domingo, 14 de março de 2010

Palmeiras conquista seu primeiro título


A segunda edição do Campeonato Brasileiro foi disputado um ano depois, mais exatamente no dia 9 de setembro de 1972. Com seis representantes a mais do que o ano anterior, por conta da política interna do país, o Palmeiras acabou sagrando-se campeão. O regulamento também havia sido modificado.
Os times que participaram deste segundo campeonato foram: Palmeiras, Internacional, Botafogo, Coritiba, Vasco, São Paulo, Atlético-MG, Ceará, América-RJ, Remo, Náutico, Corinthians, Cruzeiro, Santos, Grêmio, Flamengo, Fluminense, Santa Cruz, Bahia, Vitória, América-MG, ABC, Nacional, Portuguesa, CRB e Sergipe.
A forma de disputa tinha o seguinte andamento. Eram quatro chaves disputadas em turno único, sendo que duas tinham seis clubes e duas sete. Passavam para a segunda fase os quatro melhores classificados de cada chave. Os 16 clubes que passaram para a segunda fase foram: Palmeiras, Botafogo, Internacional, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Vasco, Santos, São Paulo, Grêmio, Atlético-MG, Flamengo, Ceará, Fluminense, América-RJ e Santa Cruz.
Na segunda fase eles eram dividos em quatro chaves, com quatro clubes em cada. Classificavam o campeão de cada grupo. Palmeiras, Botafogo, Internacional e Corinthians classificaram para a disputa da semi-final.
A semi-final foi disputada entre Palmeiras x Internacional e Botafogo x Corinthians. No primeiro jogo o Verdão empatou com o Inter em 1 x 1, gols de Tovar para o Colorado e Nei para o Palmeiras. Como no regulamento previa que o empate seria a favor do time de melhor campanha, o Palmeiras se classificou.
Já na partida disputada no Maracanã o Botafogo derrotou o Corinthians por 2 x 1 de virada, gols de Nelson Lopes para o Timão e Jairzinho e Nei para o Fogão. E a final já estava decidida. Palmeiras x Botafogo!
O Palmeiras veio com Leão, Eurico, Luís Pereira, Alfredo Mostarda e Zeca;
Dudu e Ademir da Guia; Edu Bala, Leivinha, Madurga e Nei. Técnico: Oswaldo Brandão. Zé Carlos e Ronaldo também entraram nesta final. Já o Botafogo estava com a seguinte formação: Cao, Valtencir, Brito, Osmar Guarnelli e Marinho Chagas; Carlos Roberto e Nei Conceição; Zequinha, Jairzinho, Fischer e Ademir Vicente. Técnico: Sebastião Leônidas. Ferreti entrou no lugar do Ademir durante a partida.
O Morumbi com pouco mais de 58.000 presentes, assistiu a um jogo difícil. Tão complicado que acabou 0 x 0 e o Palmeiras campeão por conta da melhor campanha conquistada no campeonato.
Os artilheiros foram Dario ( Atlético-MG ) e Pedro Rocha ( São Paulo ), ambos com 17 gols. O melhor ataque da competição foi o do São Paulo com 49 gols marcados e a melhor defesa foi a do Grêmio e Vasco, com apenas 18 gols sofridos. O pior ataque foi o do Vitória, com 13 gols marcados e a pior defesa foi do CRB, com 45 gols sofridos. Houveram duas grandes goleadas neste campeonato. A primeira dia 05 de novembro de 1972, Náutico 0 x 6 São Paulo. Dez dias depois, o Botafogo goleou o Flamengo pelos mesmos 0 x 6, no Maracanã.
Este foi o primeiro Campeonato Brasileiro que deu uma final São Paulo x Rio de Janeiro. De 1972 a 2002 houveram semi-finais e finais. A partir de 2003 ficou sacramentado o campeonato por pontos corridos.
Pela segunda divisão do Brasileirão, que ainda não tinha previsão de acesso e descenso, o Sampaio Corrêa foi o campeão.
Estavamos entrando na época em que o Campeonato Brasileiro iria cada vez mais ter participantes, sendo por muitos, a única diversão em anos tumultuados como foram até se reestabelecerem a República. Época complicada até para a Seleção Brasileira, que depois de 1970 foi conquistar o tetra somente em 1994.
Parabéns ao Palmeiras, pela conquista deste título. Um time constante e que jogava no coletivo!

Saudações alvinegras a todoos ;*

Um comentário:

  1. Sabe, acho estranho eu gostar tanto de 'história do futebol' e nunca ter parado pra ler a história do Brasileirão. Mas tudo bem, eu me perdôo.
    Agora tô descobrindo de onde vieram estes times que nunca ganharam nada, naquela época eles "quase-ganhavam" ou até - para meu espasmo - ganharam, mesmo que o vice-campeonato.
    Não, e isto não se refere ao Palmeiras que apesar de não ter mais "Um time constante que joga* no coletivo!" tem memoráveis conquistas e respeito apesar de não gostar nenhum pouco.
    Ah, como eu gosto de fazer comentários extra-G.

    ResponderExcluir