quarta-feira, 17 de março de 2010

Vasco campeão brasileiro de 1974

Semanas após ter terminado a terceira edição do Campeonato Brasileiro, a quarta temporada foi iniciada, no dia 9 de março de 1974, e com término no dia 1 de agosto do mesmo ano.
Como era ano de Copa do Mundo, a pressão da Ditadura Militar para aumentar o número de clubes no campeonato foi menor, assim continuando então com 40 clubes. Porém, incluíram um critério inédito , que previa a classificação para a segunda fase de dois clubes que tivessem maiores rendas.
Participaram dessa edição: Vasco, Santos, Grêmio, Atlético-MG, Atlético-PR, Palmeiras, América-MG, Corinthians, Operário, Coritiba, Goiás, Nacional, Tiradentes, Sport, Olaria, Ceará, Botafogo, Santa Cruz, CEUB, Avaí, CSA, Itabaiana, Sampaio Corrêa, Desportiva Capixaba, América-RN, América-MG, Remo, Rio Negro, Fluminense, Paysandu, Bahia, Portuguesa, Fortaleza, Náutico, Guarani, São Paulo, Vitória, Flamengo, Internacional e Cruzeiro.
Na primeira fase, os 40 clubes foram divididos em dois grupos, que contavam com 20 times em cada um. Cada qual se enfrentava e passava para a próxima fase os 22 melhores classificados, mais dois de maiores rendas. Foram classificados: Vasco, Cruzeiro, Santos, Internacional, Grêmio, Flamengo, Atlético-MG, Vitória, Atlético-PR, São Paulo, Palmeiras, Guarani, América-RJ, Náutico, Corinthians, Fortaleza, Operário, Portuguesa, Coritiba, Bahia, Goiás, Paysandu, Nacional e Fluminense. Os dois últimos foram os classificados pelo inédito critério criado naquele campeonato.
Na segunda fase, os classificados foram divididos em quatro grupos com seis clubes cada. Passaria para a fase final somente o campeão de cada chave. Internacional, Cruzeiro, Vasco e Santos foram os times campeões de cada chave e classificados para o quadrangular final.
Os jogos foram: Vasco 2 x 1 Santos, gols de Luís Carlos e Roberto Dinamite para o time carioca e Pelé descontou para os paulistas. Internacional 1 x 1 Cruzeiro, gols de Valdomiro para o Inter e Roberto Batata para o Cruzeiro. Cruzeiro 1 x 1 Vasco, gols de Zé Carlos para o time celeste e Alfinete para o Vasco. Santos 2 x 1 Internacional, gols de Brecha e Fernandinho para o Peixe e Claudiomiro descontando para o Colorado. Santos 1 x 3 Cruzeiro, com Palhinha, Nelinho e Dirceu Lopes marcando para o Cruzeiro e Nenê para o Santos. E, Vasco 2 x 2 Internacional, Roberto Dinamite e Zanata para o time cruzmaltino e Lula e Escurinho para o Inter.
Ao final desta fase, Vasco e Cruzeiro ficaram com 4 pontos cada, o que determinaria um jogo extra para a definição do campeão daquele ano. A partida seria disputada no Mineirão por conta da melhor campanha do time mineiro. Porém, uma confusão que aconteceu na partida disputada na fase final entre os clubes no Mineirão ( em que o Vice-presidente do Cruzeiro, Carmine Furletti, invadiu o campo de jogo e tentou agredir o árbitro Sebastião Rufino após um lance envolvendo Palhinha do Cruzeiro e Joel do Vasco na área do clube carioca ), o Cruzeiro acabou perdendo o mando de campo e a partida transfirida para o Maracanã.
E depois de várias boas campanhas do Botafogo e péssimas de Fluminense e Flamengo, o Vasco, que até então vinha fazendo campanhas médias conseguiu se sagrar campeão. Maracanã com 112.933 pessoas viram Vasco 2 x 1 Cruzeiro. Gols de Ademir e Jorginho Carvoeiro para o Vasco e Nelinho para o Cruzeiro. A partida ainda teve dois gols anulados, um para cada lado, que complicou a vida do juíz Armando Marques e também de Arnaldo César Coelho.
Time base do Campeão Brasileiro de 1974: Andrada, Fidelis, Miguel, Moisés e Alfinete; Alcir, Zanata e Ademir; Jorginho Carvoeiro, Roberto Dinamite e Luís Carlos. Técnico: Mário Travaglini.
Os melhores ataques foram de Atlético-MG, Flamengo e Santos com 41 gols marcados. Melhor defesa foi do Grêmio, com apenas 11 gols sofridos. Pior ataque e pior defesa foram do CSA, com 6 gols marcados e 35 sofridos. A maior goleada foi Flamengo 6 x 0 Paysandu, no dia 17 de julho de 1974. Roberto Dinamite, do Vasco, foi o artilheiro com 16 gols marcados!
O Vasco foi o primeiro time carioca a ser Campeão Brasileiro. E a competição voltaria a campo no ano seguinte com mais alterações, típicas de uma época conturbada da história brasileira!

Saudações alvinegras a toodos ;*

Um comentário:

  1. Anos mais tarde o juiz assumiu ser vascaíno e que o gol anulado do Cruzeiro era legítimo *-*, olha que amorzinho ele.
    Vai ter título roubado assim lá na...

    ResponderExcluir