terça-feira, 8 de junho de 2010

Impressões sobre as 7 rodadas do Brasileirão 2010

O Brasileirão agora para por conta da Copa do Mundo, porém em 7 rodadas os times já começaram a se preocupar com o Campeonato nacional, mais pela paralização da Libertadores e Copa do Brasil do que propriamente pela disputa. Aqui vão minhas impressões sobre o início dos times.
1º-Corinthians: um início muito animador depois da derrota para o Flamengo na Libertadores. São 5 vitórias, 2 empates e 0 derrota; 17 pontos. Time está mais maduro e a entrada de Bruno César no meio parece ter conseguido ajeitar o time neste setor. Mas alguns jogadores ainda estão deixando a desejar!
2º-Ceará: mesma campanha do líder Corinthians. 5 vitórias, 2 empates e 0 derrota; 17 pontos. Início avassalador e inesperado deste time. Uma das belas surpresas vindas da Série B. Depois de anos não conseguindo subir, o "Vozão" conseguiu em 7 rodadas um retrospecto de tirar o chapéu. Principalmente de sua defesa. Que continue assim!
3º-Fluminense: e não é que o Muricy conseguiu? Não é atoa que ele tem os títulos que tem. São 5 vitórias, 0 empate, 2 derrotas; 15 pontos. Um início bem animador para um time que no Carioca não tinha chegado em nenhuma das finais. Enfim paz nas Laranjeiras!
4º-Santos: depois de um início de ano encatador, o Santos passou, no ínicio do Brasileirão por um período menos badalador. Muito bom para o time e para os garotos. Estão de olho na Copa do Brasil, mas o último confronto ( 4 x 0 no Vasco ), mostrou que o time está ligado. É uma questão de tempo de readaptação. São 3 vitórias, 3 empates e 1 derrota; 12 pontos. Não está mal, por isso, não duvidemos da capacidade deste time!
5º-Guarani: o Bugre é outra boa surpresa. Está fazendo um início de campeonato regular e mostrando que não precisa de jogadores tão badalados para conseguir se dar bem neste Campeonato. São 3 vitórias, 3 empates e 1 derrota; 12 pontos. Nada mal para quem fez uma péssima campanha no Paulistão da Série B!
6º-São Paulo: o tricolor vem chegando. Depois de perder pontos bobos não dá nunca para descartar o São Paulo da lista dos favoritos ao título. São 3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas; 11 pontos. Está focadíssimo na Libertadores e por isso deverá cair um pouco de rendimento quando o campeonato voltar. Nada que atrapalhe tanto o tricolor, que já conseguiu arrancadas maiores!
7º- Goiás: péssimo início. Um clássico ganho e panorama mudou no time de Goiânia. Nada como a volta da confiança para que um time siga em frente. Leão não faz milagres. O time não é perfeito e não creio em mais nada do que brigar para não cair, porém as duas últimas partidas mostraram que nada é impossível. 3 vitórias, 1 empate e 3 derrotas; 10 pontos. É só parar de perder pontos bobos em casa!
8º-Botafogo: início embalado pelo título estadual. Uma brusca queda de rendimento com a saída de Loco Abreu para a disputa do Mundial. Precisa de reforços em setores específicos, mas parece que esse ano o time está mais junto e coeso do que o ano passado. São 2 vitórias, 3 empates e 2 derrotas; 9 pontos. Com este time briga pela Sul-Americana. Se vierem reforços pode sonhar com algo maior!
9º-Flamengo: não convenceu ninguém com o time remanecente do título de 2009. Está muito mal tecnicamente falando. Conseguiu pontos importantes para um início, porém tem que contratar, não tem mais jeito. Pet voltando a jogar bem é ainda uma ótima opção no meio. A saída de Adriano, para mim, tem que ser comemorada. Fez muito sim pelo Flamengo o ano passado, mas esse ano não conseguiu sequer treinar direito. Segurar Vagner Love tem que ser prioridade. Jogando demais. São 2 vitórias, 3 empates e 2 derrotas; 9 pontos. Será que depois da Copa vai?
10º-Palmeiras: era apontado como o time grande que iria decepcionar no Campeonato. Porém até agora não foi bem assim. Não está jogando tão bem, mas está conseguindo pontos importantes. Como a maioria dos times que estão no meio da tabela, precisa de reforços em setores específicos. São 2 vitórias, 3 empates e 2 derrotas; 9 pontos. Felipão é a esperança. Mas também não faz milagres certo?
11º-Cruzeiro: depois da eliminação da Libertadores parece que tudo desandou na Toca da Raposa. Um time bom se tornou ruim de uma hora para outra. Adílson Batista saiu. Kléber resolveu sua eterna novela e foi para o Palmeiras. Agora o Cruzeiro precisa de reforços. A zaga ainda é muito fraca. E o ataque vai ficar desfalcado. São 2 vitórias, 3 empates e 2 derrotas; 9 pontos. Cuca não é um exímio técnico, mas já conseguiu bons resultados por onde passou. Se vier, será uma aposta e tanto da diretoria!
12º-Grêmio: início bem irregular. 2 vitórias, 2 empates e 3 derrotas; 8 pontos. Silas, muito contestado lá, já volta a ficar pressionado. Mas culpa nenhuma ele tem de seus três melhores jogadores não estarem jogando. Precisa de reforços, principalmente para o ataque. Ainda é um time muito imprevisível!
13º-Avaí: alterna boas partidas e ruins. Parece não ter aquele poder de fogo que vimos no final do ano passado. São 2 vitórias, 2 empates e 3 derrotas; 8 pontos e muitos questionamentos. Nada de tão grave assim, mas é sempre bom se preocupar. Reforços sempre são bem-vindos!
14º-Vitória: a cabeça totalmente voltada para a final da Copa do Brasil, isso é inegável. Vai demorar a engatar neste Brasileirão. Só veremos mesmo o poder de fogo deste time em agosto. São 2 vitórias, 2 empates e 3 derrotas; 8 pontos. Schwenk sem dúvida é o destaque positivo desse time no início. Se não fosse ele em algumas partidas, sei não!
15º-Prudente: um time ainda muito em formação. Parece não ter muita base, ainda. São 2 vitórias, 2 empates e 3 derrotas; 8 pontos. Mas tem dado muito trabalho para quem quiser vence-lo. Jogo contra eles se torna mais um jogo de paciência do que futebol. Quem conseguir "agredi-los" com inteligência acaba se dando bem. Mas nem sempre isso acontece. Não vai muito longe, mas conseguirá tirar muitos pontos dos times lá em cima!
16º-Internacional: início conturbado. Time instável. Fossati demitido. E quando parece que o Inter reencontrou seu bom futebol, vem uma partida e derruba as expectativas dos torcedores. São 2 vitórias, 1 empate e 4 derrotas; 7 pontos. Está realmente complicado para o time Gaúcho este ano. A Libertadores ainda é a esperança Colorada, mas terão que passar pelo arrumado São Paulo. Será?
17º-Atlético-PR: imprevisível. O Furacão abre a zona de rebaixamento, mas é um time muito instável. Não consegue ter uma boa sequencia de jogos e nem em casa está convencendo tanto assim. São 2 vitórias, 1 empate e 4 derrotas; 7 pontos. Precisa de reforços mesmo. A torcida e a diretoria sabem disso e essa paralização é um ótimo tempo para repensar!
18º-Atlético-MG: depois de um bom início o Galo parece ter parado no tempo. Luxemburgo não tem mesmo o time na mão. A zaga é fraquíssima. Não adianta mais a diretoria enrrolar, o Galo precisa de reforços e respostas em campo. São 2 vitórias, 0 empate e 5 derrotas; 6 pontos. Campanha muito ruim. Nem em casa nestas últimas rodadas o Atlético está conseguindo ganhar. É hora da diretoria trabalhar também em Minas!
19º-Vasco: os próprios torcedores estão desconfiados. O time da Colina não faz uma partida convincente desde que perdeu na Copa do Brasil a classificação para o Vitória. Vi todos os jogos do Vasco e o time está claramente abatido. São 1 vitória, 2 empates e 4 derrotas; 5 pontos. Celso Roth precisa de tempo e espaço para realizar seu trabalho calmamente, é um bom técnico. A velha história dos reforços também tem que ser cogitada com força em São Januário. Phillippe Coutinho não pode sair. É a base do time. E jogadores como o Carlos Alberto precisam voltar a jogar. Abre o olho Vasco!
20º-Atlético-GO: deu para perceber que os três "Atléticos" estão no Z-4 não é? Pois então, o de Goiás é o mais fraco deles. Este último jogo ( vitória sobre o Cruzeiro por 2 x 1 ) pode animar o time, que desde a desclassificação da Copa do Brasil anda sem fazer boas partidas. São 1 vitória, 1 empate e 5 derrotas; 4 pontos. Para quem poderia ser a surpresa do início do campeonato, o Atlético-GO decepcionou e muito!
É esperar pela volta do Campeonato Brasileiro depois da Copa do Mundo. A 8ª rodada terão os seguintes jogos: Grêmio x Vitória; Atlético-PR x Cruzeiro; São Paulo x Avaí; Flamengo x Botafogo; Guarani x Internacional; Goiás x Vasco; Ceará x Corinthians; Palmeiras x Santos; Atlético-MG x Atlético-GO e Fluminense x Barueri!

Saudações alvinegras a todoos ;*

Um comentário:

  1. Gostei muito da análise dos times nessas primeiras rodadas!!
    muito boa Julinha!
    saudações alvinegras pra vc tb!!!
    beijos
    Igor
    meu blog: http://igoresportes.blogspot.com/

    ResponderExcluir