quarta-feira, 21 de abril de 2010

Vai msm valer a pena?

"O Fluminense não foi nem um pouco correto em decretar a saída de Cuca do Fluminense." Em coro com a maioria dos entendidos do esporte mais praticado no Brasil, eu também disse essa frase.
E realmente não foi. Tirar um técnico por não conseguir ganhar nenhum turno do estadual é dose. Se forem mesmo pensar assim, muitos cairiam. Sendo que, na primeira semi-final, contra o Vasco ( time que vinha sendo apontado como o ganhador daquela Taça Guanabara ) o Fluminense jogou melhor, e perdeu nos pênaltis, que é uma aberta loteria.
Na semi-final da Taça Rio, contra o Botafogo, também jogou bem e foi derrotado em um simples detalhe. Não pensem vocês que esse detalhe foi o gol irregular de Caio, porque não foi somente isso. Não é da personalidade de Cuca mandar o time recuar, mesmo ganhando e foi exatamente o que o tricolor carioca fez. Recuou e perdeu, como Diguinho disse para o Campeão da Taça Guanabara. A frase do treinador ao final desta partida foi: "o Botafogo mereceu" e até ali, a pressão interna no time ainda não havia sido totalmente relatada.
Claro, que já havia especulações sobre uma possível saída do treinador, mas eu como a maioria das pessoas, não imaginaria que haveria tanta ingratidão por parte da diretoria ( pode ter sido exagerada a palavra, mas não há outra qualificação a dar ).
Seu aproveitamento, de quase 70%, no comando da equipe lhe asseguraria no cargo certo? Nada disso. Resolveram ignorar e deixar de lado tudo o que ele fez para tentar contratar um novo técnico ( leia-se Muricy Ramalho ). Só para se ter uma ideia do tamanho do aproveitamento do treinador, a campanha do Flamengo no Campeonato Brasileiro do ano passado não conseguiu atingir esse número, foi 58%.
Desempenho de Cuca: 46 jogos, 28 vitórias, 12 empates e 6 derrotas. Isso mesmo. Ele saiu do comando da equipe carioca com apenas SEIS derrotas. Parece brincadeira. E os jogadores e a maior parte da torcida queria que fosse. Os jogadores mostraram também um apoio incondicional ao técnico. O porta-voz, Fred, declarou inúmeras vezes que não queriam ver Cuca fora dali. De nada adiantou.
Muitos insistem em dizer que o referido técnico é azarado, que não consegue ganhar quando chega e muitos outros clichês do futebol. Mas vamos analizar, que culpa ele teve de, nos jogos decisivos que ele teve a frente do clube, jogadores importantes como o Conca desaparecerem durante a partida? O Fluminense deixou o Maicon( um dos principais jogadores do time ) ir embora no meio da reação tricolor, me respondam, que culpa ele tem?
O pior, e o que mais me impressiou foi, todo mundo saber antes do técnico, que ele havia sido demitido. Nesse caso vou me referir ao que acontece no Flu atualmente, mas que fique bem claro que dirigentes amadores existem em todos os clubes, e nos cariocas então tem aparecido com certa frequencia. É muita falta de seriedade uma notícia importante dessas vazar tão facilmente. É desrespeitoso com o treinador, que fez muito ao Fluminense ( não vou ficar relatando aqui porque todo mundo já sabe de sua trajetória ).
Não vou entrar em discussão se vai dar certo ou não o trabalho de Muricy a frente do Flu, principalmente porque não gosto fazer julgamentos prévios de um trabalho que eu ainda nem vi e nem sei se vai se concretizar, haja vista que ele ainda nem assinou. Mas sinceramente não sei se isso poderá gerar bons frutos. Muricy é um belo técnico, isso ninguém duvida, mas seus três títulos conquistados com o São Paulo foram porque o tricolor paulista tinha estrutura o suficiente para montar um time com a cara dele. E o Fluminense de hoje tem mesmo "a cara dele"? Não. E está longe de estar. Então, se ele vier mesmo, ou ele muda, ou quem terá que mudar é o Fluminense. Caso contrário, a instituição poderá pagar pelo erro dos que tiraram Cuca dali!
Da torcida do Fluminense, tenho certeza que levará uma boa lembrança e não é do perfil dele ficar chateado com isso. A torcida também levará ótimas lembranças dele, porque afinal, não é todo dia que um treinador aceita pegar uma equipe com 98% de ser rebaixada e consegue, além do não decenso, a recuperação da confiança dos tricolores em relação ao futebol. Issisto em dizer, é um dos poucos treinadores que hoje sabem conduzir um time. É uma pena que os dirigentes não tenham levado nada disso em consideração!

Saudações alvinegras a todoos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário