quinta-feira, 24 de junho de 2010

Vergonha

É realmente inevitável não ficar espantado com o que a França fez neste Mundial. Ou melhor, com o que ela deixou de fazer. E só de pensar que a saída na primeira fase do campeonato mais importante do mundo não foi a pior coisa que aconteceu a essa equipe, é de lamentar e muito.
Não estava torcendo desesperadamente pela França. Não me entendam mal. Só acredito que o atual momento que o futebol francês está passando não condiz em nada com a história da Seleção. E se alguém ainda duvida que se não tiver um time bom e equilibrado, só o peso da camisa não resolve nada, a França que foi à África em 2010 é a prova mais recente que não é só de história que vive uma Seleção.
A impressão que fica, é que Domenech não queria estar ali. Seja lá qual for o motivo, a França tinha um time bom. Não achava que iria ganhar o Mundial, mas também não acreditava que fosse eliminado logo na primeira fase. Foram um empate e duas derrotas. Última colocada no Grupo A, que se classificaram Uruguai e México. A partida contra a África do Sul só não foi uma tragédia porque a Seleção africana demonstrou muito nervosismo e pecava demais nas finalizações. Mas a verdade é que, se tudo tivesse ocorrido bem para o time de Carlos Alberto Parreira, a França poderia ter sido até goleada.
Maldição da Irlanda? Se for mesmo, é de dar medo. Mas brincadeiras à parte, a França não estava com aquela bola toda a muito tempo. A própria classificação francesa foi contestadíssima. Ou já esqueceram da dita "mão salvadora" de Henry? Acho que não dá para esquecer. Tenho para mim que, a não classificação da Seleção de
Domenech teria sido melhor para todo mundo. Isso tudo porque, privariam a todos de assistir a um futebol não condizente com a tradição do país e ainda teriam mais tempo para a reformulação de um elenco divido. Está mais do que na hora já.
O que está acontecendo fora das quatro linhas também é de se preocupar e muito. O respeito foi a muito tempo perdido ali dentro e precisa ser reencontrado. Não adianta mais só a saída de
Domenech, que foi sim o principal responsável por isso tudo. O grupo está nitidamente divido e o futebol não enche os olhos de ninguém e não é objetivo. Ribery, apesar de mais velho ainda rende muito, mais é uma das poucas excessões ali dentro. Henry foi claramente poupado por Domenech, talvez por medo do atacante tomar mais vaias depois do ocorrido na repescagem.
O certo é que alguma coisa tem que ser feita lá. A França do Mundial de 2010 saiu humilhada e não apresentou nada. Cadê a vice-campeã de 2006? Dizem que o time é praticamente o mesmo. E é. Só que se esquecem de um "pequeno" detalhe. Em 2006 tinha Zidane, que podia não estar jogando demais, mas era o Zidane. Sempre achei que era ele que tinha o grupo nas mãos e que equilibrava a "briga dos egos" da equipe. Esse ano tive a confirmação.
A bola pune. E me faz voltar à pergunta que muito me intriga. Não teria sido melhor ver a arrumada Seleção da Irlanda em campo?

Saudações alvinegras a todoos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário