quinta-feira, 1 de abril de 2010

Campeão invicto

Neste ano atingimos a incrível marca de 94 clubes disputando o Campeonato Brasileiro. Foram eles: Guará-DF, Chapecoense, Sport, Rio Negro-AM, Avaí, Nacional-AM, Tiradentes-PI, Colatina-ES, Operário-PR, América-RN, Piauí, Ríver-PI, Fast Club, Sampaio Corrêa, Confiança, Fortaleza, Remo, Paysandu, Rio Branco-ES, Potiguar-RN, Goiânia, Brasília, Moto Clube, Tuna Luso-PA, Novo Hamburgo, Ferroviário, Fluminense-BA, CRB, Itabuna, Caxias, Itumbiara, Criciúma, Atlético-GO, Treze-PB, Sergipe, Juventude, Goytacaz, Americano, XV de Jaú, Francana, Internacional-SP, Botafogo, ABC, Fluminense, Bahia, Itabaiana, Gama, Náutico, Figueirense, Ceará, Mixto-MT, Anapolina, São Paulo-RS, Central, Asa-AL, Dom Bosco, Botafogo-PB, Comercial-MS, Leônico-BA, Operário-MT, Santa Cruz, Villa Nova-MG, Brasil de Pelotas, Colorado-PR, Caldense, Joinville, Grêmio Maringá, Campo Grande-RJ, Maranhão, CSA, Campinense, América-RJ, Grêmio, Vila Nova-GO, América-MG, Londrina, Desportiva-ES, Uberaba, Guarani, Comercial-SP, São Bento, XV de Piracicaba, Flamengo, Atlético-PR, Atlético-MG, Uberlândia, Vitória, Goiás, Cruzeiro, Operário-MS, Palmeiras, Coritiba, Vasco e Internacional.
O regulamento oficial previa que os clubes que disputariam o Torneio Rio-São Paulo, que não foi realizado, só entrariam na segunda fase. Porém alguns clubes paulistas pletearam, para tentarem entrar na terceira fase, o que não foi possível, ficando Santos, Corinthians, São Paulo e Portuguesa de fora deste campeonato.
Na primeira fase, 80 times são divididos em 8 grupos. Sendo que, os os grupos G e H são os mais fortes, classificando oito time deles. Os demais grupos (A, B, C, D, E e F), classificam-se somente os 4 primeiros, mais os quatro melhores entre os não classificados em seus grupos. Foram eles: Londrina, Colorado-PR, Anapolina, Joinville, Grêmio Maringá, Desportiva-ES, Brasil de Pelotas, Caldense, São Paulo-RS, Gama, Mixto-MT, Comercial-MS, Operário-MT, América-MG, Campo Grande-RJ, Villa Nova-MG, Campinense, Botafogo-PB, Maranhão, Uberaba, Central-PE, Uberlândia, Náutico, CSA, Asa-AL, Itabaiana, Leônico-BA, ABC, Internacional, América-RJ, Operário-MS, Grêmio, Santa Cruz, Atlético-PR, Figueirense, Coritiba, Cruzeiro, Vila Nova-GO, Goiás, Atlético-MG, Dom Bosco, Ceará, Vitória e Bahia.
Na segunda fase, 6 times do Rio e 6 de São Paulo foram acrescidos, dando um total de 56 times nesta fase. Eles foram divididos em 7 grupos com 8 times em cada. Classificavam-se para a terceira fase os dois primeiros de cada grupo. Coritiba, Atlético-MG, Operário-MS, São Bento, Internacional, Atlético-PR, Flamengo, XV de Piracicaba, Vasco, Goiás, Vitória, Uberlândia, Cruzeiro e Comercial-SP foram os classificados.
Na terceira fase, além dos 14 classificados, Guarani e Palmeiras entraram na competição, por terem sido o primeiro e o segundo colocados no ano anterior. Os 16 clubes foram divididos em 4 grupos com 4 integrantes cada. Classificava o campeão de cada grupo. Coritiba, Palmeiras, Internacional e Vasco foram para as semi-finais.
Na primeira semi-final, Coritiba e Vasco empataram em 1 x 1, no Couto Pereira, gols de Catinha para o Vasco e Luís Freire para o Coxa. E a vaga foi decidida no Maracanã. Vasco 2 x 1 Coritiba, gols de Paulinho e Roberto Dinamite para o Vasco e Gardel para o Coritiba. E o Vasco estava classificado para a final.
Na outra semi-final, no Morumbi, o Palmeiras foi derrotado pelo Inter por 2 x 3. Gols de Jair e dois de Falcão para o Inter e Baroninho e Jorge Mendonça para o Verdão. Com a vaga praticamente garantida, o Internacional recebeu o Palmeiras no Beira-Rio e precisou empatar em 1 x 1 para ficar com a vaga. Gols de Jair para o Inter e Macoca para o Palmeiras!
Nas duas partidas da final o Internacional levou a melhor. Na primeira, no Maracanã, ganhou por 0 x 2, dois gols de Chico Spina. E no Beira-Rio venceu por 2 x 1, gols de Jair e Falcão para o Inter e Wilsinho para o Vasco. E de forma invicta, o Internacional foi campeão daquele ano e o primeiro tricampeão brasileiro!
Time base do campeão: Benitez, João Carlos, Mauro Pastor, Mauro Galvão e Cláudio Mineiro; Batista, Falcão e Jair; Valdomiro, Bira e Mário Sérgio. Técnico: Ênio Andrade.
O melhor ataque foi do Cruzeiro, com 43 gols marcados. A melhor defesa foi do Guarani, com 3 gols sofridos. Os piores ataques foram do Colatina, Guará e Guarani, com apenas 2 gols marcados. E a pior defesa foi do Mixto-MT, com 29 gols sofridos. A maior goleada foi no dia 29 de novembro daquele ano, Fluminense 6 x 0 Maranhão. E o artilheiro deste campeonato foi César, do América-RJ, com 13 gols marcados.
No ano seguinte haveria um começo de reformulação no Campeonato Nacional, e o absurdo número de times será diminuído!

Saudações alvinegras a todoos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário