terça-feira, 24 de agosto de 2010

O Furacão da Copa, imortalizado

Um dos espetáculos de sábado no Engenhão foi a inauguração da estátua de mais um de nossos intermináveis e inesquecíveis ídolos. Jair Ventura Filho, mais conhecido por Jairzinho, foi o terceiro jogador a ter uma estátua em sua homenagem ( Nilton Santos e Garrincha foram os primeiros ).
O chamado "Furacão da Copa" se destacou principalmente na Copa de 70, mas sua história no Botafogo começou ainda cedo. Foram 413 jogos e 191 gols marcados com a camisa alvinegra. Na Seleção, foram 107 jogos e 44 gols.
Seus principais títulos foram conquistados no Botafogo, Cruzeiro e Seleção Brasileira. No alvinegro carioca, onde ficou de 1958 a 1974, ganhou: Taça Brasil ( 1968 ), Torneio Rio-São Paulo ( 1964 e 1966 ), Taça Guanabara ( 1967 e 1968 ), Campeonato Carioca ( 1967 e 1968 ), Campeão Carioca de Juvenis ( 1961, 1962 e 1963 ), Torneio Governador Magalhães Pinto ( 1964 ), Torneio Jubileu de Ouro da Associação de Futebol de La Paz ( 1964 ), Quadrangular Interclubes de Buenos Aires ( 1964 ), Torneio Quadrangular do Suriname ( 1964 ), Taça Círculo de Periódicos Esportivos ( 1966 ), Taça Carranza de Buenos Aires ( 1966 ) e Hexagonal do México ( 1968 ). Em 74, foi vendido para o Olympique de Marselha, mas dois anos depois retornou ao futebol brasileiro. Mas desta vez para o Cruzeiro, onde conquistou a Taça Libertadores da América, em 1976.
Pela Seleção Brasileira conquistou a Copa do Mundo de 1970 ( onde foi um dos principais jogadores da conquista ) e a Minicopa em 1972.
Em 1981, voltou ao Glorioso para encerrar a sua carreira de jogador. Hoje, ele trabalha como empresário de jogadores, mas tentou também a carreira de treinador, sem muito sucesso.
Jairzinho é um dos muitos jogadores que foram criados em General Severiano e que conseguiram sucesso em sua carreira. Por isso, nesta homenagem, não haveria como conter a emoção, tanto dele, como dos torcedores ali presentes.
Nitidamente emocionado, o ídolo alvinegro assim descreveu o momento: "É difícil encontrar palavras para uma homenagem assim. Eu sinto o reconhecimento da torcida pelo o que eu fiz pelo clube. Fui criado aqui no Botafogo e fico feliz por receber esta homenagem ainda em vida. Só tenho a agradecer."
A iniciativa do clube, juntamente com um grupo de torcedores da Estrela Solitária, é reconhecidamente Gloriosa e ajuda aos torcedores mais novos a conhecer mais um pouco dos craques que o Botafogo ostentou. Colocadas na entrada principal do Engenhão, encatarão até os torcedores rivais. O próximo a ser homenagiado será Heleno de Freitas, mas muitos outros vem por ai. E se a cada inauguração, o Engenhão ficar pequeno para a torcida alvinegra, o que tende a crescer é a paixão do torcedor, que já não é pouca, principalmente dos botafoguenses.
Que venha o próximo ídolo!

Saudações alvinegras a todoos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário