sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Flamengo campeão, Inter vice e Coritiba rebaixado


Falar bem do Flamengo. Tarefa complicada, mas necessária. Campeão Brasileiro de 2009. Quem no início do campeonato apontaria o rubro-negro carioca? Eu sinceramente não, nem nos meus piores pesadelos imaginei. Mas aconteceu.
Maracanã lotado. Tarde de domingo. A semana todinha especulações de que o Grêmio iria entregar o jogo ( e não entregou? ), várias declarações polêmicas. Ambiente perfeito para acabar com o jejum de 17 anos sem o título brasileiro.
Mas não é que o Grêmio resolveu aprontar ainda no primeiro tempo? Fez 1 x 0 com Roberson, após bobeira da zaga do Flamengo, em uma cobrança de escanteio. E o Maracanã ficou apreensivo, porque curiosamente o time não jogava bem. Mas, ainda no primeiro tempo, David empatou, reascendendo a torcida.
Veio o intervalo, e o Flamengo voltou não jogando bem. E quem foi que fez o gol do título? Ronaldo Angelim. Ele mesmo, que quase aposentou no início do ano. Pronto. O Grêmio já nem atacava mais. 2 x 1 e campeões brasileiros pela quinta vez. Isso mesmo é Penta e não Hexa.
O Flamengo chegou aos 67 pontos, enquanto que o Grêmio ficou na 8ª colocação com 55 pontos. Mas para todos os efeitos, Parabéns ao Flamengo!

Inter x Santo André. Os dois times ainda tinham esperança de alguma coisa no campeonato. O Inter dependia de um tropeço do Flamengo. Enquanto que o Santo André precisava de um milagre para poder ficar na primeirona.
Mas Alecsandro, Índio, Andrezinho e Giuliano, terminaram com qualquer chance de recuperação do time visitante. Mas nem se conseguisse ganhar o time conseguiria escapar, graças aos outros resultados. Nunes ainda descontou para o time do interior paulista.
Ao Inter, restou conviver com mais um vice-campeonato, a dois pontos do líder. Mas se serve de consolo, a última vez que conseguiu ser vice, em 2005, o time conseguiu conquistar no ano seguinte a Libertadores e o Mundial. Que essa sorte volte ao Inter, o time está merecendo.
O Santo André terminou na 18ª posição com 41 pontos e foi rebaixado para a Série B. Boa sorte ao Ramalhão, que ele não se abale como muitos times novos que subiram à Série A e caíram logo depois!

Briga para não cair é sempre complicado. Briga direta na última rodada é pior ainda. De um lado estava o Coxa, que conseguiu a proeza de se complicar no campeonato, mas estava jogando em casa. De outro lado estava o Fluminense, em uma arrancada espetacular, que não queria que toda aquela arrancada acabasse ainda em rebaixamento.
Com todo o nervosismo do Coxa, o Fluminense abriu o placar com Marquinho. A aflição da torcida do Coritiba continuava. Mas Pereira tratou de colocar em igualdade o placar. 1 x 1 e nada resolvido ainda. Mesmo esse resultado sendo muito complicado para os dois foi o que prevaleceu também durante o segundo tempo.
O jogo do Botafogo foi que decidiu quem seria rebaixado. Com o resultado positivo do time carioca, o Coritiba foi rebaixado com 44 pontos e o Fluminense com 45, conseguiu escapar, em uma arrancada de emocionar.
É muito complicado porém, falar em rebaixamento para um time que não estava entre os piores do campeonato. Mas nada justifica o que fez uma parte da torcida do Coritiba. Foi um ato de estrema inconsequencia, que pode prejudicar o time na segundona o ano que vem. Foi lastimável, muito mesmo.
Boa sorte ao Coritiba o ano que vem na Série B. E ao Fluminense meus parabéns! É uma arrancada para entrar para a história do futebol mundial, mostrando que quando quer, tudo é possível. Mas que também sirva de lição do tricolor carioca.

Saudações alvinegras a todoos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário