segunda-feira, 5 de julho de 2010

Uruguai 4 x 2 Gana ( pênaltis )

A Seleção do Uruguai continua na Copa do Mundo, depois de um jogo emocionante contra Gana.
Mereceu sim. As duas Seleções jogaram para ganhar o tempo todo. O 1 x 1 no final do jogo retratou bem o equilíbrio das duas equipes. Não haveria outro jeito. Foi para a prorrogação.
Como já era de se esperar, o ritmo diminuiu. O Uruguai até mais que Gana, mas quando chegava levava muito perigo. Porém, no último lance do jogo, Suarez "salvou" o que poderia ser o gol que classificaria a Seleção africana, só que com a mão. Pênalti claro. Não tem do que reclamar. Expulsão mais do que justa.
Neste momento, Gyan, artilheiro e estrela do time de Gana pegou a bola para cobrar. O estádio inteirinho a favor do atacante. Porém, a bola caprichosamente bateu no travessão. Suarez, que estava ainda saindo de campo, chorando, comemorou sua "mão santa". Não haveria outra alternativa. Pênaltis. Mais uma decisão sendo decidida na sorte das penalidades.
Até a terceira cobrança estava tudo bem. Até Gyan, que havia errado o pênalti na prorrogação tinha acertado. Até que, John Mensah erra sua cobrança. Tensão nas arquibancadas. O Uruguai poderia passar a frente. Poderia. Mas Maximiliano Pereira isola sua cobrança. Na quarta cobrança da Seleção de Gana, Dominic Adiyiah também bate fraquinho, e Muslera defendeu. O Uruguai poderia de novo passar a frente, ou melhor, se classificar. Se fizesse a classificação ficaria com o time de Forlan.
Quando a cena de Loco Abreu pegando a bola para cobrar a penalidade apareceu, pelo menos uma parte do Brasil ficou observando anciosa. Ele teria a coragem de fazer a cavadinha, como fez contra o Flamengo na final do carioca? Nem os próprios jogadores acreditaram quando ele fez. A classificação uruguaia saiu dos pés do botafoguense Loco Abreu, que usava a camisa 13, que diz ser a da sorte. Festa do Uruguai. Tristeza africana.
É complicado ser eliminado nos pênaltis, mas Gana tem que estar de cabeça erguida. O time é jovem e tem muito futuro. Não deve ficar remoendo esta derrota. Em 2014 a única certeza é que Gana dará mais trabalho. Mais até que deu este ano.
O Uruguai vai pegar a arrumada Holanda. Loco Abreu deverá ser titular depois da expulsão de Suarez, ou seja, o time Celeste vai ficar mais forte em suas jogadas aéreas. E pelo menos para a torcida botafoguense, a sexta-feira não foi tão ruim assim. Loco Abreu tratou de relembrar a todos que um pouco de loucura, misturado com a competência, faz bem a qualquer jogador, além de fazer ficar vivo na memória dos botafoguenses o épico pênalti batido por ele.
O Brasil saiu da Copa sim, mas o Botafogo continua muito bem representado por lá. O Uruguai é o melhor dentre os sul-americanos e pode refazer sua história. Difícil é. Mas nada é impossível quando o assunto é futebol.
Para a torcida do Botafogo, Loco Abreu ficará na memória sempre. Se a cavadinha já foi uma boa lembrança da final do Carioca de 2010, a sua entrevista após o jogo também ficará na memória. "
Não sei se todos os brasileiros estão conosco, mas tenho certeza de que a torcida do Botafogo está. Aproveito para mandar um abraço a todos e a dedicatória do gol de pênalti". Sorte aos nossos vizinhos e únicos representantes do futebol sul-americano na Copa!

Saudações alvinegras a todoos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário