sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A Arbitragem Brasileira


Como deu para perceber é grande a polêmica sobre essa questão de arbitragem no Brasil. O jogo de quarta-feira válido pela 35ª rodada do Brasileirão 2009 foi um exemplo vivo de que temos que crescer muito neste quesito.
Palmeiras e Sport tinha tudo para ser um jogo tranquilo para o Verdão, já que ele jogava em casa e o rubro-negro tinha chances remotas que fugir do rebaixamento. Porém, o jogo ganhou contornos dramáticos graças a afobação do time do Palmeiras em fazer um resultado positivo, já que em rodadas anteriores o time tinha tropeçado jogos muito importantes.
O Sport logo fez 1 a 0 com Arce e cinco minutos depois ampliou para 2 x 0 com Wilson. Com esse placar a favor do time rubro-negro, o Palmeiras se afobou muito, e com isso, errou muitos passes e gols. Obina, que foi guerreiro em campo, não estava em uma noite muito inspirada e pouco podia fazer em um time que sem dúvida estava nervoso em campo.
O segundo tempo veio e com ele voltou o time nervoso de sempre. Só que o gol de David Sacconi aos 26 minutos, deu uma esperança a mais ao torcedor que compareceu ao Palestra Itália e um gás ao time pelo menos buscar o empate. Ai aos 40 minutos do segundo tempo veio o lance polêmico da partida. Uma bola alçada na área, sobrou para o zagueiro Danilo do Palmeiras, que estava em condição legal, só que o juiz apitou o lançe na hora e Danilo chutou a gol. A zaga do Sport parou e o juiz validou o gol, para a total irritação dos jogadores do Sport.
O erro do juiz Elmo Alves Resende Cunha foi determinante para a partida. Além do Palmeiras ganhar mais um ponto no campeonato, e de uma forma, continuar brigando pela liderança, o seu erro antecipou a inevitável queda do Sport. E a arbitragem brasileira veio a ser destaque novamente na impresa. Mas, olhando o campeonato todo, quantas partidas não foram determinadas pelo homem do apito? O Botafogo mesmo, que muitos acreditam que vem sendo "ajudado", quantos erros contra ele já não tiveram?
Anular o jogo desta quarta-feira é uma decisão justa e sensata sim, mas junto com este jogo teriam que anular todos em que o juiz foi decisivo e isso concerteza não irão fazer. Basta ao Brasil reformular esse quadro de árbitros que andam errando demasiadamente para que este erro não se repita no ano que vem.
É uma utopia, eu sei, mas um país que daqui a pouco mais de 4 anos vai receber uma Copa do Mundo não pode continuar errando na formação de seu quadro de arbitragem.
A realidade infelismente é esta, e está mais do que na hora de ser modificada, basta as autoridades competentes serem mais rigorosas.
Ao Botafogo fica a dica, o Sport que estava praticamente na Série B, conseguiu mandar no jogo contra o Verdão lá no Palestra, quer dizer que não é impossível ganhar do Palmeiras. Jogaremos em casa contra eles e é só nos impormos em campo, que conseguiremos a vitória.
Rumo a Arena Barueri enfrentar o Barueri, que como já disse é um time bem montado, mas que também não almeja muita coisa mais nesta competição.Eu acredito sempre nesta estrela solitária e vocês?

Saudações alvinegras a todoos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário