sexta-feira, 19 de março de 2010

Inter e sua primeira conquista

Em 1975, novamente houve aumento dos times que disputaram a competição. Foram 42 clubes. Foram contemplados com essa oportunidade: Internacional, Fluminense, São Paulo, Flamengo, Palmeiras, Sport, Náutico, Botafogo, Goiás, Vasco, Figueirense, Tiradentes, Bahia, Fortaleza, Atlético-PR, Vitória, CSA, Desportiva Capixaba, Paysandu, Rio Negro, Moto Clube, Cruzeiro, Santa Cruz, Corinthians, América-RJ, Guarani, Portuguesa, Grêmio, Nacional, Remo, Atlético-MG, Coritiba, América-RN, Santos, Goiânia, Comercial, CEUB, Ceará, América-MG, Americano, Sergipe e Campinense.
Na primeira fase, os 42 clubes foram divididos em 4 grupos, sendo que em dois deles ficaram 10 clubes e nos outros dois 11. Jogaram em turno único e classificaram para a segunda fase os 5 primeiros colocados de cada grupo. Os outros foram classificados para a repescagem.
Da segunda fase participaram: Fluminense, Cruzeiro, Corinthians, América-RJ, Palmeiras, Guarani, Remo, Atlético-MG, Coritiba, Tiradentes, Internacional, Santa Cruz, São Paulo, Flamengo, Grêmio, Sport, Figueirense, Goiás, América-RN e Vasco. Esses clubes foram divididos em dois grupos, com 10 times em cada, onde se classificaram para a terceira fase apenas os seis primeiros colocados de cada um. Foram eles: Fluminense, Cruzeiro, Corinthians, América-RJ, Palmeiras, Guarani, Internacional, Santa Cruz, São Paulo, Flamengo, Grêmio e Sport.
Já na repescagem, os outros 22 times foram dividos em 4 grupos, dois com 5 e os outros dois com 6 times. Eram classificados para a terceira fase somente os campeões de cada grupo. Botafogo, Nacional, Portuguesa e Náutico foram os consagrados.
Na terceira fase, os 16 clubes classificados, foram divididos em dois grupos com 8 times em cada. Classificava para a fase final somente os dois primeiros colocados de cada grupo. Fluminense, Cruzeiro, Santa Cruz e Internacional foram os melhores de cada chave.
A fase final foi dividida em semi-final e final. Fluminense x Internacional e Santa Cruz x Cruzeiro foram os primeiros confrontos. O primeiro jogo foi disputado no Maracanã, e o Inter conseguiu uma vitória de impor respeito em cima do Flu. 0 x 2, gols de Lula e Paulo César Carpegiani. Com a eliminação do Fluminense, pela primeira vez um Campeonato Brasileiro não teria uma final com times de São Paulo ou Rio.
No outro confronto da noite do dia 7 de dezembro de 1975, o Cruzeiro foi ao Arruda disputar a outra semi-final contra o Santa Cruz, até então a grande surpresa do campeonato. Era o time do nordeste que tinha ido mais longe em uma competição nacional. Porém não conseguiu chegar a final. Em uma partida movimentadíssima, o Cruzeiro venceu por 2 x 3, gols de Zé Carlos e dois de Palhinha; Fumanchu, por duas vezes, de pênalti, descontou para o Santa, mas não houve jeito.
A final estava marcada. Internacional x Cruzeiro, dia 14 de dezembro daquele ano, no estádio Beira-Rio. 82.568 pessoas assistiram a um emocionante jogo, que foi vencido pelo time da casa em apenas um lance de descuido da zaga mineira. O zagueiro Figueroa marcou o gol da vitória no início do segundo tempo e o Internacional enfim comemorava seu primeiro título brasileiro.
Time base do campeão foi: Manga, Valdir, Figueroa, Hermínio e Chico Fraga; Caçapava, Falcão e Paulo César; Valdomiro, Flávio e Lula. Técnico: Rubens Minelli.
Os melhores ataques ficaram com Internacional e Fluminense, com 51 gols marcados. A melhor defesa foi do Fortaleza com apenas 11 gols sofridos. O pior ataque foi do Ceará, com 8 gols marcados e a pior defesa foi do Campinense, com 44 gols sofridos. As duas maiores goleadas foram aplicadas pelo campeão. A primeira no dia 23 de agosto, Vitória 0 x 5 Internacional e a outra no dia 17 de setembro, Internacional 5 x 0 Sergipe. Flávio, do Inter, foi o artilheiro da competição com 16 gols marcados. Ainda não havia rebaixamento!
Mal sabia a torcida colorada que um ano depois, o Inter iria repetir a dose!

Saudações alvinegras a todoos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário