quinta-feira, 11 de março de 2010

O início

O melhor campeonato do Brasil começará somente no dia 8 de maio, e até lá farei uma homenagem a esse campeonato, tentando, brevemente, relatar o que aconteceu em cada ano, começando no ano em que ele começou a ser denominado de Campeonato Brasileiro.
Essa disputa surgiu a partir do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que contava com 17 clubes brasileiros, em 1971. O novo torneio contou com a participação de 20 clubes, são eles: Atlético-MG, São Paulo, Botafogo, Corinthians, Internacional, Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro, Santos, Coritiba, América-RJ, Vasco, Bahia, Flamengo, Santa Cruz, Fluminense, Portuguesa, América-MG, Sport e Ceará.
O regulamento inicial da competição previa que haveria uma fase classificatória mais curta, com jogos apenas dentro de cada grupo, e com duas vagas sendo reservadas para os clubes que tivessem a melhor renda. Porém, a CBD teve que recuar diante de várias denúncias de que os clubes estariam comprando os ingressos e o campeonato foi estendido por mais tempo e modificado.
A nova regulamentação dividia os 20 clubes em duas chaves com 10 e todos jogam contra todos, primeiramente com os times do grupo e depois com a outra chave, classificando os seis primeiros colocados de cada chave. Os 12 clubes que passaram foram: Atlético-MG, Santos, Internacional, Botafogo, São Paulo, Corinthians, Grêmio, Cruzeiro, Coritiba, América-RJ, Vasco e Palmeiras.
Esses 12 clubes foram divididos em três grupos, com quatro componentes cada e classificariam para a fase final apenas os três primeiros de cada fase, que participariam do triangular decisivo em apenas um turno. Atlético-MG, São Paulo e Botafogo conseguiram a classificação.
O primeiro jogo desse triangular foi disputado no dia 12 de dezembro de 1971. Atlético-MG x São Paulo, no Mineirão. Uma partida disputadíssima foi resolvida com o gol de Oldair aos 30 minutos do segundo tempo e o Galo vencia sua primeira partida.
A segunda partida foi entre São Paulo x Botafogo em um Morumbi com mais de 76.000 pessoas. O Botafogo até saiu na frente com Nei Oliveira, mas logo depois levou a virada e praticamente dava adeus a disputa pelo título. Os gols do São Paulo foram marcados por Forlan, dois de Terto e Toninho Guerreiro. São Paulo 4 x 1 Botafogo!
A última partida então foi disputada, no dia 17 de dezembro de 1971. Botafogo x Atlético-MG. O time carioca queria a sua pimeira vitória no quadrangular final, o que o credênciaria a disputar ainda o título, com poucas chances. E ao Galo restava ganhar ou empatar para ficar com o título. Em um jogo onde o Botafogo teve Carlos Roberto e Mura expulsos depois de já estarem perdendo por 1 x 0, gol marcado pelo Dario, no início do segundo tempo, o Atlético-MG acabou sagrando-se o primeiro Campeão Brasileiro.
O time base do Galo era de respeito e o técnico mais ainda. Renato; Humberto, Grapete, Vantuir e Oldair; Vanderlei e Humberto Ramos; Ronaldo, Lola, Dario e Tião. E o técnico era ninguém menos que Telê Santana. Dario foi o artilheiro da competição, marcando 20 gols.
A série B também foi disputada e vencida pelo Villa Nova-MG, mas ainda naquela época não havia previsões de acesso e descenso entre as respectivas divisões.
A maior curiosidade sobre esse campeonato foi que o primeiro jogador a marcar o primeiro gol dessa nova disputa foi um argentino, Héctor Scotta, no dia 7 de agosto daquele ano, ele era jogador do Grêmio. E um dos campeonatos mais competitivos do mundo estava nascendo. Parabéns ao Galo por essa primeira conquista!

Saudações alvinegras a todoos ;*

2 comentários:

  1. Amigão, tira um print que o nome do seu time não aparece daqui a pra frente neste número de parágrafos até ela chegar no campeonato de 2271.

    hauhauah

    adoro história, sobretudo de futebol então até ganhou uma leitora assídua agora.

    ResponderExcluir