domingo, 21 de março de 2010

O novo Bicampeão: Internacional

E o merecido Bicampeonato do Inter veio no ano seguinte. Mantendo a base do time que havia ganhando em 1975, os torcedores colorados comemoraram mais um título.
A influência da política militarista continuava mais forte do que nunca e o campeonato daquele ano chegou a marca de 54 equipes, que acreditem, ainda seria superada.
Os times que participaram foram: Internacional, Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras, Coritiba, Santa Cruz, Botafogo-SP, Caxias, CRB, Cruzeiro, Santos, Fortaleza, Botafogo-PB, Mixto-MT, Atlético-PR, Paysandu, Volta Redonda, Sport, Nacional, Americano, Uberaba, CSA, Figueirense, Goiânia, Londrina, ABC, Treze-PB, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Bahia, Guarani, Vasco, Ponte Preta, Náutico, Portuguesa, Botafogo-RJ, América-RJ, Operário-MT, Vitória, São Paulo, Goiás, Remo, América-RN, Avaí, Flamengo-PI, Rio Negro, Confiança-SE, Sampaio Corrêa, Fluminense-BA, América-MG, Rio Branco-ES, Ceará e Desportiva-ES.
Na primeira fase os clubes foram divididos em 6 grupos com 9 times em cada. Classificava para a segunda fase os quatro primeiros colocados de cada grupo. Os outros times foram para a repescagem, que foi divido em 6 chaves com 5 clubes em cada um. Classificava também para a segunda fase o campeão de cada chave.
A segunda fase foi composta então por: Internacional, Corinthians, Atlético-MG, Fluminense, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Bahia, Coritiba, Guarani, Santa Cruz, Vasco, Botafogo-SP, Ponte Preta, Caxias, Náutico, CRB, Portuguesa, Botafogo-RJ, Santos, América-RJ, Fortaleza, Operário, Vitória, São Paulo, Atlético-PR, Goiás, Remo, América-RN e Sport.
A segunda fase foi divida em 6 grupos com 5 times em cada. Classificaram para a terceira fase os três primeiros de cada gurpo. Internacional, Corinthians, Atlético-MG, Fluminense, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Bahia, Coritiba, Guarani, Santa Cruz, Vasco, Botaogo-SP, Ponte Preta, Caxias, Náutico, CRB e Portuguesa foram os consaagrados.
Na terceira fase foram duas chaves com nove clubes em cada. E classificava para a semi-final os dois primeiros de cada um. Internacional, Atlético-MG, Fluminense e Corinthians se deram melhor.
Na primeira semi-final o Fluminense enfrentou o Corinthians no Maracanã. Naquela época o time tricolor tera muito superior do que o timão, sendo favorito. O então presidente do Flu Francisco Horta, provocando os paulistas, setenciou que a torcida do Corinthians não viria ao Rio de Janeiro nem que ele colocasse metade dos ingressos a disponibilidade. E para contrariar, aconteceu no Maracanã a "Invasão corintiana", onde a torcida do time paulista dividiu o maior do mundo com o Fluminense. A partida terminou 1 x 1 e, nos pênaltis, o Corinthians eliminou o time carioca em casa.
Na outra semi-final, o Atlético-MG foi a Porto Alegre enfrentar o Inter. Em uma partida emocionante, estava 1 x 1 até o último minuto do jogo, até que Dario levantou a bola na área para que Escurinho e Falcão trocassem três passes de cabeças até que este último marcou o gol da vitória e classificação do Inter pela segunda vez consecutiva.
No dia 12 de dezembro de 1976, Internacional x Corinthians se enfrentaram no Beira-Rio, porque o Inter conseguiu melhor campanha no decorrer do campeonato. Com 84.000 pessoas no estádio o time colorado conseguiu o bicampeonato em cima do Timão, ganhando por 2 x 0, gols de Dario e Valdomiro.
O time base do Inter era: Manga, Cláudio, Figueroa, Marinho Peres e Vacaria; Caçapava, Falcão e Batista; Valdomiro, Dario e Lula. Técnico: Rubens Minelli.
O melhor ataque foi do Internacional com 59 gols marcados. A melhor defesa foi do Cruzeiro, com apenas 7 gols sofridos. Os piores ataques foram de Ceará e Rio Branco com 5 gols marcados. E a pior defesa foi do CRB e Santa Cruz, com 32 gols sofridos. A maior goleada foi no dia 16 de setembro de 1976, Flamengo 8 x 1 Sampaio Corrêa. O artilheiro da competição foi Dario, do Internacional, com 16 gols marcados.
E a rotina de acrescentar clubes ao campeonato nacional continuará o ano seguinte...

Saudações alvinegras a todoos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário