segunda-feira, 5 de julho de 2010

Holanda 2 x 1 Brasil

Mais uma vez nas quartas de final. Mais uma vez por um gol de diferença. Mas sabe qual é a princiapal diferença desta derrota para a de 2006? Somente a diferença da qualidade técnica dos jogadores que ali estavam.
É notório que muitos não acreditavam nesta Seleção. O erro desde a convocação, fez com que muitos torcedores, em suas apostas, não colocassem o Brasil nem na final ( eu fui uma dessas ). Simples. A qualidade dos jogadores foi substituída pela "vontade de jogar pela Seleção", lembram? O resultado não poderia ter sido outro. Holanda 2 x 1 Brasil, de virada.
A busca de culpados pela derrota é intensa, como foi em nos marcantes 1950, 1982, 1998 e 2006. A maioria aponta Dunga como principal culpado. E é. A maioria dos jogadores por ele levados falharam muito e os nomes principais desta Seleção não renderam nem a metade do que teriam para render.
O que fica é uma lição para o Brasil. Em um espaço de quatro anos tentou-se viver os dois extremos. Primeiramente a liberdade exagerada da Seleção de Parreira mostrou que não há futebol bonito sem disciplina. Na tentativa de mudar, Dunga adotou um método rígido de trabalho. Quase uma ditadura contra os indiciplinados. Porém, privou-se assim, de apostar na qualidade individuais dos jogadores.
Não adianta essa "ditadura por bons modos". Apostar em Kléberson e não levar Paulo Henrique Ganso foi covardia. Levar Felipe Mello e deixar o Sandro no Brasil também foi. Julio Baptista ao invés de Ronaldinho Gaúcho. E outros exemplos são válidos. O Brasil não tinha meio de campo. Tinha um amontoado de volantes que raramente davam passes certos e sobrecarregavam demais Kaká, que também não está 100%.
Dunga usou do que tinha em sua memória. A Seleção de 1994 também não tinha muitos craques. Existia mais volantes do que meias de armação. Mas a diferença é que as bolas que sobravam para Romário e Bebeto eram facilmente dominada por ambos. Luís Fabiano e Robinho não tiveram a mesma "estrela" que a dupla do tetra.
Ou seja, o tão desejado hexa não veio. E perdemos para uma boa Seleção. Não é a tão badalada "Laranja mecânica", mas é até mais competente que ela. Robben, Sneijder, Van Bommel e Van Persie nem precisaram ser brilhantes, somente decisivos. A Holanda vem forte para a semi-final e que ninguém duvide disso.
Já o Brasil vai se renovar. Começou com a demissão da atual comissão técnica. Não haveria como Ricardo Teixeira mantê-lo depois de tanta reprovação. Felipão, Mano Menezes, Leonardo e Ricardo Gomes são os mais cotados para assumir o cargo. Mano Menezes é um bom técnico, mas não acredito que saia do Corinthians. Parece muito envolvido com o que acontece no Parque São Jorge. A mesma coisa digo de Ricardo Gomes, que parece estar bem no São Paulo e que acho não ser a melhor solução para o cargo. Se contratarem o Leonardo, será muito criticado. É inevitável a comparação dele com Dunga e a sua passagem pelo comando do Milan não foi das melhores ( não entrarei em detalhes, mas também acredito ser por culpa da qualidade dos jogadores do Milan ).
Acredito porém que, a volta de Felipão fará bem à Seleção. É o que a maioria quer. Só que ele acabou de assinar com o Palmeiras. E agora CBF?

Saudações alvinegras a todoos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário