terça-feira, 5 de outubro de 2010

Um ano pra se esquecer

Não há como não comentar o que anda acontecendo na Gávea nos últimos meses. Além da pífia campanha até agora no Brasileirão ( ocupa apenas a 15ª colocação ), os problemas fora das quatro linhas tem atrapalhado bastante.
Um ano para se esquecer. Após a conquista do penta o ano passado, o ano começou conturbado com Andrade querendo um aumento significativo de salário. Depois, escândalos com Adriano e Vagner Love. A perda do Carioca para o Botafogo, sem conseguir fazer com que houvesse uma final. O escândalo com o goleiro Bruno. Isso tudo no primeiro semestre do ano.
Para acalmar um pouco o clima, a presidente Patrícia Amorim, chamou Zico para poder ajudá-la. Deu a ele o cargo de diretor executivo do clube. A torcida se acalmou, principalmente após a da demissão de Andrade e a efetivação de Rogério Lourenço. Porém, contratações como Val Baiano e Borja começaram a não render o que era esperado. Deivid e Diogo foram contratados para tentar suprir essa carência de atacante. Até agora, nenhum deles apresentou o resultado esperado. Rogério caiu. Com o aval de Zico, Silas, recém demitido do Grêmio, foi contratado.
Pouco tempo depois, o ídolo e diretor executivo do clube, publicou por meio de seu site oficial o desligamento do clube. Um choque para todo mundo e uma dor para a torcida que leu no artigo de seu maior ídolo as seguintes frases: “Aos poucos, o Zico e o Flamengo, o amor… está acabando.” e “Acho que o Flamengo pode acabar me perdendo para sempre”. A realidade novamente batendo na porta da Gávea. Alguma coisa está errada lá dentro. Se nem o Zico, com o status que tem, conseguiu acalmar a disputa política dentro do Flamengo, a torcida pode se preocupar. A situação é bem mais grave do que se apresenta.
Com Zico fora da Gávea, era questão de tempo para que Silas caísse. Era o ídolo que ainda insistia pela continuação do trabalho do técnico. Logo após o empate com o Botafogo no Engenhão, mesmo o time apresentando mais vontade em campo, o Flamengo decidiu demiti-lo. De fato, seu retrospecto é muito ruim. Foram 10 jogos, 1 vitória, 6 empates e 3 derrotas. Campanha que fez o torcedor rubro-negro perceber que o Flamengo deixado por Rogério Lourenço não era tão ruim assim.
Hoje, na hora do almoço, foi anunciado que Vanderlei Luxemburgo é o novo técnico do rubro-negro. A identificação dele com o clube pode ser um fator positivo, porém a aposta é de muito risco. Luxemburgo deixou o Atlético-MG na 18ª posição a algumas rodadas atrás e seria muito melhor pra ele descansar e repensar em seu trabalho. Palmeiras, Santos e no Atlético-MG foram campanhas muito abaixo do nível de um grande treinador. Agora resta saber se o Flamengo será incluído nesta lista ou será o início de sua recuperação!
Para o Flamengo, Vanderlei tem muito mais jogo de cintura do que os últimos treinadores e também tem o respeito da torcida. Se der certo, tudo bem. Mas se ele não conseguir, veremos mais gente cair este ano.
O certo é que, o Flamengo precisa muito mais do que um time. Precisa de uma presidente que consiga se impor, uma diretoria que decida por si só e muito mais que isso, precisa de profissionalismo ( como a maioria dos outros clubes ). A impressão que fica é que, quanto mais mecher, mais situações vão ser encontradas aumentando mais a crise. Recomeçar? Agora? Não acho que seja a melhor solução. O planejamente mal feito de 2010 e o deslumbramento com a conquista do Brasileirão e Carioca do ano passado foram peças-chave para tudo o que está acontecendo.
Zico fez bem em largar o cargo neste momento. Não havia como continuar assim. Aos poucos tudo vai voltando ao normal e o tal "deslumbramento" vai acabando. As consequencias dele, geraram essa crise, que parece ainda longe de ser resolvida...

Saudações alvinegras a todoos ;*

Um comentário:

  1. Tem flamenguista q tá falando q agora com o Luxa eles estão com tudo.

    He, he... Só falta falar tb q vão ganhar o título.

    ResponderExcluir