terça-feira, 27 de abril de 2010

Parabéns Campeão!

Todos já sabem o que aconteceu naquele dia 18 de abril de 2010, no Maracanã, não precisarei entrar em mais detalhes sobre aquele jogo, que teve como personagens principais Jefferson, Herrera e Loco Abreu pelo lado alvinegro e Bruno e Adriano pelo rubro-negro.
Foi memorável o que o Botafogo conseguiu neste Campeonato Carioca. Venceu quem deveria mesmo vencer. Quem respeitou e respeita o Campeonato Estadual não é de hoje. Mas, acima de tudo, venceu quem queria vencer.
É chato assistir-mos a maioria dos jogos entre Grandes x Pequenos? Claro que é. Só é considerado uma boa partida quando existem clássicos e olhe lá. Esse ano não foi diferente. Mas menosprezar para que? O Campeonato ainda existe e vai existir. A supremacia do Botafogo é impressionante. É melhor até que a do Flamengo, que tinha vencido 2007, 2008 e 2009. Chegar a todas as finais desde 2006 não é para qualquer um. Por mais que não tenha ganhado, oras por próprio descuido, mas na maioria das vezes por erros cruciais de arbitragem, ele foi o time que pouco decepcionou.
Enquanto tinhamos um Fluminense, por muito tempo considerado um time imbatível e um Vasco em situação um pouco complicada, um confronto Botafogo x Flamengo parecia ganhar corpo no Rio de Janeiro. Muitos se perguntam o porque do time do Botafogo ser considerado então a quarta força do Rio. Pela quatidade de títulos? Pode até ser. Mas nestes últimos 5 anos não podemos colocar desta maneira. Seria injusto.
Em 2006 a supremacia do Botafogo ficou estampada. Na Taça Guanabara foi o único grande do Rio a chegar, superando o América na final. Na Taça Rio, tiraram o pé, e ela foi vencida pelo Madureira, em mais um quadrangular em que não havia nenhum grande disputando. Na final, o Botafogo superou o time do Madureira nos dois jogos ( 2 x 0 e 1 x 3 ).
Em 2007, mais uma vez o Botafogo estava presente nas finais. Na Taça Guanabara não chegaram nem no quadrangular final, que foi vencido pelo Flamengo, derrotando o Madureira. Na Taça Rio, o Botafogo superou o Cabofriense em dois jogos ( 2 x 2 e 3 x 1 ). Na final do Carioca foram dois jogos, ambos acabaram em 2 x 2, e na loteria chamada pênalti, o Flamengo acabou vencendo por 4 x 2. O árbitro Djalma Beltrami foi muito criticado, principalmente pela expulsão de Dodô no fim da partida, quando ele iria marcar um gol legítimo.
Em 2008, o Botafogo chegou à final da Taça Guanabara contra o Flamengo, depois de superar o Fluminense por 2 x 0, mas acabou derrotado por 2 x 1. Não se dando por vencido, ganhou do próprio Flamengo na semi-final da Taça Rio, e na final superou o Fluminense novamente, com um gol tirado da cartola no fim por Renato Silva. Já estava o Botafogo x Flamengo de novo na final. Dois jogos, o time rubro-negro venceu os dois ( 1 x 0 e 1 x 3 ) e foi campeão.
Em 2009, lá estava o alvinegro de novo nas finais. Incontestáveis. Na Taça Guanabara, o Botafogo superou nas semi-finais, novamente o Fluminense por 1 x 0 e na final a vitória foi em cima do Resende por 3 x 0. Na semi-final da Taça Rio, o Botafogo venceu o Vasco por 4 x 0 e chegou à final, podendo vencer os dois turnos. Perdeu por 1 x 0 e houveram os dois jogos finais. O bendito placar de 2 x 2 foi mantindo em ambos, e mais uma vez, nos pênaltis, o Flamengo conquistou o tri.
Não entrei muito em detalhes sobre erros cruciais de arbitragem, mas o fato é que o Botafogo deixou de ser a quarta força do Rio a muito tempo. Fluminense e Vasco quando chegam em decisões, nos últimos 5 anos, não conseguem nos superar e isso foi comprovado ainda mais este ano. Já o Flamengo, se é que pode ser considerado a primeira força, não conseguiu chegar em tantas finais como o Botafogo.
Este ano ficou mais evidente de como a Estrela brilha mais em jogos decisivos, mesmo não tendo jogadores qualificados. Nos jogos que não valiam muito, perdemos antologicamente para o Vasco. Perdemos para o Fluminense de virada por 2 x 1 e empatamos com o Flamengo em 2 x 2 ( nunca vi um placar se repetir tanto ). Mas quando chegava nas fases decisivas só dava Botafogo. Na semi-final da Taça Guanabara superamos o Flamengo por 2 x 1, gol inesquecível do iluminado Caio no fim. E na final superamos o badalado Vasco, aquele mesmo que havia nos goleado, por 2 x 0.
Já na Taça Rio, o Botafogo superou o Fluminense na semi-final, com um gol do Talismã e chegando a mais uma final onde poderia quebrar duas escritas de uma só vez não decepcionou. A primeira era a de superar o eterno rival Flamengo e a segunda era de conseguir ganhar os dois turnos, situação que não acontecia desde 1998. Com atuações memoráveis de todos os jogadores, Jefferson, Herrera e Loco Abreu se destacaram idividualmente. Herrera por fazer o primeiro dos gols. Loco Abreu por bater um pênalti histórico no Maracanã, deixando o Bruno literalmente no chão, olhando a bola entrar. E Jefferson que além de aparecer salvando nos momentos críticos da partida, ainda segurou um pênalti do tal "Imperador", quando o resultado caminhava para o insistente 2 x 2.
Ou seja, engana-se quem diz que o Botafogo é a quarta força do Rio. Engana-se mais ainda quem consegue menosprezar a grandeza de um clube tão peculiar. E como disse em um belo texto de Nilton Moreira Coutinho, publicado no blog Mundo Botafogo/Estrela Solitária, o Botafogo de Futebol e Regatas não precisa de títulos para provar a sua grandeza e a de sua torcida. Os títulos vêem sim e são muito bem comemorados, mas ninguém precisa provar nada disso contando vantagem. Não somos "a maioria" em quantidade, mas sim em qualidade. Disso ninguém duvida.
Ser botafoguense é uma virtude, que todo ser humano pode ter, mas que poucos conseguem ao longo da vida. Os que são, são mesmo, não ficam em cima do muro. E mais do que isso, tem ORGULHO de serem BOTAFOGUENSES. Parabéns meu Botafogo!

