quinta-feira, 13 de maio de 2010

Coerência exagerada

Sabem quem entrará com a Seleção de Dunga em campo na Copa do Mundo de 2010? A tal coerência. É isso mesmo. Foi o reforço de peso do atual técnico da Seleção para a disputa do Mundial. Resta saber se só ela dará certo.
Foram muito poucas as surpresas na lista. Para mim foi somente uma, que pelo menos foi aceitável. Mas vamos aos convocados.
Goleiros: Júlio César ( Inter de Milão ); Gomes ( Tottenham ) e Doni ( Roma ). A convocação de Júlio César é incontestável. É um dos melhores goleiros do mundo ( se não é o melhor ). Gomes também mereceu a convocação por estar pegando muito no time inglês. Já o Doni vai mal, muito mal na Roma. A explicação para a sua convocação pode ter sido até comovente, porém se ele fosse bom mesmo nada justificaria tanto tempo na reserva do time italiano. Ele sempre foi um bom goleiro, mas falha constantemente.
Laterais: Maicon ( Inter de Milão ); Michel Bastos ( Lyon ); Daniel Alves ( Barcelona ) e Gilberto ( Cruzeiro ). Os três primeiros nada de novidade. Já eram esperados e são bons laterais, agora a convocação de Gilberto não me parecia tão real assim, simplesmente porque quem acompanha o futebol sabe que no time mineiro ele joga mais no meio do que propriamente na lateral. Mas olhando pelo lado do nosso técnico, é o tipo de jogador que ele gosta: versátil. Não tem jogado bem, mas quem disse que isso conta?
Zagueiros: Lúcio ( Inter de Milão ); Juan ( Roma ); Luisão ( Benfica ) e Thiago Silva ( Milan ). Na zaga muito pouco a ser decidido. Talvez a última vaga que foi conquistada pelo Thiago Silva tivesse em aberto, mas o garoto mereceu. Está jogando bem não é de hoje e é um dos destaques do time do Milan.
Meias: Josué ( Wolfsburg ); Gilberto Silva ( Panathinaikos ); Felipe Melo ( Juventus ); Kléberson ( Flamengo ); Ramires ( Benfica ); Julio Baptista ( Roma ); Elano ( Galatasaray ) e Kaká ( Real Madrid ). É aqui que mora o perigo. Se analisarmos bem, quem é meia de armação dessa equipe? Só o Kaká. Todos os outros são mais volantes do que meias ofensivos. Se algo aconteçer ( já estou acendendo minha vela para que não aconteça ) com o Kaká, seu reserva imediato não é nem titular em seu time a muito tempo. Complicado.
Não adianta o Dunga ficar irritado com a pressão para levar certos jogadores. É notório que , tecnicamente, essa Seleção é a pior dos últimos tempos. Josué é pouco visto; Gilberto Silva é seu homem de confiança ali mas é lento; Felipe Melo está de mal a pior na Juventus e não jogou bem os últimos jogos da Seleção; Kléberson não consegue ter uma boa sequencia de jogos pelo Flamengo a muito tempo e quanto tem chances, raramente são bem aproveitadas; Ramires não joga bem desde que se desligou do Cruzeiro; Júlio Baptista perdeu a titularidade em sua equipe a tempos. Elano ainda é uma boa e Kaká não poderia faltar, mesmo não voando como estava em 2006. Enquanto isso, jogadores com melhor qualidade ficam de fora. Paciência.
Atacantes: Robinho ( Santos ); Luís Fabiano ( Sevilla ); Nilmar ( Villareal ) e Grafite ( Wolfsburg ). Grafite nem foi uma surpresa e tanto. Estava na lista dos jogadores que substituiriam o Adriano, que se desconvocou após vários escândalos, faltas nos treinos, peso e seus vários problemas esse ano. Aqui sim Dunga manteve a bendita coerência. Robinho, Luís Fabiano e Nilmar já eram mais do que aguardados.
Depois das discussões, foi divulgada a lista dos "reservas": Alex ( Chelsea ); Carlos Eduardo ( Hoffenheim ); Ronaldinho Gaúcho ( Milan ); Sandro ( Internacional ); Paulo Henrique Ganso ( Santos ); Marcelo ( Real Madrid ) e Diego Tardelli ( Atlético-MG ). Alguém duvida da melhor qualidade ténica do "time reserva"? Não tem como não perceber.
Mas essa é a Seleção para a Copa do Mundo, não tem mais jeito. Então a torcida é para que, como aconteceu na Copa América, Copa das Confederações e Eliminatórias, essa Seleção demonstre que eu e a maioria dos brasileiros estamos equivocados. Mas Copa do Mundo é outra situação, onde se exige em pouco tempo tudo de um jogador. Mais uma prova de fogo para Dunga e seus comandados!

Saudações alvinegras a todoos ;*

Um comentário: