sexta-feira, 26 de março de 2010

Primeiro time do interior campeão

Em 1978, o Guarani conseguiu levar o título. Ano de Copa do Mundo significava ao menos mais estabilidade no Campeonato nacional não é? Negativo. Foram 74 clubes participantes. O que uma política autoristarista não faz com o Brasil.
Paticiparam os seguintes times: Nacional, Sergipe, Brasil de Pelotas, Rio Branco-ES, Confiança, Ríver, América-MG, Itabuna, Flamengo-PI, Anapolina, Uberlândia, Sampaio Corrêa, Atlético-PR, XV de Piracicaba, América-RN, Uberaba, Desportiva, Fast Clube, Campinense, Figueirense, Moto Club, CSA, Paysandu, Chapecoense, Vila Nova, Bangu, Comercial-MT, Colorado-PR, Fortaleza, ABC, CRB, Brasília, Comercial-SP, Joinville, Juventude, Mixto-MT, América-SP, Villa Nova-MG, Ceará, Remo, Atlético-MG, Náutico, Volta Redonda, Dom Bosco, Goytacaz, Vitória, Noroeste, Americano, Maringá, Botafogo-PB, Londrina, Santos, Fluminense, América-RJ, Operário-MT, São Paulo, Coritiba, Ponte Preta, Flamengo, Caxias, Goiás, Botafogo-SP, Corinthians, Portuguesa, Cruzeiro, Botafogo, Sport, Bahia, Grêmio, Santa Cruz, Vasco, Internacional, Palmeiras e Guarani.
As 74 equipes foram divididas em 4 grupos de 12, mais 2 grupos com 13. Jogos dentro dos grupos, só de ida, classificando-se os 6 primeiros de cada chave. Os outros clubes foram formar a repescagem. Foram classificados: Internacional, Grêmio, Coritiba, Caxias, Juventude, Joinville, Santa Cruz, Cruzeiro, Náutico, Atlético-MG, Villa Nova-MG, Sport, Corinthians, Goiás, Mixto-MT, Operário-MT, Santos, Brasília, Vasco, Botafogo, Bahia, Ponte Preta, Guarani, Vitória, Palmeiras, São Paulo, Botafogo-SP, Ceará, América-SP, Comercial-SP, Flamengo, Portuguesa, Remo, Fluminense e Goytacaz.
Na segunda fase, os 36 clubes foram divididos em 4 chaves com 9 clubes em cada. Já a repescagem conta com 6 grupos, sendo que 4 deles com 6 equipes e 2 com 7 clubes. Passam para a terceira fase os 6 primeiros dos grupos principais, mais o clube de melhor campanha somando a 1ª e a 2ª fase dentre os desclassificados. Pela repescagem, apenas os campeões de cada chave seguem adiante, além do clube de melhor campanha, também na soma da 1ª e 2ª fase, dentre todos os desclassificados.
Internacional, Cruzeiro, Palmeiras, Ponte Preta, Goytacaz, Vitória, Santa Cruz, Goiás, Bahia, Grêmio, Fluminense, Santos, Botafogo, Sport, Botafogo-SP, Corinthians, América-RJ, Operário-MT, Flamengo, Vasco, São Paulo, Portuguesa, Guarani, Caxias, Coritiba, Londrina, Maringá, Botafogo-PB, Dom Bosco, Volta Redonda, Noroeste e Americano, se classificaram para a terceira fase deste campeonato.
Os 32 clubes foram divididos em 4 grupos de 8, classificando-se para as quartas de final os 2 primeiros de cada grupo. Guarani, Internacional, Santa Cruz, Sport, Grêmio, Palmeiras, Bahia e Vasco foram levados às quartas de final deste campeonato, que seria disputada em jogos de ida e volta, bem como a semi-final e a final.
Nos jogos de Ida, o Internacional jogou com o Santa Cruz e venceu por 1 x 0, gol de Jair. O Palmeiras venceu o Bahia por 2 x 1, com dois gols de Toninho para o Verdão e Beijoca descontou para o Bahia. Vasco e Grêmio empataram em 1 x 1, gols de Guina para o Vasco e André para o Grêmio. E o Sport perdeu em casa por 2 x 0 para o Guarani, com gols de Zenon e Capitão.
Nos jogos de volta, poucas surpresas. Santa Cruz 1 x 2 Internacional, dois gols de Bill para o Inter e Nunes descontou para o Santa, mas nada adiantou. Internacional estava classificado. Bahia 1 x 1 Palmeiras. Toninho abriu o placar para o Palmeiras e Douglas empatou. Mas o Palmeiras se classificou. Vasco 1 x 1 Grêmio, gols de Roberto Dinamite e Tarcísio. Vasco classificado. E o Guarani passeou em cima do Sport. 4 x 0, 2 gols de Capitão, 1 de Renato e outro de Miranda e classificação garantida.
Nas semi-finais, o Guarani ganhou do Vasco nos dois jogos. 2 x 0 no primeiro, gols de Orlando Lelé contra e Renato. No segundo jogo 2 x 1, dois de Zenon e Dirceu descontou para o Vasco, porém nada adiantou. O Bugre estava na final. No outro jogo, o Palmeiras enfrentou o Internacional. Na primeira partida venceu por 2 x 0, dois de Toninho. Na segunda empatou no Beira-Rio com o Inter, 1 x 1, gols de Chico Spina para o Colorado e Jorge Mendonça empatou. Palmeiras classificado para uma final paulista.
Na grande final, o Guarani conseguiu também vitória nos dois jogos. 1 x 0 em ambos e conquistou o Campeonato Brasileiro daquele ano. No primeiro jogo, Zenon de pênalti ( em que o goleiro do Palmeiras, Leão, foi expulso, e como o Verdão já tinha feito as três alterações, Escurinho teve que ser improvisado como goleiro, sofrendo "apenas" o gol do pênalti )deu a vitória para o Bugre. No segundo, o craque do time, Careca, garantiu o título para o primeiro time do interior.
Time base do campeão: Neneca, Edson, Mauro, Gomes, Miranda; Zé Carlos, Manguinha e Renato; Capitão, Careca e Bozó. Técnico: Carlos Alberto Silva.
O melhor ataque foi do Vasco, com 61 gols marcados. A melhor defesa foi do Atlético-MG, com 12 gols sofridos. O pior ataque foi do Nacional, com apenas 5 gols marcados. A pior defesa foi do Botafogo-PB, com 38 gols sofridos. A maior goleada foi no dia 30 de abril daquele ano, Guarani 7 x 0 Itabuna. O artilheiro da competição foi Paulinho, do Vasco, com 19 gols marcados.
O ano seguinte, o Campeonato se encheria ainda mais, depois, principalmente, de mais uma Copa do Mundo perdida!

Saudações alvinegras a todoos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário