terça-feira, 23 de março de 2010

Primeiro título do São Paulo

A continuidade de inchaço no número de times parecia não ter fim. Em 1977, foram 62 clubes disputando uma única divisão. Estavam incluídos: São Paulo, Operário-MT, Botafogo-RJ, Ponte Preta, Flamengo, Bahia, Grêmio, Botafogo-SP, América-RN, Desportiva, Santos, Caxias, Internacional, Confiança, Portuguesa, Goytacaz, Joinville, Brasília, Ceará, Goiás, Vitória, Vitória-ES, Sampaio Corrêa, CRB, América-MG, Náutico, Fortaleza, Treze, Botafogo-PB, Vila Nova, Sergipe, Dom Bosco-MT, Fluminense-BA, Goiânia, Flamengo-PI, Nacional, Paysandu, Coritiba, Atlético-PR, Avaí, River, Juventude, Volta Redonda, Uberaba, Americano, CSA, ABC, Maringá, Guarani, Fluminense, Fast, XV-Piracicaba, Sport, América-RJ, Cruzeiro, Remo, Vasco, Santa Cruz, Corinthians, Palmeiras, Londrina e Atlético-MG.
Na primeira fase, os clubes foram divididos em 6 grupos, sendo que 4 eram de 10 e 2 de 11 componentes. Jogaram contra os adversários de seu respectivo grupo em turno único. Na segunda fase, os mesmo 62 clubes foram divididos em 10 grupos com 5 componentes, mais 2 com 6. Na soma da primeira com a segunda fase, os 24 primeiros colocados se classificaram para a terceira fase.
Foram eles: São Paulo, Atlético-MG, Operário-MT, Londrina, Botafogo, Palmeiras, Ponte Preta, Corinthians, Flamengo, Santa Cruz, Bahia, Vasco, Grêmio, Remo, Botafogo-SP, Cruzeiro, América-RN, América-RJ, Desportiva, Sport, Santos, XV-Piracicaba, Caxias e Fast.
Na terceira fase, os 24 clubes foram dividos em 4 grupos com 6 times em cada. Classificariam para as semi-finais os campeões de cada grupo. São Paulo, Atlético-MG, Operário-MT e Londrina foram os classificados.
As semi-finais foram disputadas em jogos de ida e volta, com o time de melhor campanha tendo o empate a seu favor. Na primeira semi-final, o Atlético-MG empatou com o Londrina em 2 x 2, mas liquidou a sua classificação na segunda, vencendo por 4 x 2. Na outra, o São Paulo ganhou o primeiro jogo do Operário por 3 x 0, e mesmo perdendo a segunda partida por 1 x 0 conseguiu a outra vaga para a final.
Dia 5 de março de 1978, no Mineirão, foi disputado a tão aguardada final. Com um público de 102.974 presentes e com Arnaldo César Coelho apitando, a partida foi iniciada. O equilíbrio foi tão grande que, o 0 x 0 persistiu até após a prorrogação, resultando então em pênaltis. Foi o primeiro campeonato a ser decidido desta maneira.
Do lado do Galo os batedores foram: Toninho Cerezo, Ziza, Alves, Joãozinho Paulista e Márcio. Já no São Paulo foram colocados para bater: Getúlio, Chicão, Peres, Antenor e Bezerra. O Galo até conseguiu uma vantagem de 2 x 1, porém errou os dois últimos pênaltis, resultando em uma derrota por 3 x 2 em pleno Mineirão. Ziza e Alves marcaram para o Atlético, enquanto que, Peres, Antenor e Bezerra fizeram para o tricolor paulista.
Time base do São Paulo daquele ano: Waldir Peres; Getúlio, Tecão, Bezerra e Antenor; Chicão, Teodoro e Darío Pereyra; Zé Sérgio, Mirandinha e Viana. Técnico: Rubens Minelli.
O melhor ataque foi o do Atlético-MG com 55 gols marcados. A melhor defesa foi a do Corinthians, com apenas 7 gols sofridos. O pior ataque foi do Fluminense-BA, com 6 gols marcados. A pior defesa foi a do Fest, com 41 gols sofridos. O artilheiro deste campeonato foi Reinaldo, do Atlético-MG, com 28 gols marcados.
O Atlético-MG, apesar de não perder nenhuma partida, não conseguiu ser campeão. O Botafogo também foi o outro clube a não perder nenhuma partida no campeonato, porém não se classificou nem para as semi-finais, ficando em 5º lugar. O técnico Rubens Minelli, se tornou o primeiro técnico a ser tricampeão. Em 1975-76 ele comandava o Internacional!

Saudações alvinegras a todoos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário