segunda-feira, 8 de março de 2010

A beleza dos estaduais em cheque


O "interessante" Campeonato Carioca teve ontem mais uma rodada de públicos quase irrelevantes. Nem o clássico Vovô deste final de semana conseguiu salvar. Foram apenas 17.554 presentes no Maracanã, comprovando ainda mais que os ingressos estão fazendo com que muitos torcedores desistam de assistir a uma partida, mesmo ela sendo clássico de muita tradição.
Imaginem então uma partida entre um time grande e um pequeno? Ontem em São Januário, por exemplo, foram 1.598 presentes para assistir a Vasco 1 x 0 Boavista. De fato os saudosos Campeonatos Estaduais estão perdendo cada vez mais a força que já tiveram.
No Rio de Janeiro, a diferença de qualidade dos times está pensando para esse público ser tão baixo. Os times pequenos não conseguem sequer ameçar a supremacia dos grandes, ao contrário até de outros campeonatos, como o Paulista, que surpresas estão acontecendo. Tirando em clássicos, no Carioca 2010, nenhum dos quatro grandes do Rio conseguiu perder, mesmo em alguns jogos não jogando bem e deixando espaços para os adversários, não conseguem ser batidos. Desanimador!
Mas o fato é que, pela terceira rodada da Taça Rio, o Fluminense mostrou um melhor futebol que o Botafogo e mereceu vencer. Não entrerei em detalhes sobre esta partida, mas está mais do que na hora do Botafogo acordar da ressaca pós Taça Guanabara. Foi sim um título muito importante, mas deixar de jogar por conta de já estar na final seria muita falta de seriedade. Hora de começar a jogar futebol na Taça Rio. Já o Fluminense vive um momento de afirmação. Cuca, pra variar, está conseguindo fazer o time jogar bem e conseguir vitórias importantes para a recuperação da "moral", perdida após a semi-final contra o Vasco. É o candidato melhor arrumado até agora, como também foi na Taça Guanabara.
O Vasco venceu sim, mas novamente não convenceu. Um frustrante 1 x 0 no Boavista, com gol de pênalti de Carlos Alberto. O que ficou claro foi a dependência desse time das jogadas do capitão e também a falta de laterais. Tem muito o que melhorar ainda. O Flamengo jogou no sábado e conseguiu uma boa vitória em cima do Resende fora de casa. 0 x 4, gols de Bruno Mezenga, Léo Moura, Vinícius Pacheco e Vágner Love. Nada de extrordinário, mas o time provou que não depende somente de Adriano, que aliás protagonizou mais um de seus escândalos extra-campo.
Pela lógica, Dunga não o levaria a Copa do Mundo, mas como no futebol não há lógica e ninguém entende cabeça de técnico não me surpreenderia se ele fosse convocado. Que fique bem claro, torço muito pela recuperação do Adriano, é um jogador de muita força e dedicação, só que tenho que ser realista. Seu passado na Seleção é muito bom, mas se for olhar isso o Ronaldo também teria que ser convocado. E hoje, o Imperador mal consegue tocar na bola quando está em campo pela Seleção. Se problemas extra-campos, oscilações em jogos e problemas físicos ( o Adriano está 8 quilos acima de seu peso ideal ) são as desculpas para o Ronaldinho Gaúcho não ser convocado, isso também teria que ser aplicado ao Imperador. Mas nem sempre é assim, vai entender!
Mesmo com a derrota do Botafogo para o Fluminense, os quatro grandes do Rio de Janeiro continuam na zona de classificação para as semi-finais. Enquanto que, no G-4 do Paulistão o Santo André, que foi rebaixado para a Série B do Brasileiro, está entre os quatro primeiros, que é completado por Santos, São Paulo e Corinthians. O Palmeiras está cada vez mais longe da zona de classificação, com o modesto 11º lugar, com um jogo a menos.
Semana que vem teremos mais um clássico na Taça Rio. Flamengo x Vasco. E outras rodadas secundárias. Botafogo x Olaria e América x Fluminense. É mesmo uma beleza esse Estadual. Haja paixão por futebol para conseguir acompanhar todos as partidas!

Saudações alvinegras a todoos ;*

Um comentário:

  1. Os estaduais são umas verdadeiras pré-temporadas alongadas. E convenhamos: é ridículo. O nível dos pequenos do Río é baixíssimo e as vezes nem mesmo o campeonato paulista se salva. Bom eram os tempos do Rio-São Paulo, campeonato do Nordeste aqui e etc. Mas que venha logo o Brasileirão!

    ResponderExcluir