Saudações alvinegras a todoos ;*

3 comentários:

  1. Oi, Julinha...
    Parabens pelo seu texto acima, onde tb menciona o meu. Como voce bem diz, ser botafoguense é uma virtude... Bela frase !
    Sou o autor de "O BOTAFOGO PRECISA SER CAMPEÃO !

    Beijos botafoguenses...
    Nilton Moreira Coutinho
    Site: POESIA E ENERGIA
    http://niltonmoreiracoutinho.spaces.live.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Julinha...
    Belo texto... Gostei da frase sobre a virtude...que ser botafoguense é uma virtude que poucos conseguem...
    Sou o autor do texto que mencionou... O BOTAFOGO PRECISA SER CAMPEÃO ??

    Beijos Botafoguenses
    Nilton Moreira Coutinho
    Site:
    POESIA E ENERGIA
    http://niltonmoreiracoutinho.spaces.live.com

    ResponderExcluir
  3. Com toda certeza, botafoguense é mesmo nobre, diferente, seletivo. Nunca precisa provar qúe é melhor, apenas mostra que é diferente da grande maioria dos torcedores dos outro clubes. Botafoguense fica feliz com as vitorias de seu clube, mas sempre é feliz, mesmo nas derrotas, simplesmete por ser Botafoguense.
    Arlete Medeiros

    ResponderExcluir