é "normal" situações quentes durante o jogo, pode ser que não pegue uma punição tão grande.
Já a situação do bom zagueiro do Palmeiras fica muito mais complicada. Racismo é crime. E além de ter que pagar por esse péssimo exemplo na justiça comum, será para sempre marcado por isso. O seu próprio técnico sabe muito bem o que é conviver com essa marca desastrosa na carreira.
Portanto, digo sempre e repito. É lamentável que esse tipo de situação ainda aconteça no Brasil, e ainda em um esporte tão difundido como o futebol. Mas não se pode também generalizar como muito ainda estão fazendo. São situações a parte que envergonham a qualquer pessoa séria que trabalha com esse esporte.
Mas acreditem, o futebol é muito maior do que situações constrangedoras como essas que aconteceram ontem no Palestra Itália...

Saudações alvinegras a todoos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário