segunda-feira, 15 de março de 2010

O Bicampeonato do Verdão

O Bicampeonato o Palmeiras viria no ano seguinte. Ainda sob forte opressão do regime militar, o Campeonato Brasileiro daquele ano contou com a participação de 40 clubes. Foi disputado dos dias 25 de agosto de 1973 até o dia 28 de fevereiro de 1974.
Os 40 times que disputaram esta competição foram: Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio, América-MG, Botafogo, Atlético-MG, Goiás, Guarani, Bahia, Tiradentes, Nacional, Fluminense, América-RN, Desportiva Capixaba, Portuguesa, Olaria, CEUB, Figueirense, América, Moto Clube, Sergipe, Paysandu, CRB, Náutico, Sport, Rio Negro, Atlético-PR, Central, Flamengo, Remo, Ceará, Fortaleza, Santa Cruz, Vasco, Corinthians, Vitória, Coritiba, Santos, Internacional e São Paulo.
A primeira fase foi divida em dois turnos. No primeiro, os clubes foram dividos em duas chaves com 20 equipes em cada. No segundo turno, os times foram dividos em quatro chaves com 10 clubes cada uma. Se classificava para a próxima fase, os 20 clubes que conseguissem as maiores pontuações. Foram eles: Palmeiras, São Paulo, Cruzeiro, Internacional, Grêmio, Santos, América-MG, Coritiba, Botafogo, Vitória, Atlético-MG, Corinthians, Goiás, Vasco, Guarani, Santa Cruz, Bahia, Fortaleza, Tiradentes e Ceará.
A segunda fase foi disputada em turno único, com 10 times divididos em 2 chaves. Classificariam para a final o primeiro e segundo colocado de cada chave. Palmeiras, São Paulo, Cruzeiro e Internacional foram os classificados.
A fase final foi disputada em turno único. Os quatro clubes se enfrentando no quadrangular final e aquele que obtivesse a melhor pontuação seria o campeão. O primeiro jogo desta fase foi São Paulo 4 x 1 Internacional, no Morumbi, A vitória paulista veio com dois gols de Mirandinha e um de Pedro Rocha e Piau. O gol do Inter foi marcado por Claudiomiro.
O segundo jogo foi no Mineirão. Cruzeiro 0 x 1 Palmeiras. Gol maracado por Edu Bala no segundo tempo da partida. Quatro dias depois o Palmeiras recebeu o Internacional no Morumbi e venceu por 2 x 1 de virada. Os gols do Verdão foram marcados por Ronaldo e Luís Pereira. Figueroa descontou para o time gaúcho.
Neste mesmo dia, o Cruzeiro venceu o São Paulo por 1 x 0 no Mineirão, gol de Palhinha, o que deixava o título praticamente nas mãos do Palmeiras pela segunda vez consecutiva. Mas ainda tiveram mais dois jogos. Internacional 1 x 0 Cruzeiro, em partida disputada no Beira-Rio, gol de Escurinho. Enquanto que, no Morumbi, estava sendo disputado um clássico do futebol paulista e que valia o título brasileiro. Palmeiras 0 x 0 São Paulo e o título mais uma vez indo em direção ao Palestra Itália.
O time base do Bicampeão brasileiro era: Leão, Eurico, Luís Pereira, Alfredo e Zeca; Dudu e Ademir da Guia; Ronaldo, Leivinha, César e Nei. Técnico: Osvaldo Brandão.
O melhor ataque desta competição foi do Santos, com 46 gols, e a melhor defesa foi a do Palmeiras, com apenas 13 gols sofridos. O pior ataque ficou com Moto Clube e Sergipe, com apenas 11 gols marcados. E a pior defesa foi a do Sergipe, com 48 gols sofridos.
Três goleadas marcaram este campeonato. A primeira foi no dia 26 de setembro de 1973, América-RN 1 x 6 Santos. A segunda foi no dia 26 de janeiro de 1974, Cruzeiro 6 x 1 Vitória. E a terceira foi no dia 06 de fevereiro de 1974, Botafogo 6 x 1 Fortaleza.
Foi neste campeonato que o primeiro caso de doping no futebol brasileiro apareceu. O centroavante Campos que defendia o Atlético-MG foi flagrado em uma partida contra o Vasco. O artilheiro da competição foi Ramón, do Santa Cruz, com 21 gols.
A Série B do Campeonato Brasileiro só voltaria a ser disputada em 1980, quando houve a necessidade de se diminuir os times que disputavam a Série A!

Saudações alvinegras a todoos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário