
É com esse título que terminarei o ano de 2009. Pode deixar, eu explico. Não é que esse tenha sido o melhor ano do nosso Botafogo não, muito pelo contrário, nesses últimos 10 anos, 2009 só não foi pior que 2002 para o nosso Fogão. Porém, mesmo que o ano e o time não seja um dos melhores, nada tira deste querido clube brasileiro o rótulo de Glorioso.
Farei uma breve explicação do ano do Botafogo. Uma montagem de time de dar arrepios, porém no Campeonato Carioca o time mostrou uma força surpreendente, principalmente com o trio de ataque Reinaldo, Victor Simões e Maicossuel. Chegamos a todas as finais do Carioca, e num lançe de pura fatalidade perdemos para a grande final os nossos dois melhores atacantes: Reinaldo e Mago. Com isso, o tri campeonato do nosso maior rival foi consumado, de novo nos pênaltis.
Na Copa do Brasil, perdemos logo nas oitavas de final para o Figueirense, também nos pênaltis, e fomos eliminados. E ai começava a derrocada de um time que, como já disse surpreendeu até o presidente do clube. A verdade é que com a saída do Mago, o time não conseguiu ser o mesmo. A dupla Reinaldo e Victor Simões já não dava resultado. Reinaldo com sua contusão mal superada o ano todo. Victor Simões caiu de rendimento juntamente com o time. Resultado: segundo semestre de sufoco e decepção.
Na Sul-Americana fomos mais uma vez eliminados nas quartas de final, e dessa vez em casa contra o Cerro Porteño, que nem de longe é um time competitivo. E no Brasileirão nem se fala, foi sufoco até o fim. Com direito aos 3 minutos finais do jogo contra o Palmeiras serem de pura tensão. Eu sei que ser botafoguense é viver superando os limites, mas esse ano foi dimais. Parabéns à torcida que fez a sua parte, já que em campo o time não produzia o que se esperava.
Agora é 2010. Que pelo que parece nada vai mudar, isso é realmente preocupante. Até agora somente três jogadores anunciados. Novamente jogadores que ou estavam encostados em seus times, ou vieram da Série B. Somália, Renato Cajá e agora Marcelo Cordeiro. Preocupante, já que a pré-temporada começa já dia 4 de janeiro e não temos nem um esboço de time montado.
Mas por outro lado algumas amebas que vestiram a camisa do Glorioso esse ano estão se despedindo hoje, e se Deus ajudar não vão mais renovar. Victor Simões, Renato, Ricardinho, Jônatas, Léo Silva, Bastista, Marquinho, Castillo, Michael, Flávio e Rodrigo Fuska. Outros dois ainda tentaram a renovação: André Lima e Diego. Agora minha única trsiteza é o Fahel não estar nesta lista. Mais um ano com ele parece até brincadeira dessa diretoria.
Porém eu espero que esse que vão agora, deixem lugar para jogadores mais qualificados que eles. A torcida botafoguense espera mesmo um 2010 bem melhor do que foi esse ano, a gloriosa história do Botafogo merece.
O ano que vem escreverei um post dedicado ao Ronaldinho Gaúcho e essa história dele vir a vestir o manto glorioso. Mas por enquanto é aguardar que o Fogão começe a pré-temporada com um time, porque até agora nada. E quando hoje der 00:00 vamos pedir e muito saúde, paz e ao nosso Botafogo também!
Feliz ano novo!
Saudações botafoguenses a todoos ;*