quarta-feira, 28 de julho de 2010

A Era Mano Menezes

Depois do que aconteceu na África este ano, o caminho natural da CBF era demitir Dunga. E foi o que aconteceu logo depois que o tecnico chegou ao Brasil. As especulações para o cargo começaram a todo vapor. Muricy? Mano? Leonardo? Felipão?
Depois de algumas semanas com essa dúvida, Ricardo Teixeira anunciou Muricy para ocupar tal vaga. Por questões que não valem a pena ser discutidas, Muricy recusou o cargo, o que fatalmente gerou um certo desconforto.
A aproximação com Andreas Sanches, presidente do Corinthians, facilitou a escolha do outro técnico. O Timão não segurou e liberou Mano para liderar a "renovação" da Seleção.
Em dois dias, Mano teve muito trabalho. Além de pensar em seu último jogo comandando o Corinthians, tinha que montar a tal renovação tão clamada. Aconteceu tudo bem, e esperamos que seja assim durante a estadia do simpático e sério técnico da Seleção.
Nesta segunda ele divulgou a lista dos convocados para o amistoso contra os EUA, dia 10 de agosto. Foram muitas surpresas e ele conseguiu mistura-las com a unanimidade de alguns jogadores.
Goleiros: Vitor ( Grêmio ); Jefferson ( Botafogo ) e Renan ( Avaí )
Laterais: André Santos ( Fenerbahçe ); Rafael ( Manchester United ); Daniel Alves ( Barcelona ) e Marcelo ( Real Madrid )
Zagueiros: Rever ( Atlético-MG ); David Luiz ( Benfica ); Henrique ( Racing ) e Thiago Silva ( Milan )
Meias: Ederson ( Lyon ); Paulo Henrique Ganso ( Santos ); Jucilei ( Corinthians ); Carlos Eduardo ( Hoffenheim ); Lucas ( Liverpool ); Hernanes ( São Paulo ); Ramires ( Benfica ) e Sandro ( Internacional )
Atacantes: Alexandre Pato ( Milan ); Robinho ( Santos ); André ( Santos ); Neymar ( Santos ) e Diego Tardelli ( Atlético-MG )
Dos jogadores que estiveram na África do Sul, somente Ramires, Daniel Alves e Thiago Silva continuaram no elenco. Mano Menezes deixou bem claro que não há qualquer tipo de restrição a quem esteve este ano na Copa do Mundo, somente está dando uma base à sua Seleção. Nada mal para um início de trabalho.
A foto acima, foi para homenagiar uma das grandes surpresas dessa convocação. Jefferson voltou ao Botafogo o ano passado, com o Campeonato Brasileiro ainda em andamento. Suas atuações fizeram os torcedores o chamarem de "paredão". Esse ano, fez um belo Campeonato Carioca, conquistado pelo próprio Botafogo, em que ele foi um dos personagens principais do épico jogo contra o Flamengo, agarrando um pênalti de Adriano. A sua convocação foi merecida, apesar de muitos contestarem que a vaga seria de Fábio ( Cruzeiro ). Para o Botafogo foi ótimo. Após 12 anos o tradicional time carioca coloca mais alguém na Seleção, os últimos tinham sido Bebeto e Gonçalves em 1998.
Boa sorte não só ao Jefferson, mas a toda Seleção e ao técnico Mano Menezes no comando dela. Pelo menos o clima na sala de imprensa já é outro ( desde quando alguém poderia fazer brincadeiras com o Dunga? ). Basta agora mudar a cara do futebol que foi apresentado na Copa. Ai que mora o perigo!

Bom trabalho, Mano!

Saudações alvinegras a todoos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário