quarta-feira, 7 de julho de 2010

Alemanha impecável; Uruguai inapelável

Sim. A Alemanha conquistou o terceiro lugar. Com méritos de seu futebol envolvente, que só não conseguiu passar pela Espanha nas semifinais. Tirando isso, foi implacável. Venceu o Uruguai por 3 x 2 e ficou com a medalha de bronze da Copa do Mundo de 2010.
Mas não só de futebol bonito e envolvente se marca uma Copa. A superação de um time que "surpresa" também trás lembranças muito boas ao futebol.
Na Copa do Mundo da África em 2010, isso foi muito retratado ( vide Gana, Estados Unidos, Paraguai, entre outros ), mas o Uruguai, trouxe para a disputa do terceiro lugar uma emoção a mais. E um jogador a mais, que fez toda a diferença para a Celeste Olímpica: Forlan.
No domingo, ele foi considerado o melhor jogador do Mundial. Mais do que merecido. Vem encantando com objetividade, se é que alguém acredita que isso existe. O Atlético de Madrid terá que abrir o bolso para segura-lo por mais alguma temporada. E se a escrita das últimas Copas se mantiver, ele será o melhor do mundo. Depederá contudo do que acontecerá com ele nos próximos meses. Mas já é mágico, para ele e para o futebol do Uruguai ter um jogador que desbancou nada mais nada menos que Messi não é?
Do outro lado tinhamos Müller. Considerado revelação da Copa do Mundo e nos critérios de desempate, também o artilheiro da mesma. Um jogador completo. Uma aposta e tanto de Low. Não conseguiu levar a Alemanha mais longe, porque pelo caminho esbarraram na inapelável Espanha.
A partida foi emocionante. Mais até do que a final que acontecera domingo. O destaque foi para o golaço de Forlan ( o segundo do Uruguai ). O jogo ficou aberto quando estava 2 x 2. Prevaleceu quem tinha mais talentos individuais. Suarez parece ter sentido um jogo decisivo. Não jogou mal, mas foi bem abaixo do que se esperava dele. No final o saldo para os dois foi positivo.
A Alemanha é superior ao Uruguai. Mas a Celeste conseguiu mostrar para o mundo que seu futebol ainda está vivo, e não vive só da história construida em 1930 e 1950. Já a Alemanha mostrou um futebol de contra-ataque. Muito mais forte que em seus anos anteriores. Pessimistas dirão que que a mesma bateu na trave mais uma vez. Mas não consigo ver dessa maneira. O cruzamento das chaves dela foi muito mais forte do que a Holanda, por exemplo. E vamos ser sinceros, a Alemanha tem muito mais time que a "Laranja Mecânica".
Parabéns Uruguai. Parabéns Alemanha. De uma coisa podem estar certos, as duas Seleções vã dar trabalho em 2014. Principalmente o jovem time alemão...

Saudações alvinegras a todoos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário